Zabbix_e_monitoramento_de_rede__tudo_o_que_você_precisa_saber-Indicca

Zabbix e monitoramento de rede: tudo o que você precisa saber

Atualizado em 28/07/2020
Por michele indicca

Zabbix e monitoramento de rede: tudo o que você precisa saber

Atualizado em 28/07/2020
Por michele indicca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você conhece ou já ouviu falar na ferramenta Zabbix? Essa é uma ferramenta de monitoramento de rede que pode ser muito útil para manter sua empresa em segurança. O monitoramento de rede torna seus computadores menos propensos a sofrerem com ciberataques. Os ciberataques podem comprometer todos os seus trabalhos e documentos armazenados na rede. A internet é um local vulnerável e é importante que todas as empresas se preocupem com a segurança das máquinas ligadas em rede.

O monitoramento garante a integridade de documentos e dados, internos e de clientes, além de garantir um melhor andamento e execução dos projetos realizados pela sua equipe. O monitoramento de rede é realizado com a utilização de softwares de segurança e um deles é o Zabbix, que vamos apresentar neste texto. Vamos te mostrar como seu dia a dia pode ser extremamente facilitado e cheio de segurança utilizando a ferramenta de monitoramento Zabbix.

A importância do monitoramento de rede

Lendo a introdução deste texto você percebeu que o monitoramento de rede é importante para a segurança da sua empresa. Antes de descobrir o que é o Zabbix e monitoramento de rede e como ele auxilia nesse processo, você precisa saber de fato o que é a rede. A rede de uma empresa, por exemplo, é formada por um conjunto de computadores que funcionam em conjunto e que estão ligados à internet.

Podemos dizer que, quando falamos de monitoramento de rede, estamos falando no monitoramento do funcionamento dessas máquinas. Um conjunto de computadores que viabilizam o funcionamento de programas essenciais para o bom andamento dos negócios, além de armazenar documentos de grande importância.

As empresas que são altamente dependentes da tecnologia e realizam todos os seus processos de forma online costumam ter uma equipe de Tecnologia da Informação interna. A equipe de TI é responsável por manter o bom funcionamento da rede de computadores. Há também quem opte pela terceirização desse serviço, contratando empresas especializadas em suporte de TI.

Hoje podemos dizer, mais do que nunca, que investir em tecnologias adequadas ao segmento é sinônimo de investir em crescimento. A maioria da população consumidora está conectada e trazendo as formas mais variadas de consumo para o mundo conectado. As empresas que não se adequam se tornam obsoletas. É preciso investir em tecnologia da informação e consequentemente em estrutura de monitoramento que te dê segurança e viabilize seu crescimento.


Sabendo disso podemos falar sobre como é feito o monitoramento de rede e como funciona a ferramenta Zabbix.

Ferramenta Zabbix: por que é necessário?

O monitoramento de rede é um processo que mantém “sob vigia” todos os recursos disponíveis na rede de computadores. O monitoramento é feito em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa vigilância é responsável pela detecção de anomalias relacionadas à performance e à disponibilidade. Para que se realize o monitoramento são necessárias ferramentas adequadas e a Zabbix é uma delas.

Além de dificultar o comprometimento causado por ciberataques, a capacidade de prever a ocorrência de incidentes pode trazer vantagens para a área de TI. O monitoramento é capaz de alertar contra qualquer tipo de mal funcionamento que possa atrapalhar as atividades da rede. Essa característica é capaz de auxiliar em ações de manutenção preventiva e diminui as interrupções das atividades.

É a mesma lógica de quando você se sente mal e procura um médico no início dos sintomas. O tratamento na fase inicial de qualquer doença é mais simples e eficaz. Se você monitora sua rede e percebe o princípio de uma anomalia, você consegue corrigir antes que o andamento das atividades seja comprometido. Para que sua equipe consiga atingir as metas de produtividade é necessário que a rede esteja fluindo de forma tão natural quanto a própria eletricidade.

Disponibilidade da rede

Chamamos isso de disponibilidade. Para manter a rede sempre disponível é necessário possuir um controle de todos os componentes da sua infraestrutura. É preciso compreender as aplicações e os serviços prestados pela TI. Uma boa prática para disponibilidade de rede é capaz de vincular componentes de infraestrutura, aplicação e serviços, obtendo assim uma visão clara de toda a malha de TI e suas particularidades. Esta visão traz agilidade na hora de resolver eventuais problemas, reduzindo assim os tempos de indisponibilidade. A ferramenta de monitoramento de rede Zabbix permite essa ampla visualização.

O Zabbix trabalha com uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Todo monitoramento realizado através do Zabbix pode ser visualizado por meio de listas, mapas, gráficos e outros formatos. O Zabbix ainda possibilita a realização do monitoramento remoto em caso de empresas que tenham mais de uma sede por exemplo. Toda a conexão é feita de maneira segura e criptografada a fim de garantir a privacidade e integridade dos dados monitorados.

Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação: SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos. A ferramenta permite a extração dos dados monitorados de forma simplificada. Esses dados podem ser utilizados em tomadas de decisões como a projeção de investimentos futuros, por exemplo.

Como funciona o monitoramento Zabbix

O Zabbix permite monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos e também conta com funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados). Sabendo disso vamos conhecer os principais módulos do sistema de monitoramento Zabbix.

  • Zabbix Server: neste módulo o Zabbix coleta dados para monitoramento com e sem agentes. São emitidos alertas visuais através de sistemas de e-mail e SMS, quando alguma anormalidade é detectada. Dessa forma o histórico do monitoramento é mantido em bancos de dados gerando gráficos, painéis de acompanhamento e slides que expõem as informações de forma alternada. Uma limitação encontrada é que o Zabbix Server está disponível apenas para sistemas Unix ou Linux.
  • Zabbix proxy: aqui o Zabbix coleta informações parciais e envia para o Zabbix Server. Essa é uma arquitetura ideal para quem deseja um monitoramento distribuído, além de ser muito útil para: coletas conjuntas em redes distintas, trabalho com ponto de recuperação e resistência em casos de instabilidade e diminuição da carga do Zabbix server.

Zabbix Agent: o Zabbix Agent é instalado diretamente nos hosts, permitindo a coleta de métricas específicas de sistemas operacionais como CPU e memória. Por meio desse módulo é possível também realizar a coleta de métricas personalizadas usando scripts ou programas externos. Essa personalização permite a coleta de métricas complexas e a realização de ações diretamente no Zabbix Agent. O Zabbix Agent está disponível para Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, OS X, Tru64/OSF1, Windows NT, Windows Server, Windows XP e Windows Vista.

michele indicca, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Zabbix e monitoramento de rede: tudo o que você precisa saber.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This