Bacula, Conheça gerenciador de backup
Bacula, Conheça gerenciador de backup
31/07/2018
Transformação digital, leia o que é preciso fazer para passar bem por ela!
10/08/2018

https:// Você sabe como funciona?

https:// Você sabe como funciona?

Https é o nosso tema de Segurança da Informação deste post. A saber como de costume, vamos começar este texto com uma pergunta: você sabe o que é e como funciona o https? Ou melhor, você já percebeu que em alguns sites o que vem antes é a sigla http e em outros é https? Bom, a sigla que você lê antes do endereço que acessa, determina se sua navegação é segura ou não.

https:// certifica que o site é o site e não um clone querendo roubar seus dados!

O https (Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo de transferência de hipertexto seguro) é, como o próprio nome já diz, a versão segura do http (Hyper Text Transfer Protocol – protocolo de transferência de hipertexto).

É por meio do http ou https que o computador consegue realizar a troca de informações com o servidor que abriga o site em questão. O que isso significa? Significa que quando estão conectados sob os protocolos http ou https, os pc’s recebem e enviam qualquer conteúdo de texto. Esses conteúdos são os códigos que geram a página a qual você tem acesso.

Https tem certificado de autenticidade do site!

https:// Você sabe como funciona?

A principio a  falta de segurança por parte do http é uma risco de autenticidade. Assim sendo faz com que em redes Wi-Fi, ou outros tipos de conexão propícias a fraude eletrônica, hackers e outras pessoas mal intencionadas consigam interceptar os dados transmitidos atravessando a rede. Isso faz com que a conexão http seja mais insegura que a https. A conexão https é o resultado de um certificado de autenticidade e garantia de segurança.

https é o resultado de um certificado de autenticidade

 

Porque o protocolo https é mais seguro?

 

O protocolo https é mais seguro que o protocolo http porque insere na transmissão de dados, uma camada de proteção entre a máquina e o servidor. Quando o site possui o https em seu endereço, significa que esse processo de comunicação é criptografado. Ao mesmo tempo que o SITE tem um certificado de autenticidade.  Também significa que aquele endereço foi Certificado por uma Auditoria ON LINE e de forma continuada. Certificação como se fosse um reconhecimento de firma para o endereço. Essa característica aumenta consideravelmente a segurança de dados.

SITE tem um certificado de autenticidade

Com o https o sistema funciona como se o cliente e o servidor conversassem uma língua entendível apenas pelas duas partes. Isso dificulta a interceptação das informações. Para saber se está navegando em um site criptografado, basta que você verifique a barra de endereços e veja se seu site é acessado com http ou https. Nesse sentido vai perceber pelo NAVEGADOR a notificação de Site Seguro quando certificado. De acordo com o protocolo, quando http:// que o Site NÃO é Seguro.

 

Com toda a certeza o símbolo de um cadeado denota a segurança do endereço acessado. Você consegue verificar também por meio de uma bandeira com o nome do site. Essa bandeira é o certificado que identifica as conexões seguras de páginas na internet.

 

Como me proteger por meio do https?

 

Você deve ter percebido que não há https em todo lugar. Da mesama forma nem todos estão seguros. Infelizmente. Com o proposito de segurança, quem navega pela internet fica depende. Ou seja fica dependente que os próprios sites ofereçam suporte para conexões com https. Desta forma só assim poderão usufruir da segurança da navegação criptografada. Existem os casos em que a conexão segura está disponível, mas é necessário que o próprio usuário realize a ativação manualmente.

Na duvida para criar o seu site, procure um profissional que esteja ligado com a Segurança da Informação!

Por exemplo o Facebook incluiu a conexão por meio do https apenas em 2011. Convencionalmente, quem utilizava a rede social, acessava o site com protocolo http. Para habilitar a navegação https era necessário configurar o perfil. Por outro lado o Google utiliza https até mesmo em pesquisas pelo buscador.  Para o seu site adquirir a conformidade https:// é necessário gerar um certificado SSL. Em seguida configurar a publicação do site para atender está condição segura.

 

Em outras palavras é importante que o usuário tenha em mente a prevenção sobre segurança dos dados. Desta forma serviços online que necessitam de senha, dados de cartão de crédito e afins, precisam estar conectados via https. Repare que sites de bancos sempre utilizam o protocolo https. Desse modo podem garantir a segurança e a privacidade dos dados.

sites de bancos sempre utilizam o protocolo https

Porque migrar seu site para https?

