Conheça_o_Active_Directory_e_melhore_sua_gestão_de_acessos

Conheça o Active Directory e melhore sua gestão de acessos

Atualizado em 11/08/2020
Por Pedro Henriques

Conheça o Active Directory e melhore sua gestão de acessos

Atualizado em 11/08/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Active Directory é um diretório para gestão de acessos desenvolvido pela Microsoft. A gestão de acessos é uma prática diretamente ligada à segurança da informação e deve ser implementada em empresas com muitos funcionários acessando uma mesma rede. Para evitar dores de cabeça é importante que o acesso à rede deve ser monitorado para que seja realizado de forma segura.

A gestão de acessos é uma medida de segurança capaz de dividir a rede em salas. A divisão é realizada a partir da criação de logins para os usuários. O login e a senha permitem que o usuário acesse apenas as “salas” às quais ele está autorizado. Essas salas são compostas por arquivos e aplicativos pré-determinados.

Com cada colaborador acessando apenas o que realmente precisa e está autorizado, fica mais fácil realizar um controle sobre a manipulação de documentos restritos, por exemplo. O Active Directory é um serviço de diretório, uma ferramenta de gerenciamento de usuários de rede, que permite a realização completa da gestão de acessos.

Você deve estar se perguntando o que é um “serviço de diretório” não é mesmo?! Afinal o diretório é uma rede composta por um banco de dados com informações dos usuários de uma determinada organização. No caso da sua empresa são os dados dos seus colaboradores: nome, login, senha, cargo, perfil e outros.

Como funciona o Active Directory

O Active Directory será a rede administradora dos logins e responsável pela liberação, ou não, dos acessos às salas. Com um único login e senha os usuários poderão acessar uma única sala ou diversas, tudo depende das necessidades de trabalho de cada um e da configuração central do Active Directory.

Decerto essa solução representa o fim das milhares de senhas e logins diferentes. Com um único nome de usuário e chave de acesso o colaborador pode usufruir de tudo o que precisa e está autorizado a utilizar dentro do sistema.

Tecnicamente falando o Active Directory funciona como um protocolo livre, padrão de mercado. Ele atua no gerenciamento de informações dos diretórios (bancos de dados) distribuídos sobre uma rede de IP e permitindo que os usuários acessem os recursos disponíveis na rede a partir do logon no ambiente local.

O logon é realizado uma única vez, geralmente junto à inicialização do sistema operacional. O Active Directory é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios. Sua administração é baseada nos conceitos de árvore e floresta, auxiliando a organização da estrutura de domínios e dispensando a necessidade de visita individual aos desktops.

A árvore consiste em um ou mais domínios com esquemas comuns e organizados hierarquicamente. Um domínio corresponde a uma unidade administrativa máxima dentro de uma rede. Podemos tratá-lo como o nome dado a um conjunto de recursos. A floresta, por sua vez, será um conjunto de árvores com esquemas diferentes. Não é muito difícil entender o funcionamento do Active DIrectory.

Estruturas Active Directory

O Active Directory possui duas estruturas: uma física e uma lógica. Em primeiro lugar a estrutura lógica se divide com o objetivo de facilitar a gestão de acessos, de objetos e os registros de conta para os recursos de rede dentro da organização. Uma estrutura formada por: objetos, unidades organizacionais, domínios e árvores de domínio.

Entre os objetos estruturados logicamente no Active Directory estão as pastas compartilhadas, os grupos de usuários, as unidades organizacionais, os computadores, as impressoras e os contatos. Então oActive Directory permite que o administrador cadastre os recursos em forma de objetos de diretório.

Na estrutura lógica cada tipo/classe de objeto corresponde a um tipo de recurso administrado. Enquanto isso a estrutura física, dentro da concepção de um serviço de diretório (rede), está constituída pelo grupo de usuários: um conjunto de usuários, contatos e computadores que podem ser gerenciados como uma unidade única.

Esses grupos normalmente são atribuídos a elementos que compartilham propriedades semelhantes como permissões de acesso, por exemplo. Já as unidades organizacionais são um tipo de objeto de diretório contido nos domínios para qual podem ser atribuídas configurações de Política de Grupos de Usuários ou delegar autoridade administrativa.

Implemente o Active Directory e crie uma política de gestão de acessos

Gerenciar as práticas de acesso à informação pode ser algo muito mais simples do que se imagina. Principalmente quando são utilizadas ferramentas completas e inteligentes como o Active Directory. O que você deve priorizar é a criação de fluxos de rotina capazes de garantir a disponibilidade de informações.

Utilizando o diretório de rede essa disponibilidade de informações será garantida a quem tem direito de acesso. Configure os logins de cada funcionário de acordo com a sua necessidade de acesso e garanta que apenas pessoas devidamente autorizadas estarão entrando nas salas virtuais pré-determinadas.

Procure manter todos os documentos e demais arquivos muito bem organizados. Separe os registros em pastas por categoria e datas. Essa estruturação facilita a busca, a identificação, a análise e uma possível modificação dos dados. Assim, todas as informações registradas podem ser mais facilmente utilizadas de forma estratégica na obtenção de resultados que vão elevar o nível de competitividade da sua empresa.

Integração Sistemas

Sempre que possível tenha seus sistemas integrados. Essa ação torna o ambiente de TI muito mais seguro e eficaz já que os dados poderão ser compartilhados de um ambiente para o outro sem erros. A segurança da informação agradece. Procure investir em soluções de TI capazes de auxiliar para que a experiência dos profissionais sejam sempre as melhores possíveis no que diz respeito ao trabalho com dados internos.

Um ambiente de trabalho funcional é essencial para que os colaboradores estejam motivados e para que a gestão de acessos funcione. Por isso recomendamos o Active Directory: uma única senha e total facilidade de acesso. Garanta que todos os registros estarão disponíveis mesmo que eles não sejam usados com frequência.

Não restam dúvidas as facilidades disponibilizadas pelo Active Directory e também sobre a importância da gestão de acessos mas você ainda ficou em dúvida sobre como começar? Portanto, procure uma empresa de TI para te auxiliar na tarefa de organizar os acessos da sua empresa.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o Active Directory e melhore sua gestão de acessos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This