Mostra de Móveis Ubá
Mostra de Moveis de Ubá e seu site
22/01/2019
Mostra de Móveis de Ubá
Mostra de Móveis de Ubá e as oportunidades
29/01/2019

Internet das coisas e inteligência artificial: descubra os avanços tecnológicos

São tantos os avanços tecnológicos que ocorrem na nossa sociedade, que acaba ficando difícil acompanhar todos ao mesmo tempo. Você já ouviu falar na internet das coisas? Sabe como ela funciona e qual é a sua relação com a inteligência artificial? Enfim, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Apesar de um nome pouco familiar, o termo Internet das Coisas, tradução literal do inglês (IoT), é usado para descrever o cenário onde diversos objetos que usamos no nosso dia a dia estão ligados à internet. Assim, ao longo deste artigo você vai entender melhor o real significado de toda essa conexã.o.

Qual a importância de tantos avanços tecnológicos para a sociedade e a vida cotidiana? Essa onda de conexão é realmente necessária? Então, vamos analisar tudo isso juntos.

Avanços tecnológicos e a “internet em todas as coisas”

Pelo que já explicamos acima, “internet em todas as coisas” pode ser a tradução perfeita para o termo Internet of things (IoT). Mas independente do nome que é dado, a verdade é que os avanços tecnológicos estão sendo sendo cada vez mais incorporados ao nosso dia a dia à medida em que o tempo avança.

Então pense no número de eletrônicos que nós utilizamos diariamente para acessar a internet. Tablet, celular, computador de mesa e notebook são os primeiros que vêm à mente. Além destes, existe ainda um extensa lista de equipamentos específicos que se conectam à internet para desempenhar suas funções.

Pense nas câmeras de segurança, por exemplo. Os modelos mais modernos são ligados à internet para permitir que o usuário monitore sua casa ou estabelecimento à distância e em qualquer hora do dia. As Smart TVs, por exemplo, são aparelhos, mais modernos, são diretamente conectados à rede wifi e acessam sozinhos alguns aplicativos.

Com acesso direto à internet as Smart TVs não precisam ser ligadas a computadores ou smartphones para acessar aplicativos como Netflix, Youtube e Spotify.

Portanto, essa é a Internet das Coisas inserida na nossa rotina diária por meio de diversos avanços tecnológicos. Videogames, geladeiras, máquinas de lavar, fornos microondas, termostatos, alarmes de incêndio, sistemas de som e uma infinidades de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que se conectam à internet.

A realidade por trás de tantos avanços tecnológicos

São tantos os avanços tecnológicos e é tão grande a variedade de equipamentos de uso diário que se conectam à internet, que é normal que a gente pare para pensar se tudo isso é realmente necessário. A resposta é sim: aparelhos eletrodomésticos com acesso à internet, por exemplo, podem ajudar a facilitar muito nossa rotina. A conectividade presente em equipamentos do tipo, servem para que torná-los mais eficientes e inteligentes.

A geladeira ligada à internet por exemplo, é capaz de identificar alimentos que estão faltando e emitir mensagens em sua porta. Dessa maneira você não precisa abrir para ficar olhando e também não tem uma surpresa desagradável. Porque você pode também pesquisar receitas direto no aparelho. Assim, um simples eletrodoméstico que graças aos avanços tecnológicos, acaba se tornando capaz de facilitar e agilizar algumas tarefas diárias.

Entendeu como a internet das coisas atua na nossa vida? Muitos desses recursos nós utilizamos há tempos e nem nos damos conta, como no caso das Smart TVs. Dessa maneira, a internet das coisas se torna mais interessante ainda quando conecta os aparelhos uns aos outros. Além disso, imagine que bacana a geladeira enviar para o seu celular um lembrete de que determinado alimento está em falta!

Portanto, agora além de não precisar abrir a geladeira, você também não precisa nem estar em casa para saber o que falta. Então, se está na rua já vai direto ao mercado. Graças aos avanços tecnológicos essa facilidade não é mais sonho, é realidade! Já ouviu falar de casas automatizadas ou inteligentes? Não é filme de ficção, é o “futuro” diante dos nossos olhos.

