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SEO: aprenda a deixar suas páginas bem posicionadas

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Você já ouviu falar em SEO? Essa sigla representa o termo inglês “Search Engine Optimization”, em português, “Otimização para Mecanismos de Busca”. A tradução é bem auto explicativa e é exatamente nisso que consiste o SEO (SEO páginas bem posicionadas): um conjunto de técnicas que, quando utilizadas estrategicamente e em conjunto, são capazes de auxiliar no rankeamento do seu site/página nos resultados dos mecanismos de busca (como o Google, por exemplo).

O SEO é essencial para quem utiliza estratégias de Inbound Marketing, como o Marketing de Conteúdo, ou simplesmente para quem tem um e-commerce e deseja estar bem colocado na hora da busca. Estudos indicam que 90% das pessoas que realizam pesquisas clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página. Esse fato é o bastante para explicar a importância em se obter um bom rankeamento.

Rank de Páginas

Mantendo sua página na primeira página da busca você certamente será mais visto e terá um aumento considerável no número de visitas recebidas. Se seu conteúdo for de fato relevante para o visitante, a ponto de fazê-lo se interessar e voltar ao site posteriormente, você terá grandes chances de converter as visitas em vendas. Está entendendo como o SEO é de fato relevante e essencial para quem lança mão das estratégias de Inbound Marketing?!

O SEO também é importante pois auxilia para que um bom rankeamento seja alcançado de forma orgânica. Isso significa que quem se preocupa com o conteúdo produzido e segue as técnicas de SEO à risca, tem tudo para economizar com posts patrocinados e pagamentos para impulsionar o posicionamento da página. Dessa maneira os investimentos relacionados ao bom posicionamento da marca podem ser mais bem direcionados e gerando um retorno de forma mais efetiva.

SEO: quais os critérios de rankeamento do Google?

Sabemos que o Google é o maior e mais utilizado entre todos os mecanismos de busca, certo!? Por isso é importante que você entenda alguns dos critérios utilizados por ele no momento do rankeamento de uma página. Dessa forma você saberá quais pontos devem receber atenção tanto na hora de planejar e produzir um conteúdo, quanto na hora de programar e publicar uma página. Alguns desses fatores são mais importantes que outros e nós vamos falar aqui sobre os mais comumente usados, já que estes vão possuir um peso maior nas estratégias de SEO do seu site.

Fatores SEO On Page e Off Page

Existe uma infinidade de fatores relevantes para o rankeamento de um site ou de uma página. Alguns mais e outros menos importantes. Vamos falar sobre os mais populares no momento da publicação de uma página seguindo as estratégias de SEO. Existem fatores chamados On Page e Off Page. Fatores On Page são aqueles trabalhados dentro do próprio site. São eles que auxiliam para que os mecanismos de busca percebam que o seu conteúdo tem ligação direta com a busca que estão sendo feita pelo usuário.

Já os fatores Off Page são aqueles externos ao seu site, mas que não deixam de ter ligação direta com seu conteúdo. Neste artigo vamos entender sobre alguns dos principais fatores de rankeamento SEO On Page. Na próxima oportunidade voltaremos a falar sobre SEO e entraremos nos fatores de rankeamento Off Page.

Qualidade e tamanho do conteúdo

Sempre que falamos sobre Inbound Marketing e sobre Marketing de Conteúdo falamos sobre a importância da qualidade do que será disponibilizado para o público. O tamanho do conteúdo também é importante pois o Google entende que quanto mais completo, maior será o texto. Portanto, para um bom rankeamento dentro do SEO, qualidade está diretamente ligada à quantidade. Para um blogpost, por exemplo, pense em conteúdos que girem em  torno de 1000 a 1500 palavras e que responda de forma clara e coerente às necessidades da sua persona.

SEO Title e Title Tag

O SEO Title é o título, referente ao seu conteúdo, que aparece na página de buscas. O Title Tag, ou Título Interno, é o título que o leitor visualiza quando já entrou no seu site. O primeiro é fator importantíssimo para rankeamento SEO e pode garantir uma boa taxa de cliques. Invista em um SEO Title enxuto e atrativo, lembrando que a palavra chave deve aparecer à sua esquerda. O Título Interno (Title Tag) deve ser atrativo a fim de reter o leitor dentro da página de conteúdo.

Dedique tempo à construção do Título Interno e torne-o o mais atrativo possível. Cuide  para que o Title Tag desperte a curiosidade do leitor, informando-o sobre as promessas que serão cumpridas no decorrer da leitura. A palavra-chave também deve aparecer no Title Tag.

URL

A URL é a informação relativa ao seu site/blog que aparece na barra de endereços do navegador. Uma URL que deseja obter um bom rankeamento dentro das técnicas do SEO deve ser amigável: conter o mínimo possível de informações que não sejam o endereço do próprio site juntamente com a palavra-chave. Dê preferência ao hífen para separar as palavras dentro da URL e evite utilizar números.

Palavra Chave

As palavras-chave são de extrema importância para o SEO e para o Marketing de Conteúdo em si. As palavras-chave devem ter ligação direta com o conteúdo produzido já representam o interesse do seu leitor no momento da busca. Para otimizar a aparição do seu texto na busca a palavra-chave deve aparecer nos títulos, na URL e no corpo do texto. Cuide para que ela se repita de forma natural no decorrer do conteúdo.

Mais  fatores SEO On Page

A imagem também faz parte do seu conteúdo e deve ser tratada com cuidado para assegurar uma otimização do rankeamento. O Google não enxerga a imagem como nós, ele na verdade, realiza a leitura dela. Por isso sempre nomeie suas imagens em coerência com o conteúdo e, assim como na URL, separe as palavras por hífen. O alt text (texto alternativo) deve ser curto e conter a palavra-chave. Ele serve tanto para o rankeamento, como também para momentos onde a imagem não carrega, e para leitores de tela utilizado por deficientes visuais

Um Design Responsivo é fator decisivo para rankeamento, afinal de contas, um site de qualidade deve se adaptar aos mais variados tipos de tela e permitir que o usuário acesse a qualquer momento. O Google também considera a velocidade de carregamento da página como um fator importante para o rankeamento. Outro fator importante é o tempo de permanência do usuário na página. Esse fator é determinado primeiramente pelo poder atrativo dos títulos e da introdução do texto e posteriormente pela qualidade do conteúdo. Quanto mais tempo as pessoas permanecerem no site mais relevante ele será para o Google.

A verdade é que existem uma infinidade de pontos, conhecidos como “fatores de rankeamento”, que definem quais sites serão priorizados na página de resultados do Google. No próximo texto vamos falar sobre os fatores de rankeamento Off Page.

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Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

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