Perdeu HD Externo
Perdeu HD Externo e agora?
27/12/2016
Escritório na Nuvem, estudante como fazer?
25/01/2017

Armazenamento em nuvem. Leia aqui tudo o que você precisa saber

Até pouco tempo atrás, quando ainda não tínhamos internet, os dados ficavam confinados ao ambiente empresarial e acessados de forma direta. O primeiro degrau da evolução tecnológica, permitiu que eles fossem armazenados em Cartões Perfurados, depois Fitas Magnéticas, Disquetes, Discos Rígidos e agora o Armazenamento em Nuvem. 

Armazenamento em nuvem tem história e evolução tecnológica

O armazenamento na Nuvem ou Cloud Backup, veio para mudar este padrão, já que com esta tecnologia, não temos acesso físico aos dados, somente de forma digital, usando os recursos da WEB.

Esta mesma evolução permitiu que, com performance, pudéssemos chegar a condição atual, estar levando grande massa de dados para um ambiente onde a conexão da internet é menos rápida que as conexões físicas locais.

A tecnologia permitiu que os dados, mesmo em grandes volumes, pudessem ser acessados em pequenos pacotes, focados somente no que desejamos. Com isto, facilitou a eficiência e a migração para ambientes mais ajustados como smartphones.

Nos Smartphones ou Tablets, que hoje possuem capacidade de armazenamento próxima dos computadores, temos uma similaridade com as condições do início do século digital. Uma pequena porção do sistema, acessa a nuvem e carrega a aplicação, necessitando sempre de um canal estável de interligação entre o ativo e a base de dados na nuvem.

Eles não possuem 100% dos recursos de um computador, apenas uma semente, que, de forma inteligente, aproveita a qualidade da tecnologia e disponibiliza serviços, inteligência e suporte para diversas aplicações e conhecimentos.

Armazenamento em nuvem. Leia aqui tudo o que você precisa saber

Armazenamento em nuvem – Cloud Backup. Leia aqui tudo o que você precisa saber

Onde está a Nuvem?

A nuvem é na realidade um DATACENTER ou uma Central de Computadores com grande capacidade de processamento e armazenamento. O acesso é feito via endereço lógico (IP), sem a possibilidade de acesso físico.

Por que a Nuvem pode trazer eficiência e transparência aos processos?

Uma vez em nuvem, a disponibilidade dos dados é ampla, em qualquer ponto de conexão WEB. Tanto o acesso direto como compartilhado, é facilitado mesmo que as pessoas estejam fisicamente distantes. A eficiência está na aproximação de um CLICK, facilitando a comunicação e produção.

Por que contratar o serviço em nuvem é mais vantajoso do que investir em equipamentos?

Comprando equipamentos, sempre haverá o custo de manutenção e inovação tecnológica. Contratando o espaço em nuvem como serviço, os riscos e custos com inovação, deixam de existir. A contingência passa a ser sobre demanda e a inovação, um parâmetro natural de evolução do contrato.

Pensando que a modernização vem junto com a especialização, uma empresa que contrata como serviço, pode nesta condição, abrir mão de um corpo técnico e não mais desenvolver contingência e/ou administrar o planejamento de Recuperação de Desastres.

Que tipo de aplicação pode estar na nuvem?

Qualquer aplicação codificada, como por exemplo a Rede Social que é um ativo da Nuvem, 100% integrado. Muitos serviços de Bancos são complementados na nuvem, facilitando o acesso à conta sem precisar ir a agência física e enfrentar  filas.

Qual a segurança na nuvem?

A mesma segurança de qualquer ambiente, inerente as condições do usuário. As chaves, ou senhas de acesso, precisam estar no planejamento da Segurança da Informação.

É importante dizer que, na nuvem, não há a preocupação com a segurança física, acessos restritos e portas digitalizadas, já que todo acesso é feito remotamente.

Quais as preocupações com dados em nuvem?

Não há necessidade de se preocupar. Esta é uma das vantagens em contratar o serviço, já que as responsabilidade com a disponibilidade, integridade e acessibilidade, passam a ser do contratado, no caso, o Data Center.

Armazenamento em nuvem. Leia aqui tudo o que você precisa saber

 

 

 

Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você