Aulas_online_e_Seguranca_da_Informacao__conheca_os_melhores_procedimentos_Indicca

Aula online e Segurança da Informação: conheça os melhores procedimentos

Atualizado em 01/09/2020
Por Pedro Henriques

Aula online e Segurança da Informação: conheça os melhores procedimentos

Atualizado em 01/09/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já pensou em como anda a segurança da informação da sua sala de aula online? Em tempos de pandemia e distanciamento social, as instituições de ensino foram forçadas a adotar o famoso sistema Ensino à Distância (EAD).

Com toda a certeza, a prática do ensino à distância tem sido um desafio para todos: educadores, alunos e pais de alunos. Inegavelmente, os alunos, acabam tendo que enfrentar o desafio de se manterem concentrados e interessados estando em casa.

Sobretudo, os pais de alunos mais novos enfrentam o desafio de ter que reorganizar a rotina pessoal e dos pequenos. Fazer com que as crianças tenham interesse e disciplina para manter os estudos em dia mesmo à distância.

Enquanto isso, os educadores precisam reinventar as formas de ensino. Manter todos os alunos atentos ao conteúdo é um desafio e tanto para os professores. Entregar o conteúdo das aulas e as atividades de forma atrativa e efetiva demandam tempo e dedicação.

Desafio da Aula Online

Mas arriscamos dizer que esse desafio se torna pequeno diante da necessidade de ter que aprender a lidar com a tecnologia necessária para que as aulas aconteçam. Salas de aulas virtuais, chamadas de vídeo, compartilhamento de tela, chat, login, links e muitos outros termos que parecem nunca terminar.

A verdade é que a escolha da ferramenta utilizada faz total diferença. Tanto na usabilidade, quanto na segurança do professor, dos alunos e da instituição de ensino. A segurança da informação deve ser um ponto de muita atenção em instituições que lidam com dados pessoais de terceiros.

Vale lembrar que dados de criança e adolescente são categorizados como dados sensíveis diante da LGPD. Neste link você encontra mais informações sobre a categorização e o tratamento de dados de acordo com a LGPD.

Microsoft Teams e um EAD totalmente simplificado

O Microsoft Teams é uma ferramenta que faz parte do pacote Microsoft Office 365. O Teams foi desenvolvido pensando justamente em facilitar e profissionalizar a rotina das equipes que precisam realizar tarefas colaborativas e à distância. Essa sempre foi uma realidade bastante comum para empresas com sedes em diferentes cidades, estados e até mesmo países.

Hoje em dia essa é a realidade de empresas dos mais variados portes e segmentos. Além das empresas, o Microsoft Teams possui uma versão For Education que funciona muito bem como sala de aula virtual. Facilita a rotina das instituições de ensino em tempos de pandemia. O Teams For Education é absolutamente personalizável e seguro.

Mas afinal de contas quais são as funcionalidades, presentes no Microsoft Teams capazes de melhorar o ambiente de sala de aula virtual (aula online) e facilitar a vida dos professores? O Teams For Education reúne recursos como: chamada de vídeo, chat, compartilhamento de tela, compartilhamento de arquivos, recursos do Office 365, acesso à nuvem e mais.

O grande benefício é que você precisa de apenas um login e senha para acessar todas essas funcionalidades. A ideia é reduzir ao máximo a necessidade de guardar senhas e dar mais segurança à rotina de trabalho. Utilizar uma série de ferramentas com logins distintos pode acabar em dores de cabeça.

Recursos do Microsoft Teams

Os recursos: chamada de vídeo, chat e compartilhamento de tela são amplamente utilizados durante a aula. O professor pode compartilhar sua tela com os alunos para apresentar vídeos, planilhas e apresentações de powerpoint, por exemplo. O chat facilita a comunicação quando os microfones dos alunos forem silenciados.

A função de silenciar os microfones da turma ajuda na diminuição de ruídos durante as aulas. O professor silencia a turma e orienta para que as dúvidas sejam enviadas pelo chat. Para dúvidas e comentários mais urgentes o aluno pode utilizar um botão que equivale ao famoso “levantar a mão”, utilizado em sala de aula.

Ao selecionar o botão “levantar a mão”, uma mãozinha fica ativada no canto da tela e só desaparece quando o professor seleciona aquele aluno, ligando seu microfone e permitindo que ele fale.

Office 365

Além disso, os alunos podem receber, realizar e devolver suas atividades utilizando o Microsoft Office 365. O Office 365 é a versão online do tradicional Pacote Office: word, excel, powerpoint e mais recursos utilizados de forma totalmente online, Não é necessária a instalação e possui recursos de compartilhamento e criação colaborativa.

O Office 365 e a possibilidade de criação de arquivos em colaboração, facilitam as tarefas em grupo de alunos. Existe ainda a possibilidade de os estudantes realizarem reuniões por chamadas de vídeo para grupos menores, assim as atividades em grupo serão ainda mais próximas das presenciais.

Isso é possível por meio da utilização do recurso Breakout Rooms. Em suma esse recurso permite que os professores peçam e acompanhem a realização de atividades colaborativas em tempo real.

Segurança da informação na aula online

O Microsoft Teams é completo em funcionalidades, mas será que é seguro? A resposta é sim. A segurança da informação é prioridade nos recursos Microsoft e o Teams trabalha com recursos avançados de segurança. Dessa forma podemos citar a criptografia utilizada tanto sobre os dados que estão em trânsito, quanto sobre aqueles que permanecem em repouso.

De acordo com a própria Microsoft, o Teams atende a “padrões importantes de compliance”. A Microsoft trata os dados do Microsoft Teams através da rede global de data centers em grande escala. Dessa forma eles são entregues automaticamente no Office 365 e gerenciados de forma central, assim como qualquer serviço Office 365.

Apesar de contar com a segurança própria do Teams, os centros de ensino podem gerenciar sua rede utilizando o sistema de diretório e gerenciamento de acessos Active Directory. O Active Directory atua em prol da segurança da informação de redes por meio da gestão de acessos.

Gestão de Acessos – Aula Online

Acima de tudo, a gestão de acessos é uma medida de segurança capaz de dividir a rede em salas. Cria-se login para os usuários para fazer essa divisão. O login e a senha permitem que o usuário acesse apenas as “salas” às quais ele está autorizado. Essas salas são compostas por arquivos e aplicativos pré-determinados.

Dessa forma, em uma instituição de ensino, por exemplo, a rede será dividida por turmas e cada professor terá acesso apenas aos arquivos correspondentes às turmas pelas quais é responsável. Isso garante muito mais organização, privacidade e segurança para todos. Cada um poderá movimentar apenas o que precisa e está autorizado.

O sistema operacional inicia com a realização única de login. Como resultado conseguimos organizar de forma hierárquica o Active Directory. Sua administração é baseada nos conceitos de árvore e floresta. Ademais, auxilia a organização da estrutura de domínios e dispensa a necessidade de visita individual aos desktops.

A árvore consiste em um ou mais domínios com esquemas comuns e organizados hierarquicamente. Um domínio corresponde a uma unidade administrativa máxima dentro de uma rede. Podemos tratá-lo como o nome dado a um conjunto de recursos. Bem como, a floresta será um conjunto de árvores com esquemas diferentes. O Active Directory tem fácil funcionamento.

Por fim, para saber mais sobre o Active Directory e garantir o máximo de segurança para sua instituição de ensino, alunos e professores, leia nosso artigo sobre assunto, ou entre em contato conosco.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Aula online e Segurança da Informação: conheça os melhores procedimentos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This