A_importância_da_gestão_de_acessos_para_a_segurança_da_rede_indicca

A importância da gestão de acessos para a segurança da rede

Atualizado em 23/06/2020
Por michele indicca

A importância da gestão de acessos para a segurança da rede

Atualizado em 23/06/2020
Por michele indicca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Afinal você sabe por que é fundamental garantir a segurança da rede e como a gestão de acessos é uma medida importantíssima dentro do sistema de segurança? A segurança da rede garante a segurança da sua empresa como um todo. Os sistemas informatizados são práticos, inteligentes e facilitadores, mas podem se tornar vulneráveis quando sua segurança não recebe atenção devida.

Um sistema de redes vulnerável pode colocar todo seu trabalho de semanas, meses e anos a perder. Se acaso você tem uma empresa sólida, com 20 anos de mercado, imagine a dor de cabeça causada por uma invasão hacker com sequestro ou vazamento de documentos. Pior do que isso: imagine que sua rede seja comprometida por alguém de dentro da sua equipe? Inegavelmente isso pode acontecer e toda sua credibilidade diante do mercado estaria abalada. Sem falar do enorme prejuízo financeiro e da perda do trabalho realizado ao longo de décadas.

Sobretudo uma empresa em ascensão também pode ser comprometida por brechas na rede ou funcionários insatisfeitos e mal-intencionados. Imagine ter um sonho, que está só começando, interrompido por falhas de segurança e/ou pessoas mal-intencionadas? Decerto como é basicamente impossível trabalhar sozinho, sem recorrer às tecnologias, à internet é importante lançar mão de medidas de segurança e prevenção contra-ataques, vazamento de dados, entre outros.

Nós estamos aqui para te ajudar a manter sua rede e seu negócio em segurança de diversas formas e uma delas é com a implementação da gestão de acessos.

O que é a gestão de acessos?

Certamente a gestão de acessos é uma medida de segurança que, de maneira simplificada, divide a rede em salas. Por meio da criação de logins para os usuários, a gestão de acessos determina quais deles poderão acessar e visualizar determinadas salas da rede e visualizar o que está ali dentro. Cada usuário terá um nível de acesso e dessa forma será mais fácil controlar a manipulação de documentos restritos, por exemplo.

Alguns logins poderão acessar uma única sala, enquanto outros terão acesso a diversos locais na rede. Tudo vai depender das necessidades de trabalho de cada funcionário. A gestão de acessos elimina a necessidade de um único funcionário precisar gravar diferentes senhas para usar cada vez que quiser acessar algo dentro do sistema. Uma única senha servirá para tudo aquilo que ele tem devida autorização de acesso.

Por fim é importante saber que a gestão de acessos depende da estruturação do sistema, organização da rotina de trabalho e da implementação de uma cultura de segurança geral dentro da empresa. O primeiro passo para uma gestão de acessos efetiva é a setorização de todos os documentos. Separe os arquivos por categoria e nomeie todos de forma clara e padronizada.

Os benefícios da gestão de acessos na prática

Ter um sistema de gestão integrado também facilita a visualização e movimentação dos arquivos. Busque soluções de TI atuais, com interfaces cleans e de fácil entendimento. Um bom sistema de gestão de acessos vai permitir o chamado “acesso multiplataforma”, capaz de centralizar diferentes plataformas em um único login. Oferece também a proteção ao acesso remoto e a auditoria de todo o tráfego nas sessões.

A gestão de acessos facilita o controle da hierarquia de acesso dos colaboradores. Não importa se sua empresa tem 5, 50 ou 500 funcionários. Se você conta com serviços de terceirizados a gestão de acessos também funciona. Tenha total controle em relação aos horários, dispositivos e quantidade de acessos. Além de acompanhar é possível configurar e personalizar todas essas características de acordo com cada funcionário de forma individual.

Você ainda pode deixar pré-definidas as datas de início e término do acesso ao sistema por parte dos funcionários terceirizados. Uma vez configuradas, essas funcionalidades continuam sendo aplicadas e gerando relatórios de forma automática. Você já ouviu falar no Active Directory? Uma ferramenta da Microsoft que atua no gerenciamento dos usuários de uma rede promovendo o controle desejado para realização da gestão de acessos.

Gestão de acessos

Essa rede é chamada serviço diretório: um banco de dados que contém informações dos usuários de uma determinada organização. E que dados são esses? Nome, login, senha, cargo, perfil e outros. O Active Directory permite o uso de um único diretório para controle da gestão de acesso em todos os sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. O que significa que o colaborador irá utilizar um único login e senha para todos os sistemas ao qual tem acesso.

O AD funciona como um protocolo livre, padrão de mercado, que atua no gerenciamento de informações de diretórios (bancos de dados) distribuídos sobre uma rede de IP. Seu funcionamento permite que os usuários acessem os recursos disponíveis na rede a partir do logon no ambiente local. Esse logon é realizado uma única vez, geralmente junto à inicialização do sistema operacional. O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios.

Os diretórios são utilizados ainda no gerenciamento de pacotes de software, arquivos e contas de usuários finais dentro das organizações. O administrador de gestão de acessos  utiliza os conceitos de árvore e floresta do Active Directory e por este motivo não é necessário visitar os desktops individualmente. As árvores e florestas ajudam na organização da estrutura de domínios. Um domínio é uma unidade administrativa máxima dentro da rede. Digamos que é o nome dado à um conjunto de recursos.

Enquanto isso, a árvore consiste em um ou mais domínios com esquema comum, organizados hierarquicamente. A floresta é um conjunto de árvores com esquemas diferentes. Bem fácil de entender como funciona.

Invista na segurança da rede da sua empresa além da gestão de acessos

A gestão de acessos é importante para a segurança da rede mas não é a única solução para manter sua empresa totalmente segura. Com a gestão você garante um maior controle interno e consegue controlar de forma mais efetiva as ações dos seus funcionários em relação ao uso devido do sistema.

Para proteger a rede é extremamente importante contar com um bom firewall, um antivírus de qualidade, além de adotar medidas como backups e armazenamento de documentos na nuvem, proteção da rede wifi, entre outras medidas.

michele indicca, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância da gestão de acessos para a segurança da rede.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This