Computação em Nuvem e Segurança de TI

Tudo sobre computação em nuvem e segurança da informação

Atualizado em 11/02/2020
Por Pedro Henriques

Tudo sobre computação em nuvem e segurança da informação

Atualizado em 11/02/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A computação em nuvem é uma tecnologia que já não é mais novidade no mercado de informática. Aliás a computação em nuvem gera segurança da informação. De uma forma ou de outra todos nós já utilizamos os recursos da nuvem no nosso dia a dia. Portanto o fato de conseguirmos acessar nossos e-mails a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, se deve à computação em nuvem. E esse é apenas um exemplo dos mais básicos sobre a nuvem. Google Drive e o Office 365 são outros exemplos.

Decerto podemos definir a computação em nuvem como: uma tecnologia que permite a distribuição e a utilização de uma série de recursos e serviços informatizados, sem a necessidade da instalação de programas. Servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência. Tudo é executado de forma online e é essa característica, aliada a ausência da necessidade de instalação, que remete à nuvem. Assim, todas as inovações de mercado disponíveis de forma rápida, com recursos flexíveis e promovendo economias em diferentes escalas.

Computação em nuvem e segurança da informação

Sobretudo quando você não precisa instalar arquivos, baixar dados, nem armazenar informações no seu pc, você economiza tempo e capacidade de memória. Ao contratar os serviços de computação em nuvem você vai escolher, entre os planos oferecidos pela empresa prestadora, o pacote que seja compatível com as necessidades da sua empresa. Dessa forma você vai pagar apenas pelo que for utilizar. Essa característica reduz custos operacionais e te permite direcionar os investimentos do seu negócio de forma estratégica.

Enfim, a dúvida que bate nesse momento é: se o programa que estou utilizando não está instalado na minha máquina, onde é que ele está?

Como funciona a computação em nuvem?

Em resumo, os programas, dados e qualquer tipo de arquivo acessados “na nuvem” estão armazenados em uma rede de servidores virtuais (alocados em grandes datacenters). Esses servidores são administrados e monitorados 24h por dia pelas empresas especializadas e prestadoras de serviços em nuvem. O monitoramento por pessoas especializadas deixa todo o processo muito mais seguro. Portanto, o único trabalho que o usuário tem é escolher o plano de serviços ideal para atender às suas necessidades, criar um login e uma senha e pronto.

Dessa forma basta começar a usufruir da comodidade da computação em nuvem a qualquer momento e em qualquer lugar. Basta um dispositivo (celular, tablet, computador) conectado à internet.

Benefícios da computação em nuvem

A computação em nuvem permite a utilização de uma série de recursos de forma simples, rápida e barata. Dessa forma são muitos os benefícios que a nuvem oferece ao usuário: segurança, mobilidade, custo benefício e diferentes funcionalidades de uso.

Segurança e confiabilidade (Computação em nuvem e segurança da informação)

Quando você utiliza a computação em nuvem para criar, compartilhar e guardar seus arquivos, você está eliminando uma série de riscos da sua lista de acontecimentos indesejados. Se seu computador for danificado por qualquer motivo ou se sofrer um ataque ransomware, por exemplo, seus dados estarão intactos na nuvem. A possibilidade de backup na nuvem também te deixa muito mais seguro.

As empresas prestadoras do serviço são responsáveis por grande parte da segurança dos seus dados. Cabe a eles manter os servidores protegidos e seus arquivos/programas copiados de maneira estratégica. Mas é importante também que você utilize conexões de acesso seguras e mantenha seus dispositivos atualizados.

Mobilidade e aumento na produtividade

A computação em nuvem é desenvolvida e funciona de forma integralmente online. Isto é, o único pré requisito para sua utilização é o acesso à internet. Essa característica proporciona 100% de mobilidade e permite que os programas e arquivos sejam acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Nesse sentido, empreendedores que não possuem um local fixo para trabalho e precisam se deslocar para atender clientes tiram grande proveito dessa característica.

Mas é possível usufruir dos benefícios da mobilidade independente do porte do negócio em questão. Empresas podem permitir que funcionários trabalhem à distância em determinadas situações e no caso das empresas com mais de uma sede, as videoconferências permitem reuniões à distância com presença de 100% da equipe. Além disso há também a possibilidade da criação de arquivos compartilhados que facilitam o trabalho colaborativo e do compartilhamento de documentos com qualquer pessoa (cliente/equipe).

Ao compartilhar documentos você pode permitir que o destinatário apenas visualize, faça comentários ou edite o arquivo. Em suma, essa característica é ótima para trabalhos que precisam ser realizados em grupos ou quando você precisa de uma opinião rápida e objetiva de alguém que está longe.

Custo benefício (Computação em nuvem e segurança da informação)

A computação em nuvem vai te permitir direcionar os investimentos de forma estratégica, já que não será necessário gastar rios de dinheiro com equipamentos de armazenamento, segurança de servidores e coisas do tipo. Ao adotar o hábito de utilizar programas em nuvem e fazer backup dos seus documentos da mesma forma, você não vai precisar se preocupar com espaço físico.

O uso equilibrado da memória dos computadores ainda vai aumentar o tempo de vida útil dos mesmos. A capacidade de armazenamento da nuvem é completamente adaptável às necessidades de quem utiliza. Se você contratou um pacote com memória X e mais tarde sentiu necessidade de aumentar, basta entrar em contato com a empresa prestadora de serviço e fazer o upgrade no seu pacote.

Os serviços viabilizados pela computação em nuvem podem ser escolhidos de acordo com as necessidades da empresa e você só paga por aquilo que utilizar. Da mesma forma que é feito com a capacidade de armazenamento você pode, a qualquer momento, acrescentar novos programas e funcionalidades ou retirar aqueles que não usa mais.

Diferentes funcionalidades e formas de uso

Além de armazenar, compartilhar e fazer backup a computação em nuvem tem diversas outras funções que podem e devem ser exploradas no dia a dia da sua empresa. Por meio da computação em nuvem é muito mais fácil criar, implantar e dimensionar aplicativos (web, dispositivos móveis e API). O custo é reduzido e torna mais viável a realização de testes. Lembrando que a infraestrutura da nuvem pode ser ampliada e reduzida a todo tempo.

A inteligência artificial está diretamente ligada à computação em nuvem já que funciona por meio dela. Utilizando recursos da inteligência artificial seu trabalho terá muito mais automação, precisão e resultado. Através da inteligência artificial é possível gerar uma série de aperfeiçoamentos envolvendo ferramentas de análise estatística e de métricas. A inteligência artificial permite ainda que os dispositivos conectados “aprendam” e dessa forma otimizem seus desempenhos.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Tudo sobre computação em nuvem e segurança da informação.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This