Protocolo HTTPS: tudo o que você precisa saber sobre esse item de segurança

Atualizado em 02/06/2020
Por Pedro Henriques

Protocolo HTTPS: tudo o que você precisa saber sobre esse item de segurança

Atualizado em 02/06/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todos os sites que acessamos diariamente, sem exceção, são iniciados com o protocolo HTTPS ou HTTP. Basta dar uma olhada na barra de endereço do seu navegador para perceber. Você sabe a diferença existente entre as duas siglas e porque o mais recomendado é a utilização do protocolo https? A recomendação se dá pela maior segurança oferecida. Vamos entender mais no decorrer do texto.

HTTP é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol e HTTPS Hyper Text Transfer Protocol Secure. Ambos são protocolos, ou seja, regras pré-determinadas que permitem ao seu computador trocar informações com um servidor que abriga um site. Dessa forma, uma vez que estão conectadas sob algum desses protocolos, as máquinas podem receber e enviar qualquer tipo de conteúdo textual – esses conteúdos são os códigos que “materializam” as páginas (sites) acessadas pelo seu navegador.

Protocolo HTTP

O protocolo HTTP é um tipo de protocolo que, quando atua em redes Wi-Fi ou outras conexões propícias a phishing (fraude eletrônica) e hackers, não garante a segurança contra ataques dessas pessoas mal intencionadas. Ele pode ser atravessado e interceptado, tendo seus dados transmitidos com relativa facilidade. Dessa forma podemos dizer que uma conexão realizada com protocolo HTTP é uma conexão insegura.

Enquanto isso o protocolo HTTPS insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador e o servidor. Os sites que possuem HTTPS em seu endereço têm a comunicação criptografada, característica que aumenta significativamente a segurança dos dados. A criptografia funciona, de forma simplificada, como uma língua única entre a máquina e o servidor que abriga o site. É como se eles conversassem utilizando uma língua que só os dois entendem.

Essa característica é o que dificulta a interceptação das informações por pessoas mal intencionadas. Por isso em qualquer “manual” de navegação segura você será orientado a navegar apenas em sites com protocolo HTTPS. Para saber se sua navegação é criptografada basta verificar a sua barra de endereços e descobrir se o protocolo é HTTP ou HTTPS. O protocolo seguro geralmente vem acompanhado por um símbolo de cadeado a fim de ilustrar a segurança da navegação.

A importância do protocolo HTTPS para as empresas

É necessário frisar que a presença do protocolo HTTPS é importantíssima para proteger o usuário, mas também faz toda diferença para quem desenvolve e/ou comanda um site. Isso porque muitas empresas utilizam seus sites para realizar a coleta de dados dos usuários e é delas a responsabilidade por cada um desses dados coletados. A Lei Geral de Proteção de Dados não nos deixa mentir. Todo dado pessoal deve ser coletado com consentimento, deve ser mantido em sigilo absoluto e utilizado apenas para os fins que foram informados ao titular.

Dessa forma se seu site for interceptado e os dados dos usuários forem comprometidos, você será totalmente responsabilizado por isso. Portanto se o seu site não utiliza o protocolo HTTPS está hora de se movimentar para mudar essa realidade. O primeiro passo é a obtenção do certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer). Apenas sites que possuem esse certificado podem utilizar o protocolo HTTPS.

Certificado de Segurança SSL

O certificado de segurança SSL é emitido por uma Autoridade de Certificação (Certification Authority) responsável por verificar se o endereço web pertence realmente à sua organização ou proprietário. Este certificado é que criptografa todas as informações trocadas dentro da página, validando o protocolo HTTPS e gerando muito mais segurança e privacidade para o usuário.

Sabendo que o primeiro passo para proteger seu site e seu usuário com a utilização do protocolo HTTPS é adquirindo um Certificado SSL, é hora de saber como fazer para adquirir o certificado em questão. Geralmente você tem a opção de comprar um certificado diretamente dos servidores de hospedagem de site. Alguns desses servidores oferecem o protocolo HTTPS como cortesia, enquanto alguns outros serviços já oferecem um certificado gratuitamente.

Importância Protocolo HTTPS

É importante que você pesquise e leve o protocolo HTTPS em consideração no momento da escolha do servidor que irá hospedar seu site. Dessa forma você já coloca seu site no ar de forma segura e não precisa se preocupar com uma migração tardia. Existem alguns tipos de certificados SSL. As características de funcionalidades variam, mas o nível de segurança e criptografia é sempre a mesma. Mais uma vez a pesquisa se faz necessária para que você escolha de acordo com suas necessidades. Veja abaixo quais os tipos de Certificados SSL disponíveis no mercado.

  • SSL para um único domínio: esses certificados geralmente cobrem apenas um hostname. Então se dentro do protocolo HTTPS você pretende implementar algum tipo de redirecionamento você precisa se certificar que pode adicionar uma quantidade de subdomínios do mesmo domínio utilizando o certificado.
  • SSL Multi-domínio: o multi-domínio costuma ser o mais indicado pela capacidade de suportar até 3 domínios por padrão (incluindo subdomínios ou domínios diferentes).
  • SSL Wildcard: suporta todos os subdomínios para um único domínio. Indicado para quem tem sites com muitos subdomínios, ou que pretende evoluir nessa direção futuramente.
  • Business Validation: indicado para domínio único ou subdomínios de um domínio. Esse tipo requer que uma verificação do negócio.
  • Extended Validation: indicado para domínio único ou subdomínios de um domínio. Assim como o anterior, requer que seja feita uma verificação do negócio. Depois de ser implementado, o Extended Validation, ativa a barra de segurança verde na barra de endereços, o que fornece um nível maior de confiança para o usuário.

A importância do protocolo HTTPS para estratégias de SEO

Todas as empresas que desejam estar bem posicionadas em mecanismos de busca, como o Google, se preocupam e lançam mão de estratégias SEO. Dessa forma é importante saber que o protocolo HTTPS é fundamental para auxiliar no rankeamento, já que a boa experiência do usuário durante o acesso é um dos princípios mais relevantes do SEO. O site que não possui protocolo HTTPS sai em desvantagem, dificultando uma boa visualização e consequentemente diminuindo o alcance das publicações e das vendas.

Quanto maior o tráfego em sites protegidos e seguros, melhor é a navegação na web. Agora que você já sabe o que é o protocolo HTTPS e quais são os benefícios de ofertar uma navegação segura para o seu cliente, vá em busca de atualizar seu site ou criá-lo da maneira mais completa e segura possível.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Protocolo HTTPS: tudo o que você precisa saber sobre esse item de segurança.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This