Conheca_o_WSUS__mais_desempenho_e_seguranca_para_a_rede_Indicca

Conheça o WSUS: mais desempenho e segurança para a rede

Atualizado em 15/09/2020
Por Pedro Henriques

Conheça o WSUS: mais desempenho e segurança para a rede

Atualizado em 15/09/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça o WSUS. O Windows Server Update Services é um programa desenvolvido pela Microsoft para facilitar a rotina de atualização e segurança em corporações que lidam com redes de computadores.

O WSUS possibilita o gerenciamento facilitado e a distribuição de todas as atualizações do Microsoft Update em computadores de uma rede. Tudo em tempo real e sem burocracias. Manter os sistemas atualizados é o passo básico para que a rede esteja em segurança e funcionando de maneira uniforme.

O Windows Server Update Services funciona baixando as atualizações disponíveis no site da Microsoft e distribuindo para todos os computadores da rede. Não importa se máquinas estão ou não sob um mesmo domínio, todas elas serão atualizadas por meio do WSUS.

Por que a atualização é importante?

Manter sistemas operacionais, e todos os demais programas instalados em uma máquina, sempre atualizados é uma questão de segurança. Sistemas desatualizados são um prato cheio para mau funcionamento, falhas de segurança e ataques ransomwares.

Entre os programas instalados na máquina, o antivírus é um que também merece toda atenção quanto às suas atualizações. O WSUS é um excelente recurso para quem utiliza o Windows como sistema operacional. Ele instala todas as atualizações necessárias de forma rápida e prática.

Continue lendo para saber mais sobre o funcionamento do Windows Server Update Services.

Porque utilizar o WSUS se posso atualizar manualmente?

Você deve estar se perguntando se realmente há a necessidade de utilizar um software de atualização como o WSUS. Entretanto estamos aqui para te mostrar os benefícios dessa ferramenta e deixar que você decida por si.

Vamos começar pensando que cada um dos computadores presentes na sua empresa precisa de atualizações periódicas. Então, agora imagine que toda atualização demanda uma quantidade específica de MB da internet compartilhada pela rede de computadores.

Pense: o que aconteceria se todos os computadores começassem a instalar algum tipo de atualização ao mesmo tempo e durante o expediente!? A internet com certeza ficaria muito lenta e o fluxo de trabalho seria totalmente comprometido.

Portanto aqui você pode utilizar o argumento de fazer essas atualizações fora do horário de serviço. Acontece que para isso você teria que contar com um (ou mais) funcionário que cumprisse essa tarefa após o expediente. Ele teria que verificar todas as máquinas, iniciar a atualização e aguardar o fim para desligá-las.

Essa tarefa exige investir tempo e dinheiro. E se você opta por deixar as máquinas sozinhas e ligadas durante a madrugada, além da alta na conta de luz você também poderia sofrer com problemas de superaquecimento, panes elétricas e outros. Seria arriscado demais e você certamente não quer ter prejuízos e dores de cabeça.

De fato atualizações manuais são trabalhosas, levam tempo e demandam disponibilidade. O WSUS é uma solução para facilitar essa tarefa e manter os sistemas sempre funcionando com as últimas versões disponíveis. Atualize sem consumir internet de forma exagerada e dentro dos melhores horários para a equipe.

Como o WSUS funciona na prática

O WSUS da Microsoft (conheça o WSUS), é o grande facilitador das atualizações de sistemas em rede. Além de funcionar de forma independente e totalmente automática, após a instalação, ele resolve tudo que sempre foi um problema quando o assunto é atualização de computadores.

Vamos começar falando sobre o baixo consumo de internet. O Windows Server Update Services consegue trabalhar sem reduzir drasticamente a velocidade da internet local e dessa forma não atrapalha em nada o andamento das tarefas da empresa durante a atualização dos sistemas.

A saber outro benefício do WSUS é a garantia de atualização completa de qualquer produto Microsoft. O Windows Server Update Services atualiza, além do próprio sistema operacional Windows, os produtos Office, SQL e outros.

Portanto com o WSUS você é capaz de gerenciar totalmente a distribuição das atualizações lançadas pela Microsoft Update por meio de um console de gerenciamento.

Além disso, o WSUS pode ser implantado de forma simples, em apenas um servidor local e conectado de forma direta ao Microsoft Update. Para uma grande rede de computadores existe a opção implantar o software em vários servidores.

Conheça o WSUS

Com a implantação em mais de um servidor o WSUS sincroniza todas as atualizações disponíveis e executa de uma única vez. Mesmo funcionando em diversos servidores, a internet consumida será de apenas um.

Modo autônomo e modo réplica são as duas configurações possíveis para o WSUS. Antes de mais nada você precisa entender dois conceitos: Servidor Upstream e Servidor Downstream.

O Servidor Upstream é o servidor WSUS que sincroniza atualizações diretamente com a Microsoft por meio do Microsoft Update. Todavia o Servidor Downstream é o servidor WSUS que sincroniza suas atualizações com um servidor WSUS Upstream Servidor. Agora vamos aos modos de instalação.

  • Modo autônomo: essa é a instalação padrão do WSUS. No modo autônomo um servidor upstream compartilha as atualizações Windows com os servidores downstream enquanto ocorre a sincronização. Desse modo, consegue administrar os servidores separadamente. Não recebem aprovação nem status de grupos de computadores.
  • Modo réplica:conhecido também como modo de administração centralizada, o modo réplica compartilha todas atualizações, status e grupos de computadores com os servidores downstream. Não se pode administrar os servidores de réplica separadamente. Assim acabam por herdar as aprovações de atualização dos programas e do sistema operacional Windows.

Divida o WSUS em hierarquias

Por fim você pode criar diferentes tipos de hierarquias para os servidores WSUS e sincronizá-los entre si, sem depender do Windows Update. Ao sincronizar as atualizações de segurança com o WSUS você consegue baixar todas elas de uma única vez.

Essa característica evita a realização de vários downloads e distribui as atualizações comuns para as diferentes estações de trabalho. Economia de internet durante as atualizações. Mas você também tem a opção de configurar os servidores WSUS de forma separada.

Dessa forma eles podem atender estações de trabalho que usam diferentes linguagens de produtos Microsoft. Consulte a Indicca para saber mais sobre a instalação do WSUS. Conheça o WSUS.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o WSUS: mais desempenho e segurança para a rede.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This