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10/07/2018
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24/07/2018

Site HTTPS Site com certificado digital é site seguro

Site HTTPS é Site Seguro. Os Sites sem certificado digital em breve serão MARCADOS pelos navegadores como Sites Inseguros. O Google notificou o mercado que os sites que não tiverem Certificado Digital, ou seja, que não estiverem sendo publicados como HTTPS:\\ serão marcados ou classificados como Sites Inseguros.

Então, faça duas boas perguntas:

  • quem monitora o seu site?
  • quem acessa e busca informações no seu site?

Uma resposta é para identificar quem pode resolver está questão!

A outra é para avaliar quem vai ser influenciado pelo seu conteúdo, diante da notificação de Site Seguro ou de Site NÃO Seguro!

Estas duas perguntas podem ser a resposta para o que fazer.

Se o SEU SITE não é relevante para o seu negócio, nada a fazer.

Se a internet não é relevante para o seu negócio, nada a fazer.

Se a internet e seu site estão na estratégia de negócios de publicidade e educação do seu mercado, é necessário tomar algumas atitudes, a primeira delas é se inteirar como aplicar o Certificado para que o SITE https:\\ esteja seguro e percebido pelo Google como tal.

O Certificado Digital é o mesmo que um reconhecimento de firma. No caso do Reconhecimento de firma é atestado que a sua assinatura é sua. Assim sendo existe uma validação cartorial. O reconhecimento de firma acontece por um selo físico. No caso do Certificado Digital é uma assinatura que valida a cada interação. O Site HTTPS tem uma referência ON LINE deste reconhecimento. Em síntese é o reconhecimento que não é um clone.

Sim, o site é uma porta de comunicação com o cliente. O site leva informações para os usuários de porquê precisam do seu negócio, quando precisam e como devem contratar.

Quer um exemplo de um site relevante? Avalie como pode ser interessante, em uma festa, pesquisar Disque Cerveja. Se o site encontrado for um site classificado como INSEGURO qual a sua chance de deixar os seus dados e fazer o pedido?

Site HTTPS, Site com certificado digital é site seguro!

Site sem certificado digital, o Google vai notificar como Inseguro para navegação.

Site HTTPS

Site HTTPS com certificado digital é um site seguro!

Para colocar o seu site seguro, tome as seguintes providências:

  1. Faça contato com o provedor do site e peça para colocar o site como https:\\;
  2. Existem certificados FREE e PAGOS, escolha o que lhe atende e faça o certificado digital;
  3. Ajuste o site para que responda como https, e assim responder com o certificado digital.

Mas é importante avaliar também como está a conexão desta ferramenta de relacionamento com o cliente.

  • Já acessou o Google Analytics para ver como está a audiência do site?
  • Já avaliou como o SITE pode ser um canal de comunicação e relacionamento com o cliente?
  • Já pensou que o SITE, através deste canal, pode ser um multiplicador do conhecimento e assim trazer mais autoridade da sua empresa no seu mercado?

O site é uma oportunidade de falar com o usuário, que eventualmente nem é seu cliente. Uma comunicação que vai acontecer quando este usuário estiver procurando algo, no tempo que ele está disponível para ver o que escreveu para ele. Quando ele está procurando é o tempo dele querer saber. O tempo dele para buscar uma solução para uma DOR que o aflige. 

O site é isto: um portal de comunicação ativo, vivo e precisa ser atraente. Ser atraente e seguro. 

Como um SITE pode ser contruído para ser seguro:

Ter uma plataforma atualizada para questões de segurança. Um exemplo disto é o WordPress que suporta como plataforma muitos sites e sofre atualizações e melhorias de forma constante;

Ter cuidado com as informações e conteúdos. Tudo está escrito para o usuário de forma pública. O que escrever é algo que vai influenciar e, esteja certo que está dentro das regras e valores do seu negócio;

Que tipo de produto ou serviço oferece?

Como entrega o produto ou serviço?

Como é o processo de garantia?

Qual a área geográfica de atuação?

Estar com o protocolo HTTPS, então, ter um Certificado Digital. Esta questão entra em ALTA RELEVÂNCIA, uma vez que o Google vai notificar o usuário como restrição de acesso ao seu site.

O seu site está atrativo para o usuário, sobretudo para os buscadores da INTERNET?

O seu conteúdo visa mostrar para o seu cliente, ou para o seu POTENCIAL CLIENTE, o que está propondo ou como sua atividade pode fazer diferença no dia a dia dele. Como pode ser um valor necessário para ser contratado e assim gerar algo relevante no resultado do negócio dele.

O seu conteúdo também sensibiliza os buscadores. Buscadores como o Google, que responde a internet onde, como e o que existe de relevante sobre a pergunta do usuário. Sim, os buscadores são os primeiros vendedores. Vendedores de ideias.

Se depois de todo esforço para atrair o usuário ao site, a notificação de insegurança o fizer ir embora, o trabalho foi todo perdido. O pior é a percepção do usuário que fica ruim para o seu negócio. De fato, ele vai perder um pouco da confiança na sua autoridade.

O que é HTTPS?

Este conteúdo foi retirado do post do Google (Veja +)

O protocolo seguro de transferência de hipertexto (HTTPS, na sigla em inglês) é um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site. Os usuários esperam segurança e privacidade quando usam um site. Recomendamos que você adote o HTTPS para proteger a conexão dos usuários ao seu site, independentemente do conteúdo dele.

Os dados enviados com HTTPS estão protegidos pelo protocolo Transport Layer Security (TLS), que fornece três camadas principais de proteção:

  1. Criptografia. Os dados enviados e recebidos são criptografados para protegê-los de intrusos. Isso significa que, enquanto o usuário navega em um site, ninguém pode “ouvir” as conversas, acompanhar as atividades em várias páginas e nem roubar as informações dele.
  2. Integridade dos dados. Não é possível modificar nem corromper os dados durante a transferência (intencionalmente ou não) sem que isso seja detectado.
  3. Autenticação. Prova que os usuários estão se comunicando com o site certo. Protege contra ataques man-in-the-middle e aumenta a confiança do usuário, o que beneficia os negócios.

Usar certificados de segurança confiáveis e que atendam a todas as variações de chamada do site

Você precisa ter um certificado de segurança como parte da ativação do HTTPS no site. O certificado é emitido por uma autoridade de certificação (CA, na sigla em inglês), que realiza um processo para verificar se o endereço da Web pertence realmente à sua organização. Isso protege os clientes de ataques man-in-the-middle. Ao configurar seu certificado, use uma chave de 2048 bits para garantir um alto nível de segurança. Se você já tiver um certificado com uma chave mais fraca (1024 bits), faça o upgrade para 2048 bits. Ao escolher o certificado do site, tenha em mente o seguinte:

  • Procure um certificado de uma CA confiável que ofereça suporte técnico.
  • Decida qual tipo de certificado é necessário:
    • Certificado único para origem segura única (por exemplo, www.example.com).
    • Certificado de vários domínios para múltiplas origens seguras já conhecidas (por exemplo, www.example.com, cdn.example.com, example.co.uk).
    • Certificado de caracteres curinga para uma origem segura com vários subdomínios dinâmicos (por exemplo, a.example.com, b.example.com).

Com toda certeza ter um site seguro, sobre tudo que seja notificado como seguro, precisa ter compliance. Conformidade com o certificado atendendo todas as variações de endereço do domínio. E de fato atender a compliance de que o HTTPS:// esteja customizado. Assim, o esforço de trazer o usuário para acessar seu conteúdo, não será perdido pela notificação do buscador de Site Inseguro.

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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