Dicca da Indicca – Relatório Symantec Perdas relacionadas a falhas de contingências em TI

Atualizado em 21/10/2011
Por Pedro Henriques

Dicca da Indicca – Relatório Symantec Perdas relacionadas a falhas de contingências em TI

Atualizado em 21/10/2011
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Relatório Symantec 2011 sobre Recuperação de Desastres nas PMEs avalia a percepção e a prática das empresas de pequeno e médio porte (PMEs) e de seus clientes em relação as práticas adotadas para agir em caso de desastres. Os resultados da pesquisa mostram que, embora estejam sob risco, as PMEs ainda não fazem do planejamento uma prioridade até passarem por uma situação de desastre ou perda de dados.

Destaques:
 

O estudo incluiu mais de 1.840 entrevistados de 23 países da América do Norte, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e América Latina:

  • Apesar das advertências, as SMBs ainda não se prepararam. Quarenta e um por cento disseram que nunca pensaram em elaborar um plano e quarenta por cento afirmaram que a preparação para atuar em desastres não é uma prioridade para elas.
  • SMBs não agem até que eu desastre aconteça. Metade das SMBs que implementaram planos de ação para casos de desastres fez isso depois de experimentar uma paralisação e/ou perda de dados.
  • Falta de preparação gera impacto nos negócios. O custo médio de um período de inatividade para uma pequena ou média empresa é de US$ 12.500 por dia.

Recomendações da Symantec:

  • Não espere até que seja tarde demais: é importante que as PMEs não esperem até que desastre aconteça para pensar sobre o que deveriam ter feito para proteger suas informações.
  • Proteja as informações por completo: para reduzir os riscos de perder informações críticas para os negócios, as PMEs devem implementar soluções adequadas de segurança e backup para arquivar documentos importantes, como registros de clientes e informações financeiras.
  • Envolva os funcionários: os funcionários das PMEs desempenham um papel fundamental para ajudar a evitar períodos de inatividade e devem ser treinados sobre as práticas recomendadas de segurança e sobre o que fazer se uma informação for excluída acidentalmente ou não puder ser facilmente encontrada nos arquivos.
  • Faça testes frequentes: El peor momento para enterarse que los archivos críticos no habían sido resguardados en una copia de seguridad es después de que un desastre ocurre.
  • Faça revisões no plano: Se testes frequentes não são viáveis devido a escassez de recursos, as PMEs devem pelo menos revisar o plano de preparação para desastres trimestralmente.
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Dicca da Indicca – Relatório Symantec Perdas relacionadas a falhas de contingências em TI.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This