Femur 2018 - Fábrica de Site - Transformação Digital
Femur 2020 – Fábrica de Site – Transformação Digital
11/06/2019
Conheça o papel do protocolo HTTPS na segurança online
25/06/2019

Hotspot Colégio Cave

Hotspot - WIFI - Colégio Cave - Indicca

Hotspot Colégio Cave é o compartilhamento da internet através de um recurso Mikrotik e WIFI Ubiquiti. Compartilhamento com identificação personalizada dos usuários.

Hotspot é uma tecnologia baseada em roteador e equipamentos WIFI para disponibilizar o serviço de internet.

Hotspot Colégio Cave

A tecnologia Hotspot INDICCA alia elementos de segurança no controle de acesso e auditoria. Uma vez que, além de prover o serviço de internet para os usuários na condição WIFI torna este processo mais seguro. Desta forma, a tecnologia está alinhada com o mais moderno dos protocolos relacionados: o Marco Civil da Internet.

O acesso será compartilhado e com garantia de banda segmentada.

  • Alunos da manhã, terão acesso a internet na parte da tarde
  • Alunos da parte da tarde, terão acesso a internet na parte da manhã
  • Professores e colaboradores terão acesso a internet o dia todo

A tecnologia Mikrotik está responsável por gerenciar o login, a segmentação e o balanceamento da demanda.

A tecnologia WIFI Ubiquiti está responsável por levar sinal para toda unidade Colégio CAVE.

O processo de funcionamento está qualificado via ZABBIX com monitoramento ON LINE em tempo real dos ativos e serviços. Assim, a garantia de continuidade é melhor acertada.

Hotspot INDICCA – Colégio CAVE

O que justifica disponibilizar WIFI para o Colégio CAVE:

  • A saber: Office 365 Microsoft é uma parceria do CAVE com a Microsoft no contexto educacional;
  • Conteúdo didático que facilita, via internet, o aprendizado dos alunos;
  • Conteúdo didático que facilita, via internet, o planejamento acadêmico dos professores na preparação das aulas;
  • Gráfica DIGITAL CAVE que conta com a tecnologia ONEDRIVE – Office 365 Microsoft e atitude de colaboração entre autores, auditores e gráficos (na impressão);

Nesse sentido, a INTERNET no ambiente acadêmico fortalece a curva de aprendizado agregando valor, conteúdo e uma transformação digital na biblioteca.

A parceria com a Microsoft através da tecnologia Office 365 se fortalece. O ambiente do portal de contribuição e colaboração demandam a conexão com a rede pública – internet. Assim sendo, a colaboração entre os próprios alunos pode acontecer. Do mesmo modo, a indução do saber acontece através de conteúdos WEB que serão publicados pelos professores.

O Office 365 está disponível para todos os alunos e professores do Colégio CAVE. Este protocolo acontece em função de um acordo multi lateral da Microsoft com a Instituição. O Colégio paga pelo uso administrativo e em contra partida a Microsoft disponibiliza para toda a rede LOGIN e SENHA particular no domínio usuário@colegiocave.com.br.

Gráfica do CAVE

De maneira idêntica ao Colégio, a Gráfica do CAVE também sofreu uma grande transformação. Entrou na era digital para geração e auditoria do conteúdo. Todo conteúdo é encaminhado através da tecnologia Microsoft Office 365 – Onedrive. Os autores produzem os conteúdos no tempo e na disponibilidade que tem. Em seguida, salvam no contexto da INTERNET – Microsoft APP Office 365 Onedrive. Os auditores podem revisar e liberar para impressão. Isto é, tudo isto pode acontecer sem que nenhum dos envolvidos precise se encontrar fisicamente.

O contexto é didático e enriquece o fluxo do saber. O conhecimento é partilhado, compartilhado e contribui para a evolução de todos os envolvidos.

Tanto quanto importante é o valor da integração, também a questão da segurança dos dados. Posto que este assunto está atualizado no Marco Civil da Internet.

O contexto WIFI – Hotspot Colégio CAVE vem então com um sistema de autenticação e armazenamento de LOG. Sendo LOG o registro de tudo que acontece, com identificação do autor. O LOGIN / SENHA é um protocolo de autenticação que garante privacidade e também auditoria.

Devemos lembrar que a INTERNET é uma rede pública. Sendo assim, o processo de gestão da segurança precisa ter uma atitude pessoal e corporativa.

Quais atitudes podem ser preventivas para a questão da segurança:

  • Ter controle e gestão de acesso;
  • O acesso ser feito por autenticação da assinatura pessoal;
  • Disponibilizar o serviço partilhado apenas para usuários identificados e autorizados;
  • A assinatura pessoal (login/senha) ter um status de complexidade e de dificuldade de identificação (Senha Forte);
  • Existir registro do uso e preocupação pela privacidade e segurança dos dados visando garantir o processo de auditoria;
  • Informar aos usuários que não devem compartilhar senha de acesso com terceiros, mesmo que sejam amigos, parentes ou muito próximos;
  • Manter todos os sistemas sempre atualizados para questões de melhorias e correções de falhas;
  • Manter Backups periódicos;
  • Testar eventualmente Restore, garantindo a qualidade do Backup feito;
  • Planejar e testar o tempo de resposta para solução de problemas;

Hotspot do Colégio CAVE

O Hotspot INDICCA vem trazer a disponibilidade da internet aliada a todas as conformidades da segurança e privacidade.

O Hotspot do Colégio CAVE, como resultado, entrega para os alunos, professores e colaboradores uma porta de acesso segura para uso da internet.

A tecnologia embarcada vem apoiada em normas de segurança que garantem a continuidade e a privacidade dos usuários. Alinhada com o Marco Civil da Internet.

O uso facilita a colaboração e a curva de aprendizado dos alunos. Melhorando a condição dos APPs disponibilizados na assinatura Office 365.

Do mesmo modo, a produção de conteúdo possibilitando uma integração ágil e dinâmica entre os redatores, auditores de conteúdo e gráficos na impressão.

Criando assim uma convergência entre a tecnologia, experiência e atitude de colaboração a disponibilidade da internet está presente no Colégio CAVE.

#CAVE #ColegioCave

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você