Licenciamento Microsoft, leia aqui como funciona!

Atualizado em 21/06/2017
Por Claudia Cadinelli

Licenciamento Microsoft, leia aqui como funciona!

Atualizado em 21/06/2017
Por Claudia Cadinelli

Dúvidas sobre licenciamento Microsoft? Você não está sozinho! Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona o licenciamento Microsoft. É difícil mesmo, em função das diversas formas existentes. Para você ter uma ideia, até a área técnica as vezes fica com dúvidas…Continue lendo e entenda um pouco mais como funciona.

Primeiro precisamos entender o que é uma licença. A Licença de software te dá o direito legal de instalar, executar, acessar, exibir e interagir com aquela ferramenta que você tanto precisa no seu dia-a-dia.

São várias as formas de se adquirir um produto Microsoft, o que muitas vezes deixa a gente confuso!

Os produtos são divididos em:

  • Aplicações – são sistemas de gestão, como por exemplo, um CRM;
  • Sistemas Operacionais para desktop – é o sistema que roda na sua estação de trabalho, a vez é do Windows 10;
  • Sistemas Operacionais para Servidores – é o sistema que roda nos equipamentos servidores, onde as aplicações são instaladas e compartilhadas na rede.

As licenças podem ser perpétuas, o que significa que são válidas até que o software esteja te atendendo. Podem ser também, não perpetuas, ou seja, valem por determinado período de tempo, de acordo com o contrato de licença.

Já os tipos de licenciamento são divididos em 3:

  •  OEM – é quando você compra um equipamento servidor ou estação de trabalho e paga um pouco a mais para que ele venha com o Sistema operacional pré-instalado. É com certeza a maneira mais fácil e econômica, mas tem uma  desvantagem, sua licença fica presa a este equipamento. Se ele der um defeito irrecuperável, a licença é perdida junto com ele. Isso é um problema né!
  • Compra de produtos no varejo – são as chamadas FPP ou Full Packaged Product, caixas que podem ser adquiridas em lojas de varejo ou em um revendedor. Mas só vale a pena se você for comprar menos de 5, a partir disso, é preferível migrar para um licenciamento em volume;
  • Assinatura de acordo de licenciamento – é ideal para médias e grandes empresas. Veja abaixo como funciona.

Licenciamento por Volume

 Open License

É o programa de licenciamento em volume indicado para empresas que precisam adquirir cinco licenças ou mais de um mesmo produto.

Open Value

Esta modalidade permite, através do programa Software Assurance, que as empresas mantenham seu software sempre atualizado no que se refere as novas versões disponibilizadas, além de você ter direito ao suporte Microsoft. Os contratos são anuais e só podem ser feitos com um pedido inicial de, no mínimo, 5 licenças.

A escolha do Software Assurance é feita no momento da compra, permanecendo durante a vigência do contrato de licença, normalmente de 1 ano, podendo ser renovado.

Select Plus

Select Plus é indicado para empresas de médio e grande porte, que possuam mais de 250 estações de trabalho. Permite a programação da aquisição de licenças de software por um período de três anos.

Enterprise Agreement

Desenvolvido para empresas com 250 ou mais estações de trabalho e que querem padronizar seus produtos da Plataforma Corporativa Microsoft (Office Professional, Windows Professional atualização e Core CALs (Client Access License)). Disponibilizado a partir de um acordo de três anos, com valores bem abaixo do mercado.

 CAL (Client Access License)

As licenças CAL, ou seja, licenças de acesso de clientes, acompanham sempre o sistema Operacional Windows Server. Todas as estações de trabalho conectadas a rede corporativa, precisam de uma licença de uso para acessar os serviços instalados no equipamento servidor da empresa. É preciso então adquirir uma licença CAL para cada estação de trabalho. A CAL não é um produto, mas apenas o direito legal de acesso.

Assinatura Office365

Assim o que difere nas licenças é a forma de entrega. Então a versão básica tem todos os aplicativos WEB, incluindo o serviço de Mensageria ou Exchange; Por outro lado na versão intermediária, para legalizar os aplicativos office, pode baixar os aplicativos, mas não tem o serviço de Mensageria ou Exchange; Por consequência na versão premium tem o serviço de mensageria ou Exchange e pode baixar os aplicativos Office.

Desta forma nesta versão a contratação pode ser MENSAL, ou ANUAL por usuário. Portanto vale que cada usuário pode instalar em até cinco ativos. Assim facilita e possibilita trabalhar de qualquer lugar que tenha computador. Ou seja, casa, trabalho e até os ativos móveis com celular e tablet.

Veja mais outros conteúdos sobre Office no blog INDICCA.COM

Office 365 e o que mais? – Indicca Tecnologia

Mentoria Office 365 – Indicca Tecnologia

Office 365 Gestão de Conteúdo e Informação – Indicca Tecnologia

Tudo sobre o Office 365 e o escritório virtual Microsoft Teams – Indicca Tecnologia

IA e Office 365: Uma Parceria para o Futuro – Indicca Tecnologia

Licenciamento Microsoft, leia aqui como funciona!

E aí, o que você achou do texto? Espero que tenha ajudado!

Deixe abaixo seu comentário e suas dúvidas!

Claudia Cadinelli, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Licenciamento Microsoft, leia aqui como funciona!.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This