ERP Sua empresa precisa de um
ERP Sua empresa precisa de um
20/07/2018
Bacula, Conheça gerenciador de backup
Bacula, Conheça gerenciador de backup
31/07/2018

Descubra por onde começar a criação do seu site

Criação do seu site, descubra por onde começar. 

Criação do seu site, descubra por onde começar. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os passos para começar a criação de um bom site. Vivemos em um mundo completamente conectado por redes sociais, e-commerces, blogs, sites e outras tantas ferramentas de comunicação e vendas instantâneas. Estar online é Importante para quem quer consolidar uma marca.

 

Estar online também te deixa cada vez mais próximo do cliente. Redes sociais são básicas para todas as marcas e segmentos, mas um site vai funcionar como um porto seguro para sua empresa. Seu site terá uma identidade própria, e irá permitir que seu negócio esteja de fato participando do Marketing Digital de resultado. Isso se dá através da criação de páginas de conversão e de um blog que pode atrair tráfego orgânico.

Descubra por onde começar a criação do seu site

Muitas pessoas acabam deixando o site de lado por não ter ideia de como criar. É pra isso que estamos aqui: te ajudar nessa tarefa. Primeiro é preciso que você saiba que site e blog não são a mesma coisa. A diferença básica entre um e outro, é que no site, as páginas são estáticas e não existe a possibilidade de interação através de comentários.

A atualização de um site também é um pouco mais complexa do que em um blog. Caso você não tenha muita intimidade com linguagem HTML ou CSS, é interessante contratar uma empresa especializada para dar uma mãozinha nessa parte. Mas não se preocupe. Com disposição e  boa vontade você pode começar agora mesmo.

 

Quero criar meu site: por onde começo?

 

Primeiro você precisa saber que no início pode parecer que nada vai dar certo. Mas com o passar do tempo você pega o jeito e seu site engrena. Nesse meio tempo você vai testar muitas ferramentas e recursos. A mágica é essa, criar, adaptar, inovar… Só assim você vai descobrir o que realmente atende suas necessidades e satisfaz seus desejos.

 

Antes de mais nada responda a algumas perguntas: qual é o objetivo do seu projeto e o que você espera dele? Seu site pode ter diferentes finalidades: pode ser um site institucional, que servirá para divulgar atividades, compromissos, missões e valores da empresa. Mas pode ser também um site de notícias ou prestação de serviços…

 

Você pode optar pelo blog e compartilhar experiências, dar dicas, receber feedbacks, entre outras funções. E há quem necessite de um e-commerce: a famosa loja virtual. Esse tipo de site é para quem deseja expandir o negócio e vender produtos 24h por dia. A vantagem do e-commerce é a redução de custo com mão de obra e estrutura física, por exemplo.

 

Quatro etapas para criar seu site

 

Tendo definido exatamente qual o tipo de site vai atender melhor às suas necessidades, chegou a hora de colocar a mão na massa. Primeira etapa é registrar seu domínio. Você sabe o que é um domínio? O domínio é o nome do seu site, sua identidade. Geralmente é o nome da empresa ao qual o site pertence. Mas tenha cuidado e escolha bem: mudar o registro depois, certamente vai te dar dor de cabeça.

 

O nome escolhido para o site vem seguido de alguma terminação como: .com ou .com.br. Essas são as terminações mais comuns, mas existem outras como .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz. É importante que você opte por uma forma de domínio paga. Existem plataformas que hospedam seu domínio gratuitamente, mas ao utilizar o nome dessas plataformas no seu site, elas automaticamente assumem a autoridade sobre ele.

 

Pesquise sobre as plataformas de domínio pagas e escolha o plano que se encaixe no seu negócio. Os valores variam de acordo com o plano escolhido. A maioria delas já vem com o serviço de hospedagem de site incluso, e é exatamente esse é nosso próximo passo. Antes disso vamos dar mais uma dica para a escolha do domínio: dê ao seu site um nome curto, simples e fácil de ser lembrado. A dica é que a pessoa ouça endereço do seu site uma única vez e seja capaz de digitar imediatamente.