Avanços tecnológicos: internet das coisas, nuvem e inteligência artificial

Está entendendo o quão interessante pode ser a internet das coisas? E olha que falamos apenas da inserção desses avanços tecnológicos na rotina doméstica. Mas saiba que eles também contemplam uma série de áreas profissionais que se beneficiam muito dessas facilidades. O que muitas pessoas não percebem é que apesar de a grande vantagem da internet das coisas ser o poder de conectividade, ela não reina absoluta sem a integração com outras tecnologias.

O que muitas pessoas não percebem é que apesar de a grande vantagem da internet das coisas ser o poder de conectividade, ela não reina absoluta sem a integração com outras tecnologias.

A computação em nuvem, por exemplo, nossa velha conhecida, é uma grande aliada da internet das coisas. O uso da nuvem facilita o armazenamento dos dados dos “objetos inteligentes”, que são coletados por meio da conexão com a internet. Aliás uma coisa que não pode faltar nesse mundo regido por avanços tecnológicos é a segurança. Em uma casa inteligente, por exemplo, o tráfego de dados realizado por meio da internet é absolutamente extenso.

Esse grande volume de informações não podem circular em situação de risco.Por isso, é importante que os dados sejam protegidos a fim de evitar ataques cometidos por pessoas mal intencionadas. A computação em nuvem garante privacidade e segurança dos dados gerados pela internet das coisas. Essas segurança é garantida por meio de tecnologias como a criptografia, por exemplo. Então a nuvem garante a realização de backups e é capaz de recuperar dados perdidos em caso de falha das máquinas.

Os acessos remotos, realizados pelo poder de conectividade de um aparelho com o outro, por exemplo, também são proporcionados pela computação em nuvem. Por isso, a nuvem é a grande responsável pela automatização e pela acessibilidade remota da internet das coisas.

A inteligência artificial vem para integrar essa série de avanços tecnológicos que estão cada vez mais inseridos em nosso cotidiano.

Por meio dela, é possível gerar uma série de aperfeiçoamentos a partir das ferramentas de análise estatística e das métricas. A inteligência artificial permite ainda que os dispositivos conectados “aprendam” e dessa forma otimizem a análise de dados.

Um dos principais conceitos de inteligência artificial que se aplica à internet das coisas é o de “agente racional”. Por meio de sensores, o agente é capaz de perceber seu ambiente e dessa forma pode agir por meio dos atuadores. Em suma, a inteligência artificial quando aliada à internet das coisas, permite o aperfeiçoamento dos serviços, a criação de novos modelos de negócios, maior lucro e eficiência.

A inteligência artificial pode se aplicar principalmente às áreas profissionais que usufruem dos avanços tecnológicos e das facilidades proporcionadas pela internet das coisas.

Então antes de encerrar vamos conhecer algumas das áreas que se beneficiam da dinamicidade proporcionada pela internet das coisas?

  • Agropecuária: sensores que informam sobre diversas condições como: temperatura, umidade do ar e do solo, possibilidade de chuva e diversas informações que são essenciais para que o plantio seja realizado e cuidado da melhor maneira. É possível ainda conectar sensores aos animais e obter diversas informações que vão desde a sua localização até seu histórico de vacinas.
  • Lojas: já ouviu falar em prateleiras inteligentes? Elas são capazes de informar quais itens estão acabando e qual produto sai menos. Dessa maneira é possível saber o que precisa de reposição e o que deve entrar em promoção, por exemplo. É possível ainda realizar estratégias de venda sabendo os horários de maior saída de determinados produtos.
  • Hospitais e clínicas: dispositivos que quando conectados aos pacientes conseguem medir batimentos cardíacos ou pressão sanguínea e  envia os dados coletados em tempo real para o sistema por onde o médico realiza o monitoramento.
Viu só como os avanços tecnológicos proporcionados pela internet da coisas é extremamente útil e facilita o nosso dia a dia dentro e fora de casa?!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você