Como Criar Site
Descubra como criar um site e alavancar de vez seu negócio
26/11/2019

Domínio próprio e hospedagem de site: entenda como funciona

Site Hospedagem e Dominio Indicca
https://ofertas.indicca.com.br/hospedar-dominio-site-email

Sua empresa já possui um site profissional? Você sabe porque é importante ter um domínio próprio para o seu site? E como funciona um bom serviço de hospedagem? Fica tranquilo que não estamos aqui apenas para gerar questionamentos. Outrossim estamos aqui para te ajudar a colocar seu site em prática da maneira mais descomplicada possível.

Com toda a certeza ter um site próprio e bem alimentado é requisito básico para a marca que deseja se destacar no mercado. Pode-se dizer que o meio digital é, atualmente, o mais utilizado para a realização do marketing. O site pode ser utilizado em várias das estratégias do marketing de conteúdo. Dessa forma ele poderá funcionar como uma extensão do seu espaço físico (disponível 24h por dia), um canal de comunicação com o cliente e também como um porto seguro para quem vende apenas por meio das mídias sociais.

Vitrine Virtual

Ademais o site será sua vitrine virtual: um espaço para apresentar o produto com todos os seus detalhes, sanar as dúvidas do cliente e conquistá-lo de vez. Todavia quem vende produtos pela internet, mas utiliza apenas as redes sociais, pode encontrar no site uma forma mais segura e prática para se organizar e alavancar de vez as vendas. Mas para que tudo saia dentro do esperado é importante tomar alguns cuidados.


A criação do site passa por algumas etapas importantes e que devem ser pensadas e executadas com cuidado para que sua estratégia de marketing não seja comprometida. Calma que elas são importantes mas nem por isso são super difíceis de serem realizadas. Decerto estamos aqui para te ajudar em tudo o que for preciso. Primeiramente vamos descobrir a importância de ter um domínio próprio e como escolher o domínio ideal para o seu site. Além disso nós vamos te explicar também como funciona um bom serviço de hospedagem.

Ao terminar de ler esse texto você estará pronto para colocar a mão na massa e começar hoje mesmo a desenvolver o site da sua empresa.

Domínio próprio x hospedagem de site: qual a diferença?

Antes de mais nada vamos explicar o significado de cada um desses dois termos. A partir daí ficará mais fácil entender os próximos passos. O domínio é o “endereço” do seu site. Toda loja física, escritório, casa não possui um endereço? Somente por meio do endereço é possível chegar/encontrar o local desejado, correto? É exatamente assim que funciona com o domínio do site e é por isso que é tão importante ter um domínio próprio. Imagina o transtorno duas lojas/escritórios/casas com endereços iguais!?

Enquanto o domínio é o “endereço”, o serviço de hospedagem é o “imóvel”. Quando você vai montar sua loja ou seu escritório você tem a opção de comprar um imóvel ou alugar, certo?! É exatamente assim que funciona o serviço de hospedagem de site. É um “local” na internet onde seu site vai ser montado. Viu como é simples? Sem um domínio e sem um serviço de hospedagem não tem site. Por isso a escolha correta dos dois é tão importante.

Como escolher e registrar um domínio próprio e hospedagem de site

Sabendo que o domínio é o endereço virtual da sua marca você já sabe que é através dele que as pessoas vão conseguir acessar o seu site, certo?! Como encontramos um site na internet? Digitando o nome/endereço na barra de endereço do computador/celular ou qualquer dispositivo que esteja sendo utilizado para navegação na internet.

O domínio  de um site é dividido em três partes: nome (empresamaravilha), categoria (.com/ .org/ .gov) e por último o código do país (.br no caso do Brasil e .fr no caso da França, por exemplo). Para melhor visualização: “empresamaravilha.com.br”. Quando utilizamos .com temos um site comercial que pode atuar de forma nacional e internacional. Um site com .gov é obrigatoriamente um site governamental, assim como o .org é utilizado para determinar um domínio próprio de uma ONG ou outra organização sem fins lucrativos.


O que é um domínio próprio? A internet oferece a possibilidade de utilização de subdomínios gratuitos por meio da criação de sites em plataformas como o wordpress, por exemplo. Mas utilizando um subdomínio gratuito seu site ficaria (nome.wordpress.com.br), muito longo e pouco profissional. A saber para ter um domínio próprio é necessário realizar um registro no registro.br e realizar o pagamento de uma taxa anual. Existem taxas a partir de R$40,00.

Porque ter um domínio próprio?

Um domínio próprio passa mais credibilidade já que o nome da sua marca estará em destaque na hora de encontrar o site na internet. Basta digitar o nome na barra de endereços e lá estará você. Ademais essa característica gera também um melhor rankeamento em sites de busca e facilita a otimização de SEO. Desenvolver um site bem planejado faz com que a maior parte do tráfego venha das ferramentas de busca, por isso é importante escolher corretamente o domínio e registrá-lo.

O nome do seu domínio deve estar totalmente relacionado à sua marca, deve ser curto e de fácil memorização. Lembre-se também de simplificar a escrita para que não haja dúvidas na hora da digitação.

Do domínio próprio e hospedagem de site

Agora que você já sabe a importância do domínio próprio e já realizou seu registro é hora de partir pra próxima etapa. Escolher um serviço de hospedagem. O serviço de hospedagem será o espaço de armazenamento exclusivo do seu site dentro do servidor. Um site é formado por códigos, imagens e texto (além de outros arquivos multimídia) e por isso precisa de um espaço para ser armazenado.

Sem dúvida existem diferentes tipos de hospedagem e cada um delas possuem características e especificidades diferentes. Por isso é necessário que você estude bem como será feita a configuração do seu site e como ele será utilizado para então escolher o melhor serviço de hospedagem. Só para exemplificar: entre os modelos de hospedagem disponíveis estão: hospedagem compartilhada, VPS, hospedagem cloud e servidor de hospedagem dedicado.

Quer conhecer e entender melhor como funciona cada um deles? Só dar uma olhada no nosso texto totalmente dedicado ao serviço de hospedagem de sites. A Indicca também trabalha oferecendo um serviço próprio de hospedagem de site com equipe para suporte.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você