FEMUR 2018 – Começou a feira do Polo Moveleiro de Ubá e Região
28/02/2018
FEMUR 2018 – Terminou ou Começou uma nova temporada?
06/03/2018

Por que o Backup na Nuvem é importante para sua empresa

No artigo de hoje, nós vamos esclarecer alguns pontos sobre o tão falado backup na nuvem. Antes de mais nada você sabe do que se trata o backup na nuvem? Pois bem, vamos lá. Primordialmente o  backup na nuvem (ou cloud backup) consiste em copiar todos os dados e arquivos armazenados em seu computador para um local externo. Faz por causa de mantê-los em segurança.

Por que o Backup na Nuvem é importante para sua empresa

Você inclusive já deve conhecer o backup tradicional, feito por meio de cd’s, pendrives ou hds externos. De fato a diferença deste para o backup na nuvem, é que, na nuvem, os dados são salvos em servidores remotos, através da internet. Aí você se pergunta: e qual é a vantagem em ter meus dados salvos online?

Bom, quando seus dados estão salvos através do backup na nuvem, ou seja mesmo que seus dispositivos físicos sejam danificados ou até mesmo roubados, os arquivos permanecem em segurança. Seus documentos, salvos online, ficam protegidos também por empresas especialistas em segurança e manutenção de dados.

Ataques Cibernéticos e backup na nuvem

Você já sofreu ou ouviu falar em alguém que tenha sofrido um ataque cibernético? O ataque cibernético é um mal do mundo tecnológico e pode afetar qualquer pessoa que lide com computadores e armazene neles dados e documentos importantes.

 

“Tudo bem. Mas o texto não era sobre backup na nuvem?” Você deve estar se perguntando neste exato momento. Sim. Antes de mais nada é um texto sobre backup na nuvem. E sim, com toda a certeza,  utilizando o backup na nuvem você pode evitar maiores problemas caso sofra um ataque cibernético. Uma coisa não vai impedir a outra de acontecer, mas, em outras palavras,  pelo menos você não terá dores de cabeça para recuperar seus arquivos que foram “roubados” durante o ataque.

 

Só para exemplificar veja a experiência de Pedro. Um jovem empresário de 28 anos sentiu na pele, durante um ataque cibernético, as consequências de não utilizar o sistema de backup na nuvem como forma de proteção de dados. Em síntese, perdeu todas os dados. Isto é os dados do computador foram criptografados e ele não tinha uma cópia de segurança em outro ambiente, muito menos na nuvem.

 

A ausência do backup na nuvem te torna vulnerável

 

Pedro tem 28 anos e há três anos comanda um escritório de advocacia. Ao longo dos anos ele acumulou diversos documentos de grande importância. São documentos tanto da própria empresa quanto de seus clientes. Em suma a cada dia que passa, o volume de dados que Pedro precisa armazenar só aumenta.

 

Apesar de ser jovem e estar sempre antenado com as tecnologias disponíveis no mercado, Pedro, por pura comodidade e alegando “falta de tempo”, nunca parou para pensar em qual seria a maneira mais segura e eficaz de salvar seus arquivos e mantê-los em segurança. Já havia ouvido falar algumas vezes no backup na nuvem mas nunca deu atenção.

 

Para ele, comprar uma máquina com grande capacidade de armazenamento e um bom hd externo pareceu a melhor alternativa. Apesar de já ter ouvido falar diversas vezes dos perigos oferecidos pelos ataques cibernéticos e também da vulnerabilidade causada pelos hardwares físicos, susceptíveis a danos e falhas humanas, Pedro preferiu arriscar.

 

Sem Duvida, durante dois anos a estratégia do empresário funcionou perfeitamente. Pedro fazia backup dos documentos para o hd a cada três meses e nunca havia tido problema com armazenamento. Até que no último ano, enquanto realizava mais um de seus backups, passando arquivos do pc para o hd, ele foi surpreendido com uma pane no sistema.

 

Pedro foi vítima de um hacker que se infiltrou em seu sistema da maneira mais tradicional possível: através de um simples e-mail comercial. Com o “vírus” instalado no sistema, o hacker esperou até que os documentos que lhe interessavam fossem movimentados para entrar em ação. Quando Pedro conectou o hd no pc, todos os seus arquivos foram colocados à disposição do malfeitor.

 

Os documentos foram sequestrados e o empresário teve que arcar com uma grande quantia para tê-los novamente. Um grande susto e muitas dores de cabeça.

 

Descubra o quão vantajoso é o backup na nuvem

 

Passados os transtornos sofridos com o ataque cibernético. Depois que sofreu com a perda, Pedro resolveu pesquisar mais sobre backup na nuvem a fim de adotá-lo como forma de proteção para seus documentos. Durante suas pesquisas, ele leu sobre as diversas vantagens e da importância de se adotar o backup na nuvem para a sua empresa.

 

Flexibilidade

Através do backup na nuvem é possível realizar backups automáticos. Afinal sincronizam e atualizam constantemente os dados salvos. Dessa maneira, toda vez que um documento novo é salvo no pc, ele não demora muito para estar seguro online.

Essa característica dispensa o uso de hardwares físicos que além de ocuparem espaço, podem ser danificados, perdidos ou roubados com facilidade.

 

Acessibilidade

O backup na nuvem permite que seus documentos salvos online, sejam acessados a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. E para isso você não precisa carregar vários equipamentos, basta um computador/ celular/ tablet ou um equipamento semelhante com acesso à internet.

 

Custo acessível

Flexível e capaz de atender empresas de todos os portes. Visto que  o backup na nuvem também consegue ser acessível. O investimento é proporcional à quantidade de recursos desejados. Os recursos, são absolutamente adaptáveis às necessidades de cada empresa.

 

Por fim tendo conhecimento sobre as vantagens do backup na nuvem, Pedro não teve dúvidas. Por consequência, Pedro percebeu de que precisava adotá-lo definitivamente em sua empresa. Ele não precisaria se preocupar com danos de hardwares físicos. Seus documentos seriam todos salvos automaticamente. Posto que é uma das características principais: independente de onde ele estivesse, o acesso aos dados seria possível, já que tudo está online.

 

Como contratar o serviço de backup na nuvem

 

Para utilizar o serviço, em primeiro lugar você precisa saber quanto de memória irá utilizar para armazenar seus dados. A partir daí você vai avaliar os planos disponíveis e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Ou seja serviço de backup na nuvem conta com diversos planos e preços.

 

Não fazer essa avaliação pode se tornar um problema grave. Você também deve prestar atenção na forma de envio de dados e se é possível realizar a sincronização com facilidade.

Por que o Backup na Nuvem é importante para sua empresa

Depois de escolher o plano, você deve definir qual será a periodicidade de sincronização automática dos seus arquivos. É de tal formar que esta etapa que garante a segurança dos seus dados. De fato é através da sincronização que os arquivos vão para  a nuvem.

 

Em conclusão escolha uma boa empresa que trabalhe com segurança de dados e tecnologia da informação. Ou seja que garanta a segurança da sua empresa. Em primeiro lugar seus dados são a garantia de sucesso do seu trabalho. Dê a eles a importância que merecem.

Backup Na Nuvem - Transformação Digital

 

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você