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Invista em Marketing de Conteúdo e aproxime-se do seu cliente

Você quer alavancar seu negócio mas não sabe como? Então calma que vamos te ajudar dando dicas de marketing e apontando alguns caminhos para um bom planejamento de produção de conteúdo. São dicas preciosas que vão fazer o seu negócio voar cada vez mais alto.

A grande maioria das empresas de sucesso certamente já passaram por um momento crítico durante o período de crescimento dos negócios: a estagnação. Então é comum que em algum momento da caminhada as coisas não saiam exatamente como planejamos e que os resultados não venham da maneira como gostaríamos. Pois nesse momento todos os setores da empresa precisam unir forças e buscar alternativas para reverter o cenário.

É preciso que todos os setores estejam sempre bem alinhados e caminhando em prol do mesmo propósito, caso contrário, dificilmente as coisas vão dar certo.

Aliás as equipes de vendas e marketing são um excelente exemplo de setores que devem estar permanentemente em sintonia. Pois o trabalho de um depende e complementa diretamente o do outro. Assim um tipo de marketing que cresce exponencialmente e pode ser a chave do sucesso para diferentes tipos de negócios é o marketing digital, ou de conteúdo.

O marketing digital é também chamado de marketing de conteúdo pois funciona basicamente como uma estratégia baseada na produção de conteúdo.

A empresa que o pratica se preocupa basicamente em criar conteúdos que agreguem valor à experiência do cliente que está em contato com a marca. Enfim, todo esse conteúdo deve levar em consideração algumas características específicas das pessoas que a marca busca atingir.

Falaremos disso mais adiante. Não é preciso muita experiência na área para perceber que a sociedade atual, completamente conectada em redes, alterou muito a forma como as pessoas consomem informação, entretenimento e produtos em geral. É essa realidade que cria um cenário perfeito para a expansão do marketing de conteúdo.

Vamos então às premissas básicas do marketing de conteúdo para que você alavanque seu negócio cada vez mais e não caia na temida fase da estagnação. Você sabe como aproveitar a proximidade proporcionada pelas redes sociais? Como fazer um site completo e atrativo? Outra dúvida geral é: tenho que ter um blog? Como vou mantê-lo atualizado sem ser repetitivo? São muitas as dicas e os assuntos relacionados ao marketing de conteúdo. Vamos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora.

Dois passos básicos para a implementação do marketing de conteúdo

Quer saber como fazer um bom site ou como manter um blog atualizado sem cair na mesmice? Vamos descobrir então duas características básicas do marketing digital e da produção de conteúdo. Portanto, o primeiro passo para um conteúdo de sucesso é saber exatamente quem são as pessoas que a sua marca deseja atingir. Pois você deve estar pensando: “claro que sim, devemos trabalhar pensando sempre no público alvo”.

  • Persona x Público Alvo

E é exatamente aí que está o pulo do gato! No marketing de conteúdo trabalhamos com personas e não com público alvo. Ok! E qual a diferença de persona para público alvo? O público alvo é um conceito mais genérico. Então neste caso você está produzindo conteúdo e tentando atingir um grupo que engloba pessoas diferentes com características e realidades completamente distintas, mas que podem estar interessadas no seu produto.

Ao produzir conteúdo nessa situação você acaba sendo totalmente superficial para tentar “agradar” o máximo de pessoas ao mesmo tempo. A diferença do público alvo para a persona é que a segunda representa uma pessoa em específico. A persona tem nome, características físicas, psicológicas e sociais. Por isso você pode e deve traçar o perfil de diferentes personas e a partir daí produzir um tipo de conteúdo específico para cada uma delas.

No caso das personas, diferentemente do público alvo, seu conteúdo vai ser mais lapidado e voltado especificamente para satisfazer os desejos e as necessidades de alguém em específico.

Assim quando você conversa com seu cliente dando, atenção especial àquilo que ele deseja e atendendo às suas necessidades individuais, as chances de sucesso são muito maiores.

