Ransonware, veja aqui como prevenir

Atualizado em 24/06/2016
Por Claudia Cadinelli

Ransonware, veja aqui como prevenir

Atualizado em 24/06/2016
Por Claudia Cadinelli
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ransonware é um tipo de vírus que, após invadir seu equipamento, bloqueia seus dados através de criptografia para depois, solicitar um resgate. Você precisa, então, efetuar um pagamento para ter os seus dados descriptografados e conseguir acessá-los novamente.

Se você pensa que somente os dados dos governos, bancos e grandes empresas são sequestrados, você está enganado! Tem sido bem comum que, pequenas empresas, hospitais, órgãos municipais e até mesmo usuários isolados que possuem uma infinidade de informações armazenadas em celulares, passem por isto também.

Preciso de proteção agora!

 

Por isto, recomendamos algumas atitudes de segurança que ajudam a minimizar os riscos de você ter seus dados sequestrados:

  • Mantenha seu sistema operacional Windows e JAVA sempre atualizado com a última versão. Muitas vezes quando vemos a mensagem de atualização pendente, ignoramos o procedimento e continuamos a trabalhar. Não faça isso! É extremamente importante que as atualizações e patches  de segurança, sejam instalados.
  • Procure treinar os usuários da sua empresa frequentemente, informá-los sobre novas ameaças e riscos. O monitoramento sobre as atitudes dos usuários também é importante. Leia em O poder do Enter é de aceite – Série 12i e saiba o que um usuário mal informado ou mal intencionado, pode causar.
  • Faça backup todos os dias e, se possível, mantenha uma cópia em outro local, de preferência na nuvem. Leia Como explicar garantia 25 anos INDICCA e Backup na Nuvem? A cópia de segurança é extremamente importante, não só para proteger seus dados contra sequestros, mas contra muitas outras ameaças, como por exemplo, defeitos em hardware, incêndio, alagamento, dentre outros desastres.
  • Tenha um bom antivírus pago. Leia em Por que comprar um antivirus e não usar um free, e você entenderá as diferenças e as grandes vantagens.

Agora, se você pensa que apenas empresas e desktop´s correm este risco, você está novamente enganado. A internet das coisas está aí prá todo mundo ver e usar. Fique ligado, por que a qualquer hora você pode ter sua TV, seu tablet, seu celular, ou até mesmo o alarme da sua casa, também sequestrados.

Como resolver? Existem aplicativos que fazem a descriptografia de dados. Eles não são 100% eficientes em função a velocidade com que os ransonware evoluem, mas antes de formatar seu computador ou dar seus dados como perdidos, vale à pena tentar!

Ransonware, veja aqui como prevenir

Proteja seus dados!

No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.Leia também Ransomware: sequestro de dados! Como acontece?

Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog?  Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!

 

 

Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

Claudia Cadinelli, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Ransonware, veja aqui como prevenir.


1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This