Symantec Messaging Gateway – faça download do tutorial para uso
07/05/2018
Office 365
Office 365 Microsoft colaboração e tecnologia
10/05/2018

Entenda como funciona um Firewall

Entenda como funciona um Firewall

Você já ouviu falar em Serviço de Fronteira Digital? E servidor de fronteira? Então entenda como funciona um Firewall. A saber, primeiramente vou lhe adiantar que Firewall e Servidor de fronteira são a mesma coisa: um dispositivo de segurança para computadores e rede, responsável por monitorar o tráfego de entrada e de saída de acordo com uma série de regras de segurança específicas e pré definidas.

Sem uma portaria digital sua rede está de frente pro vento!

 

Em princípio um serviço ou servidor de fronteira digital pode ser tanto hardware (físico) quanto software (programas). De fato há também a possibilidade de utilizar os dois de maneira simultânea. Dessa forma é uma solução importante e imprescindível em ambientes computacionais.


Como funciona um Firewall

 

Assim sendo o Firewall está posicionado entre a rede de computadores e a internet, todo o tráfego de dados da rede acaba passando por ele. Com toda certeza tanto tráfego entrando quanto saindo dos computadores em uso. Dessa forma e maneira, o Firewall fica sendo responsável por controlar e impedir ações do mal no sistema. A fim de prevenção as ações que geralmente se enquadram como ataques cibernéticos.

Sua empresa tem uma área protegida?

A principio um Firewall hardware, é um equipamento físico que está ligado na rede de computadores.  Um roteador de banda larga por exemplo, se encaixa na categoria de Firewall hardware. Já um Firewall software, é um programa instalado diretamente no sistema. Podem ser baixados da internet, adquiridos através de cds ou mesmo vir inclusos em sistemas antivírus.

 

Assim sendo os Firewalls hardwares são mais indicados para empresas, pois conseguem proteger várias máquinas ao de maneira simultânea. Por outro lado o Firewall software se enquadra melhor no uso pessoal e/ou individual.

 

Alguns tipos de Servidores de Fronteira Digital

 

A proteção através do Serviço de Fronteira Digital pode ser realizada de várias maneiras. Tudo depende do desenvolvedor, das necessidades específicas da empresa, sistema operacional, estrutura da rede e alguns outros fatores.

 

Um tipo de proteção Firewall é a filtragem de pacotes. Com uma metodologia simples, esse tipo de proteção é mais limitado, porém, significativo. O Firewall analisa informações como o IP de origem e o de destino dos pacotes de dados, o tamanho e o tipo de serviço. A partir dessa análise e de acordo com as configurações, ele libera ou não a entrada ou saída do pacote na máquina.

 

Dentro do Firewall de filtragem de pacotes existem as filtragens estática e dinâmica. A filtragem estática é feita através de filtros estáticos, que bloqueiam os dados com base nas regras, independente da ligação que eles possuam ou não entre si. A filtragem dinâmica, feita com filtros dinâmicos, considera o contexto em que os pacotes são inseridos e cria regras que se adaptam.

 

O Firewall de aplicação, ou proxy de serviços, atua no intermédio entre um computador e uma rede externa, geralmente a internet. Normalmente são utilizados em servidores que lidam com um grande tráfego de dados. Não permitem comunicação direta entre o destino e a origem dos mesmos.

 

Uma evolução do Firewall de filtragem dinâmica é a inspeção de estados. Este Firewall trabalha através da comparação entre o que acontece e o que está para acontecer. Para isso, é analisado todo o tráfego de dados. As informações são mantidas e usadas como parâmetro para o próximo tráfego.

 

Estes Serviços de Fronteira Digital citados acima são softwares. Existem muitos outros tipos de funcionamento desses Firewalls.  Mas como já sabemos, existem também os hardwares, mais indicados para empresas.

 

Como funciona um firewall hardware?

 

O Firewall de hardware é um equipamento com o software instalado. Sua vantagem é que o equipamento, desenvolvido para este fim, lida com grande fluxo de dados de maneira tranquila e não está tão vulnerável como um servidor, por exemplo.

 

Conheça o Firewall Mikrotik

 

O Mikrotik é um roteador que, entre outras funções, funciona também como um Gestor de Fronteira com Controle de Acesso Digital. Basta que se configure para tal. Existem duas formas para  utilização do Mikrotik como Firewall: você pode adquirir o equipamento completo, que será entregue desmontado. A placa deve ser instalada na caixa, que possui saídas para conectar os cabos de rede. Feito isso é só configurar o gerenciador.

Qual a sua solução de fronteira digital?

A segunda maneira de utilização do Serviço de Fronteira Mikrotik é através da aquisição individual do software gerenciador (licença de uso), que deve ser instalado no equipamento em que será utilizado. O equipamento que vai receber a instalação deste Firewall deve possuir placas de rede para que se conecte a rede de internet com a rede da empresa.

 

O Mikrotik é uma solução de Firewall hardware funcional e de baixo custo. Possui uma visão de gestão das conexões externas e para isso é bem robusto e preciso. Capaz de abrir e fechar portas de conexão WEB, o Mikrotik enquanto Firewall também é capaz de implementar conexões VPN (Virtual Private Network). A VPN é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, uma das formas de conectar dois computadores através de uma rede pública como a internet.

Capaz de abrir e fechar portas de conexão WEB

Este Firewall também protege o acesso à rede interna através de autenticação por login e senha. Isso permite que um funcionário acesse a rede interna da empresa mesmo estando fora do escritório, por exemplo.

 

O Mikrotik monitora links de conexão e os substitui em caso de falha. Esse monitoramento é feito através de gráficos que permitem entender as falhas na prestação de serviço do link, de roteamento ou  de uso indevido que geram saturação.

Conheça o Mikrotik em outras soluções

Soluções de Firewall mais complexas que o Mikrotik podem ser encontradas no mercado, mas os preços também são os mais elevados. Procure uma empresa especializada em Tecnologia da Informação e tire suas dúvidas. Teste o Mikrotik como um Firewall de entrada.

 

Diretamente ligado à segurança da informação, o Serviço de Fronteira é uma solução importante para empresas que dependem de redes de computadores para funcionar. Manter seus arquivos pessoais e  também os dados dos seus clientes sempre em segurança é uma preocupação constante. Invista.

Parceria – Agencia Salmão (Co Marketing)

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você