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Posicionamento de marca: comece 2020 com seu marketing em alta

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O desejo da grande maioria dos empreendedores hoje em dia é conseguir um bom posicionamento de marca. Possuir um bom posicionamento de marca – Marketing é ser conhecido e muito bem lembrado pelo consumidor. É basicamente estar na mente das pessoas quando elas falam sobre produtos como aqueles os quais você trabalha. Conquanto uma marca bem posicionada tem muito bem definidas e evidenciadas, diante do seu consumidor, as suas características e vantagens oferecidas.

Mas será que as pessoas sabem o que precisam fazer para conseguir um posicionamento de marca que seja realmente eficiente? Um posicionamento eficiente é aquele que traz resultados em vendas e também em marketing voluntário por parte do consumidor. O marketing voluntário acontece quando o consumidor propaga sua marca falando bem do produto para outras pessoas. Ademais um bom posicionamento requer trabalho constante.

Presença da Marca

É preciso fazer com que o consumidor entenda que você está ali em todos os momentos. A marca deve estar presente no dia a dia. E onde é que as pessoas estão todos os dias? Isso mesmo: na internet. Isso porque a web mudou completamente as formas de consumo da população. Desde notícias, passando por entretenimento e também pelas compras, as pessoas consomem um grande volume de informações por meio da rede diariamente.

Uma estratégia para atingir um bom posicionamento de marca é conseguir chegar até o consumidor enquanto ele navega pela internet. Realmente a tarefa pode não ser das mais fáceis inicialmente mas garantimos que, com trabalho a sério e estratégias bem definidas, é possível conseguir um posicionamento de marca verdadeiro e com retorno duradouro.

Como definir um posicionamento de marca

Antes de mais nada é preciso definir qual é o posicionamento de marca desejada para a sua empresa. Você quer que sua marca seja conhecida como a sobremesa mais saborosa do mercado? Como a bebida presente em todos os momentos? Seja qual for o produto a ser oferecido é preciso posicioná-lo diante do público e encontrar formas para reafirmar essa posição a todo momento.

No início você terá de convencer o consumidor que seu produto cumpre o que promete e que ele condiz com o posicionamento da marca. Depois de convencê-lo é importante trabalhar para  que ele não se esqueça. É comum que algumas marcas possuam concorrentes muito fortes e não consigam bater de frente. Em casos assim é importante que este lugar seja reconhecido e usado a favor da empresa.

Algumas Marcas

A Pepsi é um exemplo perfeito para casos assim. A marca assumiu seu posto como a “segunda preferida” pelo consumidor diante da Coca Cola e começou a usar esse posicionamento a seu favor criando promoções e campanhas divertidas. Além disso esse exemplo também mostra a importância da realização de uma análise de mercado e do autoconhecimento antes da definição do posicionamento de marca.

Uma marca pode se posicionar de forma específica: evidenciando apenas uma característica do seu produto (preço, tecnologia avançada, conforto, segurança); pode se posicionar também como sinônimo da categoria: a marca mais lembrada em seu meio; outra forma de posicionamento de marca é em relação à concorrência: quando a marca deseja evidenciar que seu produto é melhor que outros ou quando assume o segundo lugar.

Posicionamento de marca e marketing de conteúdo

O marketing mais visado pelas empresas que desejam conquistar e fidelizar clientes, hoje em dia, é o marketing de conteúdo. Entretanto essa estratégia é realizada por meio dos diferentes formatos de mídias sociais (sites, blogs, e-mails, redes sociais, etc) e foca na criação de conteúdo com valor e qualidade para o cliente. É possível utilizar o marketing de conteúdo a favor do posicionamento de marca de diversas maneiras.

Certamente por meio das redes sociais podem ser desenvolvidas campanhas estratégicas bem eficazes quando direcionadas corretamente. Você pode usar o espaço para criar posts de consumo rápido e que chamem a atenção do consumidor para o seu posicionamento de marca. É importante lembrar que para que a estratégia seja bem direcionada é necessário desenvolver uma persona. A persona é mais específica que o público alvo e por isso funciona de forma mais assertiva.

Sua persona é uma pessoa com todas as características humanas possíveis: nome, idade, endereço, estado civil, classe social, ocupação, hobbies…Contudo você precisa saber se ela tem filhos, animais de estimação, uma rotina definida ou não… Tudo que possa influenciar na forma como ela consumiria seu produto ou não. Só assim você será capaz chegar até ela e convencê-la a te escolher. Enfim isso será feito por meio de uma linguagem adequada e tratando de assuntos que, além de terem a ver com seu produto, são do interesse da persona.

Persona

Todavia você vende a sobremesa mais saborosa do mundo e sua persona tem o costume de almoçar com a família aos domingos. A sua sobremesa é perfeita para fazer parte desse momento. Uma foto bonita do prato e uma frase chamativa passando pela timeline vão lembrá-la disso. Em contrapartida alguns negócios geram demanda para conteúdos mais amplos e aprofundados.

Com toda a certeza os blogs são espaços ideais para textos mais elaborados e capazes de solucionar as dores da sua persona, despertando-a para as soluções que seu posicionamento de marca é capaz de solucionar. Quem trabalha com venda de peças para automóveis pode produzir textos sobre carros dando dicas de cuidados e manutenção. Dessa forma você chama a atenção do cliente e se destaca pela “pró atividade” em ajudá-lo com conteúdo de qualidade.

A sacada do marketing de conteúdo é integrar suas estratégia nas diferentes mídias. Use as redes sociais, um canal de comunicação mais instantâneo, para divulgar os textos do seu blog, por exemplo. O seu site é um grande aliado do posicionamento de marca. Já falamos por aqui que um site pode ser utilizado de várias maneiras: cartão de visitas, vitrine virtual, loja… Portanto no momento da criação do site é importante estar atento a alguns detalhes que farão total diferença.

Visibilidade do site

Em primeiro lugar preocupe-se em tornar visível o seu posicionamento de marca por meio do site. Utilize cores, formas, fontes e fotografias que sejam o reflexo da imagem que você deseja passar ao cliente. O mais recomendado, para que não haja erros, é a utilização de um design mais clean possível. Divida o site em abas. Se você não vende diretamente pela internet, tenha no site pelo menos três abas: institucional, portfólio e contatos.

Ademais a aba institucional, é onde seu cliente vai te conhecer por inteiro. O portfólio é uma forma que o cliente tem de conhecer seus produtos mais a fundo em apenas alguns cliques. Contudo nessa aba você coloca fotos de qualidade e descreve os produtos por completo e de forma atrativa. Na aba dos contatos é onde ficam todas as formas que o cliente tem de te encontrar além do site: email, telefone, redes sociais e endereço físico quando for o caso. Você ainda pode colocar um formulário para mensagens rápidas ou um chat de contato direto.

Por fim a parte institucional do seu site é onde estará descrito o posicionamento de marca da sua empresa da maneira mais realista possível. É ali que seu cliente vai conhecer os valores, a missão e a visão da empresa. Seus objetivos e como tudo começou. Esse é um espaço extremamente valioso para a marca e deve ser desenvolvido com cuidado. Assim sendo, você pode contratar pessoas especialistas em criação de sites e buscar auxílio especializado também para a criação de conteúdo.

Gerar um posicionamento de marca requer cuidado e atenção, mas sem dúvidas traz resultados incomparáveis quando executado de maneira assertiva.

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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