Microsoft_Teams_Trabalho_Home_Office_Indicca

Conheça o Microsoft Teams e melhore seu desempenho trabalhando online

Atualizado em 07/07/2020
Por Pedro Henriques

Conheça o Microsoft Teams e melhore seu desempenho trabalhando online

Atualizado em 07/07/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já conhece o Microsoft Teams? Se a resposta for negativa você certamente não está aproveitando as facilidades que o trabalho em equipe, de forma online, pode oferecer. A ferramenta Teams, da Microsoft, foi desenvolvida pensando nas equipes que precisam realizar tarefas colaborativas e à distância. Em tempos de distanciamento social e home office essa é a realidade de muitos e por isso vamos falar sobre essa ferramenta Microsoft.

O Microsoft Teams integra o nosso conhecido conjunto de serviços e aplicações do Office 365. Honrando suas características principais que são o aumento da comunicação e a potencialização nos trabalhos colaborativos, o Microsoft Teams é perfeito para empresas que buscam a transição de uma hierarquia vertical para uma mais horizontal. Nesse modelo de trabalho a troca de informações precisa seguir um fluxo muito mais rápido e que todos os envolvidos tenham acesso.

Conheça o Microsoft Teams

O Microsoft Teams é o que a própria Microsoft chama de “reinvenção da produtividade para o mundo da nuvem e para o mundo móvel”. Além de colaborar para empresas com fluxo de trabalho mais ágil e menos burocrático, o Microsoft Teams se encaixa perfeitamente com a realidade das rotinas em home office.

De forma simplificada podemos dizer que este produto é um espaço de trabalho baseado em chat e totalmente capaz de integrar todas as pessoas, os conteúdos e as ferramentas que uma equipe precisa para melhorar a qualidade do engajamento e se tornar muito mais eficaz. Você poderá centralizar e controlar todas as conversas e tarefas de trabalho em um único ambiente.

As conversas entre equipes são, por padrão, visíveis para todo o time. Apesar disso nada impede que você inicie uma conversa particular com apenas uma pessoa em específico. O Skype também é uma ferramenta da Microsoft que pode funcionar de maneira totalmente integrada ao Microsoft Teams, permitindo que as equipes realizem conferências de voz e vídeo. As famosas “calls” ou simplesmente reuniões online.

As conversas dentro do Microsoft Teams podem ter muito mais personalidade com a opção de utilizar emojis, adesivos, GIFs e memes personalizados. Outra característica do Teams é sua capacidade de reunir toda a amplitude e profundidade do Office 365: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint, OneNote, Planner, Power BI e Delve estão integrados no Microsoft Teams. Isso tudo para que as equipes tenham todas as informações e ferramentas de que precisam em um único ambiente.

Capacidade Microsoft Teamns

Com o apoio do Microsoft Graph, uma série de serviços inteligentes são exibidos na área de trabalho para ajudar na relevância, descoberta e compartilhamento de informações. Um verdadeiro facilitador para o desenvolvimento e fortalecimento de equipes integradas e robustas. O Microsoft Teams também está presente no Office 365 Groups. Essa capacidade de associar aplicativos é o que facilita o deslocamento natural das pessoas de uma ferramenta de colaboração para outra. Tudo isso sem perda de foco e com muita colaboração.

Uma outra importante característica do Microsoft Teams é sua capacidade de personalização. A ferramenta pode ser adequada às necessidades mais específicas por conta da sua extensibilidade avançada e APIs abertas em disponibilidade geral. Quer um exemplo? O Tabs fornece acesso rápido a documentos e serviços em nuvem usados com frequência. O Microsoft Teams também compartilha o mesmo modelo de Conector do Exchange, fornecendo notificações e atualizações de serviços de terceiros, como o Twitter e o GitHub.

O Microsoft Teams é seguro?

Com tantas funcionalidades, possibilidades de compartilhamento e personalização, você deve estar se perguntando: “será que o Microsoft Teams é seguro?”. A resposta é sim, o Microsoft Teams é uma ferramenta totalmente segura. São recursos avançados como a criptografia dos dados que estão em trânsito e também em repouso. De acordo com a própria Microsoft, o Teams atende a “padrões importantes de compliance, como EU Model Clauses, ISO 27001, SOC 2, HIPAA entre outros”.

Todos os dados do Microsoft Teams são tratados pela rede global de data centers em grande escala, da Microsoft. Dessa forma eles são entregues automaticamente no Office 365 e gerenciados de forma central, assim como qualquer serviço Office 365.

Microsoft Teams e a computação em nuvem

O Microsoft Teams reúne em uma única plataforma todos os benefícios da computação em nuvem e consequentemente dos recursos da computação móvel. A computação em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento e a execução de inúmeros serviços sem a necessidade da instalação de programas. Toda a distribuição e o acesso a esses serviços é feita de maneira online. Isso é possível pois os dados ficam hospedados em grandes data centers que estão integrados à internet.

A nuvem pode ser utilizada para armazenamento e backup de arquivos, assim como na a execução de aplicativos dos mais variados formatos e com as mais diversas funções, como é o caso do Microsoft Teams. O Teams, através da nuvem, permite a utilização de chats, chamadas de vídeos, ligações de voz, criação de documentos de texto, bem como o armazenamento de quaisquer tipos de arquivos.

Benefício

O grande benefício da nuvem é a possibilidade de acessar todos os recursos que ela disponibiliza a qualquer momento e em qualquer lugar. Para isso basta que se tenha um dispositivo conectado à internet. A nuvem também ajuda a economizar os recursos de memória do seu dispositivo, já que seus programas não serão instalados diretamente no seu computador ou dispositivo móvel.

A nuvem ainda oferece muito mais segurança já que os data centers estão sob administração de empresas especializadas em TI, utilizando os recursos de proteção mais avançados e com monitoramento 24h por dia, sete dias por semana. Além da criptografia as empresas, desenvolvedoras dos aplicativos e responsáveis pela manutenção dos servidores, adotam a estratégia de multiplicação dos arquivos.

Tudo o que você salva na nuvem é copiado e cada cópia fica armazenada em diferentes servidores. Dessa forma caso um desses servidores seja comprometido de alguma forma você terá seu arquivo disponível sem grandes problemas pois ele foi salvo mais de uma vez. Para utilizar o Microsoft Teams você precisa apenas entrar em contato com alguma empresa que trabalhe com recursos Microsoft, como é o caso da Indicca.

Tenha os melhores recursos a sua empresa e veja sua produtividade aumentar.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o Microsoft Teams e melhore seu desempenho trabalhando online.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This