Com essa explicação sobre persona x público alvo nós já demos também uma dica preciosa de como fazer um site ou um blog de sucesso. Trabalhando com personas você distribui seu conteúdo falando sobre diferentes assuntos, atendendo diferentes necessidades e mantendo suas redes sempre atualizadas sem muito esforço. Então trace sua persona conversando com seus potenciais clientes. Crie formulários de pesquisas e não exite em perguntar sobre as vontades, os costumes e a vida em geral das pessoas ao seu redor.

  • Funil de Vendas

Outro ponto importante do marketing de conteúdo é trabalhar sempre pensando nas etapas do funil de vendas. Pois o funil de vendas trabalha a jornada do consumidor e representa a caminhada de uma pessoa rumo à compra. O primeiro passo dessa jornada é a busca pela solução de um problema. Porque geralmente quem quer comprar alguma coisa, independente da categoria do produto, está em busca de uma solução.

Se você precisa de um tênis novo por exemplo, é porque o(s) antigo(s) já não atende(m) mais às suas necessidades atuais seja pelo desgaste, pela falta de identificação com o estilo, ou porque falta nele algum componente específico para o uso que você está desejando. Se você precisa de uma geladeira: você está montando uma casa nova? O modelo atual ficou obsoleto e/ou não satisfaz mais às suas necessidades diárias?

Entendeu do que estamos falando? A primeira etapa do funil de vendas consiste em  compreender os possíveis motivos do potencial cliente estar em busca do seu produto. Pois colocando em pauta essas necessidades você vai trabalhar conteúdos que possam oferecer a ele possíveis soluções, sejam elas diretamente ligadas ao produto que você vende ou não.

No segundo passo da jornada de compras o seu cliente já viu as soluções que você ofereceu para o problema dele.

Agora ele está considerando dar uma chance à sua marca. Aqui você vai mostrar a ele como seu produto é exatamente aquilo que ele procura. É hora de vender seu peixe. Continue se atentando para as necessidades da sua persona mas não exite em oferecer o que você tem de melhor.

Passada a segunda etapa chegamos ao gargalo do funil, onde cliente já está pronto para realizar a compra. Assim continue dando o máximo de atenção às suas necessidades e tenha também uma boa estratégia de pós compra. Uma dica é criar um sistema que dispare mensagens automáticas (geralmente por e-mail). Então a cada ação do seu cliente você envia uma mensagem relacionada à etapa em que ele se encontra no funil.

Assim continue dando o máximo de atenção às suas necessidades e tenha também uma boa estratégia de pós compra. Uma dica é criar um sistema que dispare mensagens automáticas (geralmente por e-mail). Então a cada ação do seu cliente você envia uma mensagem relacionada à etapa em que ele se encontra no funil.

Como fazer um site para desenvolver o marketing digital

É claro que o marketing digital engloba diversas outras características que não foram citadas neste artigo. Apesar disso, seguindo essas duas etapas vitais para o desenvolvimento de uma estratégia de criação de conteúdo, você já será capaz de manter seus canais digitais sempre atualizados sem cair na monotonia.

Aqui no blog já demos o passo a passo de como fazer um site completo e bem estruturado.Assim lembre-se de depositar tempo na criação de abas com a história e com os propósitos da empresa. Esse tipo de conteúdo desperta o interesse do cliente e passa credibilidade. Dessa forma, deixe todos os canais de contato e redes sociais da empresa em um local de fácil visualização/acesso. E crie um canal de atendimento instantâneo.

Permita que através do seu site o cliente consiga entrar em contato com você sem maiores dificuldades. Pois se a criação de um blog se adequar às necessidades, você tem a opção de integrá-lo ao site. Dessa maneira você vai facilitar a navegação do seu cliente e tornar a experiência dele muito mais completa. Então lembre-se de manter o blog atualizado.

Tenha sempre um cronograma que determina uma frequência fixa para os posts e ofereça conteúdo de qualidade. Enfim, esse é o ponto chave do marketing de conteúdo.

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