Descubra como se prevenir do sequestro de dados
26/03/2019
Invista em Marketing de Conteúdo e aproxime-se do seu cliente
09/04/2019

Conheça a Zabbix: uma ferramenta de monitoramento de rede

Monitoramento de rede: você sabe do que se trata? Neste artigo você vai entender o que é uma rede, porque é preciso monitorá-la e qual a melhor maneira de fazer isso. Dessa maneira vamos apresentar a ferramenta de monitoramento de rede Zabbix e mostrar como seu dia a dia pode ser extremamente facilitado e cheio de segurança.

Então vamos começar descobrindo o que é a rede e qual a sua importância para os negócios. Decerto quando pensamos em negócios e empresas é impossível não pensar na utilização da internet ou de ferramentas tecnológicas para suporte. Visto que é basicamente dessa rede que estamos falando: um conjunto de computadores com acesso à internet e com programas fundamentais para o bom andamento dos negócios.

O setor de Tecnologia da Informação (TI) geralmente é o responsável por manter essa rede em funcionamento. Empresas que são altamente dependentes da tecnologia costumam contar com um setor de TI interno ou promovem a terceirização deste serviço para uma empresa especializada no assunto. Enfim quanto mais as empresas investem em tecnologias adequadas aos seus serviços e às suas necessidades, mais os negócios tendem a crescer.

Quanto mais os negócios crescem e quanto mais a posição de competitividade é aguçada, mais o investimento em novas tecnologias se faz necessário.

Este é um ciclo sem fim que demanda certo investimento em infraestrutura adequada e monitoramento de rede para que ela seja capaz de suportar todos os processos e fluxos de negócios. Dessa forma a Tecnologia da Informação se torna protagonista na evolução de muitos negócios.

Entendemos então que a rede da qual estamos tratando neste artigo envolve todos os processos tecnológicos que mantém um negócio em movimento: internet, ferramentas de suporte, programas de execução e outras tecnologias que dependem de computadores para serem executados e manter uma empresa funcionando a todo vapor.

Esse ecossistema é complexo e mantê-lo funcionando pode parecer desafiador. As tecnologias em rede são extremamente úteis mas também escondem diversos riscos que podem colocar todo o trabalho a perder num piscar de olhos. Pois o papel da TI e do monitoramento é minimizar estes riscos e manter tudo em segurança.

Porque realizar o monitoramento de redes?

O monitoramento de rede é responsável por analisar em tempo real, 24h por dia, 7 dias na semana, todos os movimentos realizados pelos computadores a fim de detectar toda e qualquer anormalidade que possam afetar seu desempenho. Esse monitoramento é feito por meio de ferramentas, entre elas o Zabbix, que apresentaremos mais à frente. O monitoramento de rede previne incidentes e auxilia o trabalho da TI.

Monitorar a rede é importante para auxiliar a sustentação dos negócios. Não espere sofrer um incidente grave para investir na segurança do seu negócio. Pois o monitoramento vai aumentar potencialmente a sua performance e sua disponibilidade, além de auxiliar na economia dos recursos. Não sabe o que significa “manter a disponibilidade” do seu negócio? Vamos te explicar.

Manter a disponibilidade é garantir que a rede esteja sempre fluindo de forma natural e contínua. Por isso é necessário controlar toda a infraestrutura da empresa, entender suas aplicações e quais são os serviços que necessitam da TI. Visualizar todos os processos de maneira uniforme agiliza a resolução dos problemas que venham a acontecer eventualmente e reduz o tempo que a rede ficaria indisponível.

Por isso, monitorar é manter disponível e garantir uma experiência melhorada para os clientes. Afinal se o monitoramento mantém a disponibilidade ele também é capaz de auxiliar numa melhor performance do seu negócio. É importante planejar e escolher a ferramenta de monitoramento pensando em tudo o que influencia na entrega final dos seus serviços.

Seu serviço está disponível com a performance desejada? O monitoramento da rede local é suficiente para a garantia de uma boa experiência aos clientes? Monitorar o tráfego auxilia na performance? Pense em tudo!

Outro ponto importante sobre o monitoramento é que a coleta dados realizada durante o processo é capaz de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Então são decisões que auxiliam tanto em simples otimizações de recursos quanto em justificativas de investimentos e aquisições.

Coletar dados sobre seu ambiente de negócios e usá-los para projetar o futuro é investir diretamente na empresa visando crescimento e lucro. Assim é vital investir em TI e ter informações para tomar decisões.

Conheça o Zabbix: uma ferramenta de monitoramento de rede

O Zabbix é um software de monitoramento capaz de realizar todas as tarefas que citamos anteriormente. Pois ele mede a disponibilidade e o desempenho dos componentes da infraestrutura de rede, das aplicações e gera indicadores estratégicos. É possível extrair dados da empresa e reuní-los para utilizar nas tomadas de decisões exemplificadas anteriormente.

Todo monitoramento realizado através do Zabbix pode ser visualizado por meio de listas, mapas, gráficos e outros formatos. O Zabbix possibilita ainda o monitoramento remoto em caso de empresas que tenham mais de uma sede por exemplo. Então a conexão é feita de maneira segura e criptografada a fim de garantir a privacidade e integridade dos dados coletados.

A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados.

Assim os alertas do sistema podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. Dessa forma existe ainda a possibilidade de configurar ações automáticas como o restart de serviços executados a partir de eventos.

ssim os alertas do sistema podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. Dessa forma existe ainda a possibilidade de configurar ações automáticas como o restart de serviços executados a partir de eventos.

O Zabbix permite monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos e conta com funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados).

Cliente INDICCA – Hotspot monitorado – Colégio CAVE

Enfim, vamos conhecer agora os principais módulos do sistema de monitoramento Zabbix.

  • Zabbix server

Neste módulo o Zabbix coleta dados para monitoramento de agentes e sem agentes. Alertas visuais são emitidos através de sistemas de e-mail e SMS, quando alguma anormalidade é detectada. Sendo assim, o histórico do monitoramento é mantido em bancos de dados gerando gráficos, painéis de acompanhamento e slides que expõem as informações de forma alternada.

O Zabbix server está disponível apenas para sistemas Unix ou Linux.

  • Zabbix proxy

Este módulo do Zabbix coleta informações parciais e envia para o Zabbix Server, item essencial para quem deseja uma arquitetura de monitoramento distribuído e também muito útil para: coletas conjuntas em redes distintas; trabalhar como ponto de recuperação e resistência em casos de instabilidade; diminuir a carga do Zabbix server.

  • Zabbix agent

Este módulo do Zabbix é instalado nos hosts e permite a coleta de métricas específicas de sistemas operacionais como CPU e memória. Assim por meio do agente Zabbix é possível também realizar a coleta de métricas personalizadas usando scripts ou programas externos. Pois essa personalização permite coletar métricas complexas e permite a realização de ações diretamente no Zabbix agent.

O Zabbix agent está disponível para Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, OS X, Tru64/OSF1, Windows NT, Windows Server, Windows XP e Windows Vista.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você