 

Hospedagem de site

 

Vamos a mais uma etapa para a criação do seu site: a hospedagem. Esse é um serviço de armazenamento e que torna seu site disponível para visitação. Existem diversas opções de planos de hospedagens, desde as mais simples e baratas até as mais caras e personalizadas. Você escolhe a que tem mais a ver com seu serviço e com as suas necessidades.

 

Você pode hospedar seu site com a mesma empresa de criação do seu domínio. Essa opção geralmente é a mais barata. Mas não tem regra: você pode optar por duas empresas diferentes tranquilamente. Vamos explicar sobre alguns planos de hospedagens para sites mais comuns.

 

  • Hospedagem compartilhada

Neste caso, um mesmo servidor é capaz de hospedar vários sites. Cada site terá seu limite de memória e espaço de disco. Isso vai acabar acarretando em um desempenho menor. Em contrapartida, por ser compartilhada, essa hospedagem pode acabar saindo mais em conta para seu bolso.

 

  • Hospedagem dedicada

Nas hospedagem dedicada o servidor estará inteiramente disponível a um único site. A hospedagem dedicada é um pouco mais cara justamente pela exclusividade mas oferece mais segurança. Se seu site possui muitos acessos, por exemplo, o risco de sair do ar ou ser invadido é infinitamente menor que no plano de hospedagem compartilhada.

 

  • https:// – Site Seguro com Certificado Digital

O site com Certificado digital garante através de um protocolo cartorial que o site é verdadeiro e está seguro. Quer saber um pouco mais acesse Site com certificado digital é site seguro ou faça um contato com a nossa equipe para ter os esclarecimentos através deste link

  • VPS

A Virtual Private Service é um tipo de hospedagem em que os usuários compartilham o servidor, mas conseguem manter servidores privados isolados entre si neste espaço. Isso afeta menos o desempenho individual do site. Uma alternativa entre os dois serviços anteriores.

 

Tenha um CMS para seu site

 

Domínio e hospedagem, ok. Agora é hora de começar a construir o site de fato. O melhor desenvolvedor de site para quem está começando, é aquele que não vai exigir conhecimentos profundos de HTML. Uma coisa que pode agregar bastante em termo de produtividade é o uso de um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

O CMS é um sistema usado para gerenciar todo o conteúdo e comportamento de determinados elementos do site. Tudo isso é feito de forma simples e intuitiva, e na maioria das vezes, sem precisar da intervenção de um programador. Com o CMS você mesmo pode corrigir conteúdos do site como textos e imagens. Você conseguirá mudar itens do menu e alterar a page title juntamente com a meta description das páginas a fim de obter um melhor SEO.

 

Existem diversos CMS’s pagos e gratuitos no mercado. Você pode escolher entre aquele que se adequar melhor às especificidades e objetivos do seu negócio

 

Escolha um template e seu site estará pronto

 

Domínio, ok. Hospedagem, ok. CMS, ok. Chegamos ao template. O template é a identidade visual do seu site, a maneira como ele será visto pelo cliente. É importante escolher um template responsivo, que se adapte a todos os tipos de tela. Isso porque o internauta de hoje não utiliza apenas a tela do computador. Tablets e celulares são muito utilizados para navegação.

 

Existem milhares de construtores de site com templates prontos, e há também a possibilidade de que você crie seu próprio template. Tudo depende da sua disposição.

 

Crie seu site agora mesmo

 

Uma coisa que não falamos, é que você pode ter um blog dentro do seu site. Dessa maneira a atualização do blog fica muito mais rápida e você consegue unir ferramentas de informação e interação em um mesmo lugar.

 

Sabendo quais são os passos básicos para  a criação de um site, você já pode começar, se aventure. Na dúvida, chame um especialista e trabalhem juntos.  O importante é deixar o site com a cara do seu negócio, assim, você passa aos seus clientes exatamente a mensagem desejada e o sucesso será garantido.

#Parceria – Conteúdo – Agencia Salmão

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você