 

Privacidade e segurança são dois pilares essenciais na vida de um internauta. Desse modo sabendo disso, é importante que donos de site se preocupem com seu público. De tal forma que a segurança seja uma prioridade. Assim sendo ofereçam a eles a navegação por meio do protocolo https. No entanto a mudança do http para o https demanda planejamento, alocação de recursos e a minimização dos riscos.

mudança do http para o https demanda planejamento

Desta forma cada avanço tecnológico do mundo online, facilita o surgimento de novos serviços. Em outras palavras à medida que esses serviços surgem, mais e mais dados são requisitados aos usuários. Em resumo tudo uma questão de comodidade. Isto é que facilita um tanto a vida dos usuários. Mas que pode acabar gerando enormes dores de cabeça. Se acaso quando não são corretamente monitoradas. Por outro lado o protocolo https vem para prestar esse auxílio no que tange a segurança.

Isto é que facilita um tanto a vida dos usuários

Desta forma agora vamos te mostrar alguns dos benefícios de migrar o seu site para  a utilização do protocolo https. O primeiro é a criptografia. Por meio desse mecanismo, os dados são mantidos em total sigilo, impedindo que sejam interceptados, roubados, clonados, ou sofram qualquer tipo de ataque.

 

Outro benefício de proteger a navegação por meio do protocolo https é a autenticação. Por meio dela é possível provar que o usuário está se comunicando com o website que deseja. Essa etapa também protege contra ataques e aumenta a confiança do usuário. E convenhamos que manter o usuário confiante é benéfico a todo tipo de negócio.

é possível provar que o usuário está se comunicando com o website que deseja

Proteja seu usuário através do protocolo https

 

Você já migrou seu site para o protocolo https? Ainda não? Está na hora de pensar melhor sobre isso. Vamos conhecer os passos básicos para levar seu site do http para o https sem dores de cabeça.

 

  • Obtenha um certificado SSL
  • Valide o suporte https de recursos externos
  • Planeje a migração do protocolo
  • Habilite o https e instale o certificado SSL
  • Atualize recursos internos e externos para https
  • Adicione aversão https para Search Console
  • Habilite os redirecionamentos http para https
  • Habilite suporte http/2 e habilite hsts

 

Obtenha o certificado SSL e migre para o https

 

O SSL (secure sockets layer) é a camada de segurança, que, quando adicionada ao http, o transforma em https. Com o proposito de existem alguns tipos de certificado SSL. Assim sendo de acordo com o tipo de certificação eles são classificados em mais ou menos confiáveis. A principio o ideal, como em diversos assuntos que tratamos aqui no blog, é realizar uma pesquisa prévia. Desta forma escolher o tipo que atenda melhor às suas necessidades.

SSL (secure sockets layer) é a camada de segurança

Com efeito os certificados SSL podem ser para um único domínio; Multi Domínio; Wildcard; Business Validation e Extended Validation. Em resumo O SSL para um único domínio cobre apenas um hostname. Logo, se você pretende implementar um redirecionamento com www para um sem www dentro do protocolo https, você deve se certificar que o SSL permite. O SSL Multi Domínio suporta até 3 domínios e oferecem a possibilidade de adicionar mais. Isso inclui subdomínios e domínios diferentes.

único domínio cobre apenas um hostname

O SSL Wildcard é indicado para quem tem sites com muitos subdomínios ou pretende ter, já que suporta todos os subdomínios de um único domínio. O SSL Business Validation requer verificação e é indicado apenas para domínio único. O SSL Extended Validation além das mesmas características do Business, ativa a barra de segurança verde, que oferece um nível maior de segurança.

SSL Wildcard é indicado para quem tem sites com muitos subdomínios

Existem dois tipos de confiança https: através da validação simples e através da validação extendida. A validação simples valida apenas o que está conectado ao servidor correto, sem interferências. Já na validação extendida, para obter o certificado são necessários alguns passos. Uma autoridade da certificadora vai te ligar para verificar a real existência do seu negócio e só assim seu site vai receber um certificado visual diferente.

 

Sabendo que a segurança é fundamental em um mundo onde nós basicamente fazemos tudo de forma online, é hora de repensar o protocolo utilizado em seu site. Se ainda restarem dúvidas sobre o https, procure um especialista em tecnologia da informação. Ofereça o melhor para o seu cliente e obtenha os melhores resultados.

#Parceria – Conteúdo – Agencia Salmão

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você