Firewall Segurança de Redes
Você conhece o Firewall? Um excelente mecanismo de segurança de rede
29/10/2019
Computação em Nuvem
Tudo que você precisa saber sobre a computação em nuvem (cloud computing)
12/11/2019

Porque o monitoramento de rede é importante para a sua empresa?

Monitoramento de rede Indicca

O monitoramento de rede vai, basicamente, garantir a segurança informacional da sua empresa. Com efeito, a partir desse monitoramento os dados, tanto seus quanto dos seus clientes, estarão menos propensos a sofrer algum tipo de ataque.

Mas quando falamos em monitoramento de rede estamos falando em monitorar o quê exatamente? Principalmente estamos nos referindo a um conjunto de computadores ligados à internet e executando programas a fim de garantir o bom andamento e a execução dos projetos referentes ao seu negócio.

Pois hoje em dia todo tipo de negócio lida com redes não é mesmo!? Assim como uma loja de móveis, por exemplo, precisa de computadores para realizar o controle de estoque, o controle financeiro, cadastro dos clientes e uma série de outras funções burocráticas e referentes ao negócio. Bem como uma loja de calçados, um consultório médico e diversos outros empreendimentos.

Contudo você percebeu que citamos uma série de atividades distintas, mas realizadas pelo computador? Isto é são necessários uma série de programas diferentes. Cada um voltado para a realização de uma tarefa específica. Em síntese, essa característica, comum a um número crescente de setores, demanda investimento em infraestrutura de tecnologia da informação.

Nesse sentido, investir em tecnologia da informação não significa investir apenas em equipamentos caros e de última geração. Investir em TI também é investir em segurança para gerar uma economia a longo prazo. Logo que o monitoramento de rede é justamente uma forma eficaz de economizar a partir da prevenção danos e perdas.

Para que serve ?

Nesse sentido partindo do entendimento que a rede envolve todos os processos tecnológicos capazes de manter um negócio funcionando, podemos dizer que o monitoramento de rede serve para garantir suporte a todos os processos e fluxos vitalícios dos negócios. Esse suporte atua minimizando riscos e mantendo todos os processos em segurança.

Por certo o monitoramento de rede é capaz de medir em tempo real, 24 horas por dia, todos recursos das redes de computadores. A partir dessa medição são detectados as eventuais anomalias de performance e disponibilidade do sistema. Entendeu a vantagem? Quando nos sentimos mal e procuramos ajuda médica logo nos primeiros sintomas o tratamento não é muito mais rápido e eficaz?

Por analogia, a mesma lógica serve para a rede. Se uma ameaça à rede é detectada antes de ser executada, ou antes de chegar à sua atuação final, ela é destruída e não chega a causar grandes danos. Ou seja, se alguma anomalia no sistema é percebida em seu estágio inicial, ela pode ser reparada antes de comprometer o andamento das atividades.

Por onde começar a implementação?

Visto que manter um sistema de monitoramento de rede funcionando pode parecer desafiador em muitos casos, mas quando utilizamos as ferramentas corretas todo o processo flui mais facilmente. Da mesma forma você pode começar a implementação a partir da estruturação da infraestrutura de TI.

Afinal se você possui uma empresa de médio a grande porte, é possível que tenha pelo menos um gestor de TI presente no dia a dia da empresa. Mas se seu negócio é pequeno você pode terceirizar esse serviço tranquilamente, já que manter mais um funcionário demanda mais equipamento, espaço físico entre outras burocracias. Existem empresas especializadas em terceirização de serviços de tecnologia da informação.

Inegavelmente o gestor de TI será responsável por visualizar de forma clara e detalhada (monitorar) toda a parte de infraestrutura da empresa. Aliás a intenção é a mesma do monitoramento de rede: verificar a presença de eventuais anomalias. Entretanto, depois de estruturado o setor de TI e implementada a cultura de monitoramento de infraestrutura, é hora de dar atenção às aplicações.

Monitorar Aplicações

Certamente, Monitorar as aplicações também é uma etapa crucial para o bom funcionamento da rede. Nessa etapa de monitoramento são coletados dados que formam indicadores e tornam explícita a experiência real de uso e acesso dos usuários. Essa experiência diz respeito à performance e à disponibilidade do sistema. Estes dados são críticos para a execução das rotinas e processos do negócio: componentes principais das fontes de receita das empresas.

A próxima camada que deve receber atenção dentro dessa preparação para a realização de um monitoramento de rede completo e efetivo é a camada de serviços e negócios. Neste momento você vai traduzir em operação todos os esforços realizados com planejamento e estratégia. Essa tradução é feita através de uma medição realizada com o auxílio de indicadores.

Durante o monitoramento dos serviços do negócio você vai realizar alguns monitoramentos específicos: estrutura de TI, aplicações, sistemas e base de dados. Nesse momento serão coletadas informações e alimentados os KPI’s (Key Performance Indicators ou Chaves Indicadoras de Performance).

Os KPI’s variam com base em diversos fatores de negócio. Com o monitoramento é possível estabelecer uma linha de coleta de dados capazes de alimentar indicadores de performance e disponibilidade do negócio. Tudo isso em tempo real. Você pode medir seu desempenho monitorando a satisfação dos clientes, por exemplo.

Utilize as ferramentas de monitoramento de rede a seu favor

Os passos citados anteriormente são excelentes estratégias para quem não sabe por onde começar a implementação do monitoramento de rede. São atividades básicas de monitoramento que auxiliam para um melhor rendimento dos negócios e tornam mais simples a tarefa de monitorar toda a rede.

E o mais importante é que você pode contar com o auxílio de ferramentas específicas para o monitoramento de rede. Uma dessas ferramentas é o Zabbix. Um software de monitoramento capaz de medir a disponibilidade e o desempenho dos componentes de infraestrutura da rede, das aplicações e gerar de forma automática os indicadores estratégicos.

Com a execução do monitoramento de rede por meio do Zabbix você poderá visualizar os resultados do monitoramento através de listas, mapas, gráficos e outros formatos. O Zabbix possibilita também o monitoramento de rede remoto, ferramenta ideal para empresas com mais de uma sede por exemplo. Essa modalidade permite ainda a configuração de alertas através de diversos meios de comunicação como SMS, e-mail e chamados em sistemas de helpdesk.

É possível também realizar um monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos. Tudo isso além das funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados). Tudo isso é realizado por meio de uma conexão feita de forma segura e criptografada, o que garante a privacidade e a integridade dos dados coletados.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você