Recuperação após Desastre! Já pensou nisto?

Atualizado em 06/07/2012
Por Pedro Henriques

Recuperação após Desastre! Já pensou nisto?

Atualizado em 06/07/2012
Por Pedro Henriques
Recuperação após Desastre

Recuperação após Desastre! Já pensou nisto? Quando ou como ocorre um desastre? Difícil responder, mas podemos cuidar para estarmos preparados, principalmente se estamos em condição de risco.

Como estamos em CONTEXTO DE TI, qual o tamanho do risco de perder as informações, os dados e tudo que está no computador?

Os equipamentos elétricos estão sempre vulneráveis, sobretudo quando estamos falando também de um computador que sofre com ataques de vírus e falha mecânica dos componentes. O risco de interrupção é inerente ao funcionamento e pode ocorrer.

O que pode ser feito para evitar a PERDA de informações?
        – Backup diário e Teste de Restore periódico;
        – Retirar a cópia de segurança do ambiente físico do servidor, preservando para qualquer ocorrência;
        – Mais sofisticado: pode-se criar um espelho ON LINE e o tempo de recuperação será muito menor;
        – Uma condição extra seria ter no servidor um espelho ON LINE em outro local físico.
O certo é sempre pensar o quanto será prejudicial a condição de funcionamento e continuidade do negócio diante de uma falha ou ocorrência de uma catástrofe. Pensar em como é simples se preparar para evitar ou minimizar um transtorno para recuperar a condição funcional e estarem todos os dados à disposição e em produção.
Recuperação após Desastre

Recuperação após Desastre! Já pensou nisto?

A Equipe INDICCA.COM tem trabalhado muito neste tema, com laboratório para diversas ferramentas, com testes de restore sobre muitas condições e ainda com a condição avançada de HOSPEDAR SERVIDORES ESPELHOS com todo o ambiente do cliente. A atuação vai de gestão das cópias de segurança de forma remota, como testes rotineiros de RESTORE, validando o processo. Também com gestão dos servidores em COLLOCATION no laboratório com acompanhamento minucioso de SINCRONISMO com o servidor em produção no cliente.
A conclusão é que precisamos reduzir o tempo de espera dos usuários para recuperar a condição de trabalho e evitar grandes prejuízos com as interrupções, seja por acidente devido a fadiga dos equipamentos ou por ataques de malwares. O processo de produção da empresa não pode parar!
Fique à vontade em navegar pelo blog, você vai encontrar muita informação!
 
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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