Utilize a computação em nuvem a favor do seu home office

Atualizado em 26/05/2020
Por Pedro Henriques

Utilize a computação em nuvem a favor do seu home office

Atualizado em 26/05/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A computação em nuvem, termo originário do inglês “cloud computing”, é a possibilidade de acessar e executar arquivos, programas e outras tarefas pela internet. Na computação em nuvem você não precisa realizar qualquer tipo de instalação no seu computador. Toda e qualquer tarefa será realizada de forma totalmente online. Os dados não estarão em uma máquina específica, mas sim na rede.

Para utilizar os recursos da computação em nuvem é preciso apenas um computador, conectado à internet, um tablet ou até mesmo um celular. Você abre o navegador, realiza o login e pronto. Pode criar documentos, acessar arquivos salvos na nuvem, compartilhar com outras pessoas, realizar edições e desfrutar de uma infinidade de outros recursos. Em tempos onde o home office e o trabalho em trânsito ganham cada vez mais força, o cloud computing se mostra uma excelente solução.

Mobilidade e Compartilhamento

Mobilidade e compartilhamento são as características mais facilitadoras da computação em nuvem. O nome nuvem faz alusão ao fato de que seus documentos estão pairando pela rede. Eles não estão em uma máquina específica, mas sim em grandes servidores alocado em data centers, e por isso podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando um dispositivo conectado à internet. Você só precisa acessar o site do seu servidor e fazer o login.

Vamos entender melhor alguns dos recursos disponibilizados pela nuvem e como eles podem ser bastante úteis no seu dia a dia de trabalho.

Computação em nuvem: mais agilidade e mobilidade na sua rotina

A computação em nuvem oferece acesso rápido e pouco burocrático a uma grande variedade de recursos, a fim de facilitar sua capacidade de criação e inovação, para os seus negócios. Lançando mão da nuvem você será capaz de gerar recursos relacionados a serviços de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados, até Internet das Coisas, Machine Learning, Data Lakes, análises de dados e muito mais. Tudo isso de forma rápida e conforme suas necessidades.

Todos os serviços provenientes da nuvem podem ser acessados, configurados e utilizados em questão de minutos. Todas as preferências são maleáveis e se adaptam às necessidades específicas de cada negócio, podendo ser reconfiguradas a qualquer momento e possuindo grande capacidade de expansão e contração. Você tem a liberdade de experimentar e testar recursos e disponibilidades a fim de escolher a que realmente se encaixe nas suas necessidades e melhore a experiências dos clientes.

Computação em nuvem

Em termos de armazenamento, backup, criação e compartilhamento de arquivos, a computação em nuvem já se faz presente na vida de muitos. Um exemplo facilmente identificável da utilização da nuvem, para esses fins, é o uso do Google Drive e similares. O Google Drivepermite o armazenamento de arquivos de texto, foto, vídeo, áudio, planilhas, apresentações e outros. Além de armazenar você pode criar arquivos de texto, planilhas, apresentações e outros, diretamente na plataforma.

O Google Drive ainda permite que você compartilhe esses arquivos com outras pessoas e escolha se ela poderá apenas visualizar, comentar ou editar. São recursos da computação em nuvem que permitem a execução de tarefas em equipe mesmo à distância, quando você utiliza o compartilhamento com permissão para edição, por exemplo. Além disso ele facilita o trabalho em trânsito permitindo que você salve arquivos no servidor e realize o acesso em qualquer lugar.

Office 365

Você conhece o Office 365? É um produto desenvolvido pela Microsoft, baseado na computação em nuvem e que possui relação direta com o pacote de aplicativos Office que conhecemos e utilizamos há muitos anos. A grande diferença do Office 365 para o pacote Office tradicional é que o 365, por meio da tecnologia em nuvem, dispensa a instalação de qualquer tipo de programa para sua utilização. O Office 365 funciona de maneira completamente online, por meio da assinatura de planos mensais ou anuais.

O Office 365 permite a criação e edição de textos, planilhas, apresentações de slide entre outros. Ele também te dá a opção de compartilhamento do arquivo criado com outras pessoas. Ao contratar os serviços do Office 365 você também tem a opção de realizar a instalação de todos os programas em um dispositivo físico. Dessa forma você pode usufruir de todos os recursos estando offline. Os documentos criados offline podem ser sincronizados no OneDrive, dispositivo de armazenamento em nuvem da Microsoft.


Utilizando esse recurso você continua produzindo offline caso haja algum problema com a internet, por exemplo. Depois é só disponibilizar na nuvem para acessar de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo sempre que desejar.

Nunca mais perca seus arquivos utilizando a nuvem

Você já deletou algum arquivo do computador sem querer? Já perdeu um pendrive ou teve um HD com arquivos importantes danificado? Já perdeu documentos importantes porque sua máquina foi hackeada ou danificada por uma queda de energia ou algo do tipo? Só quem já passou por situações como essas sabe a dor de cabeça e o prejuízo que são causados com a perda de qualquer arquivo importante.

A computação em nuvem é a solução para os seus problemas. Utilizando o backup na nuvem você não será mais refém do acaso e nem de equipamentos que podem ser danificados ou corrompidos a qualquer momento. Fazer backups em dispositivos físicos de armazenamento como HD’s externos, por exemplo, demandam tempo, dinheiro para compra dos equipamentos, estrutura para armazenamento e segurança dos mesmos, além de manutenção.

Utilizando computação em nuvem

Ao utilizar a nuvem você elimina o gasto de tempo, já que os backups podem ser feitos de forma automática, elimina a necessidade de compra de equipamentos, de estrutura para armazenamento e de manutenção. O gasto com dinheiro vai depender da sua demanda por memória. Os planos de backup na nuvem são divididos, de forma geral, por capacidade de armazenamento e alguns recursos extras que variam de servidor para servidor.

Se sua demanda por armazenamento for pequena você provavelmente pode começar com algum plano gratuito. Conforme sua demanda aumenta você pode realizar upgrades. Escolha um servidor e um plano, realize as configurações necessárias, incluindo a periodicidade de sincronização automática dos seus arquivos, e desfrute de todos os benefícios do backup na nuvem.

Esteja seguro e sempre um passo à frente

A computação em nuvem além de ágil e econômica, também é muito segura.Isso porque as empresas que administram os servidores, onde seus arquivos estão alocados, utilizam diversas tecnologias de segurança da informação combinadas. A criptografia é exemplo de uma das camadas de segurança da nuvem. Além disso seus arquivos são copiados e distribuídos em mais de um servidor. Ataques hackers e crackers são dificultados nesse cenário.

A computação em nuvem ainda permite a utilização de recursos relacionados à inteligência artificial e à Internet das Coisas. Você pode automatizar sistemas de infraestrutura, gerenciamento de dados e prestação de serviços. A computação em nuvem é a grande aliada do conforto e da dinamicidade.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Utilize a computação em nuvem a favor do seu home office.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This