Elaborar Estratégias de Marketing

Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo para qualquer tipo de negócio

Atualizado em 31/12/2019
Por Pedro Henriques

Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo para qualquer tipo de negócio

Atualizado em 31/12/2019
Por Pedro Henriques

Você já ouviu falar em estratégia de marketing de conteúdo? Essa é uma estratégia de marketing que está posicionada entre as mais utilizadas da atualidade. Porque o marketing de conteúdo faz tanto sucesso? Porque essa é a estratégia ideal para as empresas que desejam ser bem vistas e estarem bem posicionadas no mundo digital. É inegável que a internet veio para transformar vidas e formas de consumo.

Afinal, hoje em dia todo mundo consome diariamente algum tipo de conteúdo online. Pois pouco importa se esse conteúdo voltado para nossa informação, entretenimento, trabalho ou estudo, a verdade é que todos os dias utilizamos a rede em busca de coisas/informações específicas. E é exatamente a partir daí que a estratégia de marketing de conteúdo começa a tomar espaço no mercado. Que atire a primeira pedra quem nunca utilizou a internet como importante instrumento no momento de decidir comprar ou não um produto.

Outrossim, é super comum que pessoas utilizem o google para pesquisar sobre determinados produtos antes de efetivar uma compra. Aliás isso ocorre mesmo quando a compra vai ser realizada em uma loja física. Quer um exemplo prático? Vamos usar o momento da compra de um telefone celular. Hoje em dia existem inúmeras marcas no mercado que fabricam smartphones com características bem próximas umas das outras. Como você faz para decidir qual deles terá um melhor custo benefício?

Como o cliente se torna alvo da estratégia de marketing de conteúdo?

Você pode perguntar para alguns amigos próximos que tenham modelos diferentes a fim de fazer essa comparação, certo? Sim. Suponhamos que você conversou com quatro amigos que possuem celulares diferentes. Fez perguntas básicas aos quatro e ficou em dúvida entre dois modelos. Você vai pra casa e faz uma pesquisa na internet sobre esse dois aparelhos. Ali você encontra uma série de informações técnicas detalhadas sobre os celulares, reviews de especialistas, preços, promoções, lojas mais próximas…

Ademais você encontra também opiniões de dezenas, centenas, até milhares de pessoas que possuem aquele produto. Opiniões positivas e negativas que vão lhe ajudar a bater o martelo sobre a compra. Bacana né? Certamente existe também a possibilidade de encontrar um modelo que antes não havia sido cogitado e que de repente se torna a melhor opção. É aí que a estratégia de marketing de conteúdo faz efeito. E é a partir daí que nós vamos te mostrar como ela pode ser completamente compatível com a sua empresa. Independente do ramo de atuação.

A estratégia de marketing de conteúdo é para todos?

A partir do momento que o consumidor realiza pesquisas sobre determinado produto, ele abre portas para que você o encontre e mostre a ele o que você tem para oferecer. Sobretudo o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que, como o próprio nome já diz, consiste na produção de conteúdo. Porém não é qualquer conteúdo. É preciso que a produção elaborada tenha valor para o cliente.

Além disso é preciso que ele se sinta compreendido no momento em que consome o conteúdo. Dessa maneira essa identificação tem que ser suficiente para despertar o desejo de compra e por fim se transformar na compra propriamente dita. Saindo dos smartphones vamos usar outro segmento como exemplo para que você entenda que o marketing de conteúdo se aplica às mais diversas áreas. Suponhamos que você seja dono de uma academia, a estratégia de marketing de conteúdo se encaixa com a sua realidade?

Marketing de Conteúdo par Academia

Claro que sim! Basta saber qual conteúdo oferecer no momento certo. A produção de conteúdo deve ser bem planejada para conseguir surtir o efeito desejado. Para realizar um bom planejamento da sua estratégia de marketing é necessário que você produza conteúdos baseados em uma ferramenta conhecida como funil de vendas. Vamos explicá-lo de maneira resumida mas se você desejar se aprofundar no assunto “funil de vendas” pode consultar este outro texto aqui. O funil de vendas são as etapas pelas quais o cliente passa antes de efetivar a aquisição de um produto.

Ele começa com um topo largo, na fase onde muitas pessoas estão pesquisando determinado serviço/produto. A partir daí ele afunila um pouco para a parte onde algumas pessoas estão observando de perto seu produto e se interessando por ele. Por fim temos o fundo do funil, a parte mais estreita, onde estão apenas aquelas pessoas que efetivaram a compra do produto ou a utilização do serviço. Agora vamos unir o funil de vendas à estratégia de marketing de conteúdo utilizada pela academia 

Que tipo de conteúdo uma academia deve oferecer aos seus potenciais clientes? Os potenciais clientes são aqueles que estão no topo do funil. Quando pesquisamos alguma coisa específica na internet estamos buscando solucionar algum problema em nossas vidas. Quais problemas uma academia (no geral, não a sua), ou uma rotina saudável (academia está ligada a saúde) é capaz de resolver na vida das pessoas? É por aí que você começa. Ofereça posts (em redes sociais e/ou blogs) capazes de sanar dúvidas e despertar o interesse no seu produto.

Estratégia de Marketing

Nesse ínterim da estratégia de marketing você não deve falar diretamente sobre seu produto. Pelo contrário apenas solucione os problemas das pessoas. Sobre quais assuntos uma academia pode falar? Maneiras de melhorar dores no corpo por meio do exercício; benefícios de uma alimentação balanceada; exercícios para se movimentar em casa; como manter a motivação para treinar… Sem dúvida existe uma série de assuntos que podem ser alvo de pesquisas frequentes.

No meio do funil você já pode começar a falar um pouco sobre seu produto. Só para exemplificar você pode indicar exercícios para fazer em casa mas também contrapor, num mesmo post, as vantagens de malhar em um ambiente de academia. Você pode unir os benefícios da alimentação balanceada à uma rotina de musculação, por exemplo. E no fundo do funil você pode apresentar seu produto de forma específica. Mostre o seu diferencial em relação ao restante mercado. Utilize ferramentas como email marketing e forneça pequenos ebooks.

Decerto aqui sua estratégia de marketing já deu certo e você deve investir em meios variados: blog posts, posts em rede social, podcasts, vídeos, ebooks… Se mantenha presente na rotina do seu cliente a fim de fidelizá-lo de uma vez por todas.

A estratégia de marketing de conteúdo é para todos

Portanto, qualquer empresa, independente do tamanho e do segmento, pode lançar mão da estratégia de marketing de conteúdo. Clínicas de estética, lojas de doces, de roupas, de jóias, redes de supermercados, lojas de calçados, salões de beleza, hamburguerias… Com toda a certeza essa é uma estratégia democrática e que pode ser utilizada pelos mais diversos nichos. A única preocupação deve ser um conteúdo bem produzido e planejado.

O marketing de conteúdo é sua presença online de forma estratégica e efetiva. A internet tem espaço para todo mundo, é verdade, mas é necessário que você saiba utilizá-la a fim de se destacar. Planeje sua estratégia de marketing baseada no funil de vendas e ofereça conteúdos diversos e de qualidade. Inegavelmente essa é a melhor forma de se manter presente e criar autoridade sobre seu negócio.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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