Como Criar Site

Descubra como criar um site e alavancar de vez seu negócio

Atualizado em 26/11/2019
Por Pedro Henriques

Descubra como criar um site e alavancar de vez seu negócio

Atualizado em 26/11/2019
Por Pedro Henriques

Afinal ter um site significa ter presença digital (Como criar site e alavancar a marcar). Decerto podemos dizer com alguma propriedade que, nos dias de hoje, se você deseja alavancar uma marca para o sucesso você precisa estar online. Isso porque a comunicação e o marketing passaram a utilizar uma gama enorme de recursos e estratégias do meio digital. Por isso neste artigo vamos te mostrar como criar um site pode gerar melhores resultados para o seu empreendimento.

O número de brasileiros conectados à internet cresceu de 67% (em 2017) para 70% em 2018. A saber, a internet não é mais utilizada somente para se manter informado e trabalhar, mas também para o bem estar e o entretenimento. Em suma uma grande parcela da população aproveita a rede para utilizar serviços de automóveis por app, assistir filmes e séries em serviços de streaming e fazer compras (incluindo pedidos de comida).

Dessa forma é impossível contestar o quanto o digital se faz presente no nosso dia-a-dia. Isto é, o marketing de conteúdo não é mais o futuro dos negócios, mas sim o presente. Entregar ao cliente exatamente o que ele precisa e procura por meio de um conteúdo de qualidade. Esse tipo de marketing é realizado em maior parte digitalmente.Todavia, são muitas as estratégias de conteúdo (assim como criar um site) a fim de atingir um objetivo final: a venda.

Porém não importa se sua marca oferece um produto palpável ou uma idéia. Sempre existirão questões para serem respondidas e um site pode ser um excelente local para isso. Sem contar que parte da concorrência já está online e consequentemente alguns passos à sua frente. Traga seu cliente para perto e faça com que ele confie em você.

Como criar um site pode passar mais confiança ao meu cliente?

Ao criar um site para sua empresa você colocará ali toda a identidade da marca. Sobretudo preocupe-se em desenvolver um design capaz de transmitir a essência do seu negócio. É importante também que esse design utilizado para criação do site seja responsivo. Um site com design responsivo se adapta a todo tipo de tela: televisão, computador, tablet, celular…

Principalmente essa característica é fundamental para facilitar a navegação do usuário e leva em consideração uma nova forma de navegabilidade: hoje em dia 97% dos brasileiros utilizam o celular para navegar pela internet enquanto apenas 43% utilizam o computador. Se adaptar ao estilo de vida do consumidor é básico para quem deseja sucesso. Depois disso você colocará em seu site informações básicas sobre onde ele pode te encontrar (caso exista um endereço físico) e sobre como entrar em contato: telefone, e-mail, redes sociais, formulários eletrônicos e/ou outros meios para que ele se comunique com você.

Informe sobre seu produto, mas faça isso de uma forma atraente e criativa.Conte uma história que deixe seu cliente envolvido e cativado o bastante a ponto de querer fazer parte daquilo. Essas são as informações básicas que devem estar contidas em seu site: tudo sobre seu produto, como te encontrar e entrar em contato com você. Está pronto o seu site institucional que funciona basicamente como um cartão de visitas online.

Como criar site e alavancar a marcar

Ter um site passa uma imagem mais profissional, o que por consequência deixa o cliente com mais confiança no momento da decisão de compra. Se seus produtos são físicos você ainda consegue usufruir de outros recursos disponíveis em um site: portfólio e vendas. Quem não tem a ideia de realizar vendas de produtos online pode utilizar o site como apenas uma vitrine. Exponha seus produtos e informe sobre eles. Para isso é preciso fazer fotos de qualidade e descrever os produtos nos mínimos detalhes.

Elenque as “dores” dos seus clientes e busque estratégias para curá-las na hora de desenvolver a descrição do seu produto. Preocupe-se em mostrar a eles quais problemas serão resolvidos caso eles optem por adquiri-lo. São as tarefas diárias que serão facilitadas? É o estilo de vida que será influenciado? Algo relacionado à saúde? Bem estar? Beleza? Pense onde seu produto age de forma prática e profunda na vida do cliente e diga a ele.

Essa aba do seu site funcionará como um catálogo. Sua vitrine online vai permitir que o cliente conheça seu produto de forma fácil e rápida. Com essa ferramenta você consegue gerar mais credibilidade e se aproximar do público. É muito comum que as pessoas pesquisem sobre um produto na internet antes de efetuar uma compra. Quanto mais informações elas encontram mais satisfeitas elas ficam.

Utilize seu site para alavancar de vez as vendas (Como criar site e alavancar a marcar)

Se você trabalha com vendas de produtos por meio das redes sociais é hora migrar para um site. As redes sociais parecem ser a opção mais moderna e atual mas a verdade é que o site ainda passa uma imagem muito mais profissional. Deixe as redes sociais para investir no marketing e na interação com o cliente. Um bom marketing de conteúdo realizado através das redes vai direcionar o cliente para o site e para as compras. Quer mais alguns motivos pelos quais as redes sociais não são o lugar ideal para vendas?


Algoritmos. Hoje todo mundo que utiliza as redes de forma comercial é refém dos algoritmos que diminuem alcance e visualizações. As redes possuem diretrizes muito específicas de conteúdo e privacidade e por isso tiram posts do ar com frequência. Outro ponto é a necessidade de uma pessoa física para responder mensagens e interagir por meio de comentários e afins. Você não vai estar disponível 24h por dia, por isso as tarefas podem acumular e sair de controle.

No site seu portfólio praticamente não corre o risco de ser retirado do ar. Apenas em caso de pane no servidor e mesmo assim é um transtorno temporário. O site fica à disposição do usuário 24h por dia durante os sete dias da semana. Dessa forma o cliente realiza sua pesquisa e suas compras na hora em que julgar conveniente. Além disso é possível reservar uma aba no site com perguntas e respostas frequentes a fim de sanar dúvidas em qualquer momento do dia.

CHAT para o cliente

Ao mesmo tempo, outra opção é disponibilizar um chat para que o cliente converse com você em tempo real quando você estiver disponível. Quando não é possível responder em tempo real, o chat utiliza respostas pré programadas e dá ao cliente a opção de deixar um email para que você entre em contato mais tarde. Um site é uma forma mais funcional de venda e comunicação com o cliente.

Entendeu a importância mas ainda não sabe por onde começar a criação do seu site? Estamos aqui pra isso. Entre em contato com a Indicca e obtenha agora mesmo o melhor para a sua empresa.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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