site para empresa
Construa agora mesmo um site para sua empresa
15/01/2019
Mostra de Móveis Ubá
Mostra de Moveis de Ubá e seu site
22/01/2019

Descubra como funciona um serviço de hospedagem de site

Por acaso você já leu algum dos nossos artigos sobre a importância de criar um site institucional para a sua empresa? Porque ter um site é possuir um canal de comunicação forte e eficaz com seu cliente. Vivemos em um mundo conectado em que as pessoas utilizam a internet o tempo todo para se divertir, se informar e também para comprar. Devido a essa alta conexão o site acaba se tornando um excelente aliado para alavancar seus negócios, estando à disposição do cliente 24h por dia, 7 dias na semana.

Portanto, neste artigo vamos falar sobre a hospedagem de um site. Você sabe como funciona este serviço e para que ele serve?

Entenda o que é a hospedagem para um site

Para que você tenha acesso a qualquer site, ele precisa primeiro estar disponível em um lugar que chamamos de servidor. Então o servidor é uma máquina (um computador) utilizada somente para fins de armazenamento e disponibilização de arquivos online, por meio da nuvem. Assim adquirir uma hospedagem, é basicamente, o ato de “alugar” um espaço dentro de um servidor.

Afinal o servidor abriga absolutamente todos os arquivos e dados necessários para que seu site funcione e tudo fica sempre disponível 24h por dia, 7 dias na semana. O responsável por manter tudo sempre funcionando é o provedor de hospedagem (a empresa da qual você adquiriu seu espaço no servidor). É o provedor quem transfere todo seu conteúdo do servidor para o navegador de quem visita seu site e também cuida para que você não sofra com ataques de pessoas mal intencionadas.

Cada vez que alguém digita o domínio do seu site em algum navegador, é como uma espécie de solicitação. Dessa forma o servidor “recebe essa solicitação” e o provedor libera os arquivos necessários para que o site se materialize na tela de quem fez o acesso. Tudo isso em fração de segundos.

Descubra como funciona a hospedagem de um site

Agora que sabemos exatamente o que é uma hospedagem de site, vamos entender como é o seu funcionamento. A hospedagem é uma etapa muito importante na criação de um site pois ela é uma das primeiras. Você até pode começar pela escolha do nome, do layout, das sessões, conteúdo e afins, mas nada disso será posto em prática antes que você contrate um provedor de hospedagem de site e adquira seu espaço em um servidor.

Em geral, as empresas provedoras disponibilizam uma série de pacotes com diferentes especificidades para hospedagem. Dessa maneira, você deve estudar as opções, verificar as suas necessidades e a partir daí realizar sua escolha. Então notou alguma semelhança com os serviços de armazenamento na nuvem? Pois eles são bem parecidos mesmo, a diferença é que aqui estamos falando de um serviço exclusivo para site.

Dicas de como escolher o melhor provedor de hospedagem de sites

Quer algumas dicas de como se planejar e escolher o serviço de hospedagem ideal para atender às suas necessidades? Porque o primeiro passo é planejar os mínimos detalhes e decidir exatamente como será seu site: você vai ter necessidade de contar com um banco de dados? Seu site será uma loja virtual? Então já consegue visualizar uma média do número de acessos mensais?

Todas essas perguntas norteiam sua média de transferência de dados e são importantes para encaminhar sua escolha de hospedagem. Por isso, não tenha medo de sonhar alto. É importante que seu site esteja pronto para crescer e é importante que você opte por um provedor que permita upgrades de planos. Portanto, durante a escolha aproveite também para comparar os benefícios oferecidos por cada provedor.

Muitos provedores oferecem pacotes de serviços extras que envolvem períodos de uso gratuito de domínio. Domínio é o endereço do seu site, aquele que as pessoas digitam na barra do navegador. Além do domínio eles costumam oferecer endereços de e-mail e bancos de dados. Veja se esses benefícios podem ser realmente úteis para sua empresa e leve-os em consideração na hora de fechar negócio.

Avalie também qual método de pagamento oferecido é o mais atraente para você. Existem planos de pagamentos mensais (todo mês), trimestrais (um vez a cada três meses), semestrais (uma vez a cada seis meses) ou anuais (uma vez por ano). Assim aproveite para programar os gastos de acordo com seus investimentos. Além disso os provedores oferecem descontos que costumam variar de acordo com o período pelo qual você vai utilizar os serviços de hospedagem para o seu site.

Por último mas não menos importante, lembre-se de verificar quais são os canais de suporte que estão disponíveis. Com serviços online os imprevistos podem acontecer nos momentos mais imprevisíveis, por isso é importante contar com canais de suporte diversificados e com pelo menos um deles disponível 24h.

Quais os tipos de hospedagem de site existentes?

Existem alguns tipos diferentes de hospedagem para site disponíveis no mercado: Hospedagem Compartilhada, VPS, Hospedagem Cloud e Servidor de Hospedagem Dedicado. Então é importante que você saiba que quanto maior o site, mais espaço no servidor ele vai demandar e isso vai nortear sua escolha. A menor modalidade, indicada para quem está começando é a Hospedagem Compartilhada.

A Hospedagem compartilhada é também a mais barata e popular. Neste caso seu site fica hospedado em um servidor que é compartilhado com outros clientes do seu provedor. Dessa forma todos os clientes em questão compartilham do mesmo disco rígido, capacidade de memória e outros. O custo é baixo, sua utilização é simples para iniciantes e  o servidor é pré-configurado.

Por outro lado, a Hospedagem Compartilhada pode sofrer frequentemente com picos det tráfego de dados e quedas do sistema. A Hospedagem de site VPS (Virtual Private Server) também é compartilhada mas aqui o provedor consegue alocar uma parte do servidor exclusivamente dedicada a você. Desse modo os recursos como memória e processamento serão de dedicação exclusiva e o tráfego de dados de outros sites não vão atrapalhar os seu.

A Hospedagem VPS é Ótima opção para site em expansão. Essa é uma opção um pouco mais cara que a compartilhada mas dependendo das suas necessidades, vale a pena. A Hospedagem Cloud é feita em um cluster de servidores. Os dados são todos replicados e caso algum desses servidores dê problema você é automaticamente redirecionado e não fica na mão.

A Hospedagem Cloud talvez seja a mais confiável atualmente.  Pois os recursos são disponibilizados para suprir suas demandas, você não fica na mão e paga apenas pelo serviço que utiliza. Por último vamos conhecer o servidor de hospedagem dedicada. Neste caso você vai possuir um servidor físico próprio e exclusivamente dedicado ao seu site. Isso significa 100% de autonomia com configuração e controle absoluto. O custo é mais alto mas dependendo do seu negócio, vale a pena.

Entre em contato com provedores de hospedagem para site, escolha o melhor para o seu negócio  e contrate agora mesmo!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você