Home Office Acesso remoto

Home Office Acesso Remoto Fica a Dica

Atualizado em 20/03/2020
Por Pedro Henriques

Home Office Acesso Remoto Fica a Dica

Atualizado em 20/03/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

#ficadicca util de como trabalhar em casa. Assim Home Office, em outras palavras, trabalhar utilizando o Acesso Remoto via internet.

Então vamos entender como funciona este protocolo de estar fora do escritório e ainda assim, via internet, se conectar ao ambiente corporativo e trabalhar.

Quais são as modalidades disponíveis no mercado:

  1. Para quem não tem um aplicativo inteiramente WEB, ou seja, compartilhado através de uma tela acessada por um endereço de site;
    1. A Microsoft disponibiliza o acesso Remote Desktop, muito conhecido como Terminal Service, ou Acesso Remoto.
    2. Existe para algumas aplicações ,baseadas em Banco de Dados, a tecnologia VPN (Virtual Private Network)
    3. Também é possível compartilhar tela e teclado com aplicativos ” TeamViewer
  2. Para quem tem aplicativo inteiramente WEB, que podem ser acessados pelo portal WEB, a solução já está publicada e basta usar
  3. Para profissionais liberais que trabalham apenas com o pacote Office da Microsoft a solução também está disponível no serviço Office 365

Home Office Acesso Remoto Fica a Dica

Home Office ou Acesso Remoto em um diagrama de funcionamento com elementos de segurança e Proteção de Dados.

#ficadicca para utilizar esta tecnologia de acesso remoto, seja qual for a ferramenta que vai disponibilizar este ambiente de produção, faça com segurança da informação.

No diagrama a estação “Workstation” está do outro lado da ponta, via internet. Desta forma os servidores também posicionado em uma ponta da internet. Assim a aplicação de trabalho instalada nos servidores será utilizada por um usuário na estação via algum protocolo de Acesso Remoto.

Dicas de Segurança da Informação para Home Office:

  • Controle o acesso através de LOGIN – SENHA, autenticação com identificação do usuário;
  • O usuário treinado para usar o ambiente corporativo sem ter atitudes que possam gerar vulnerabilidades;
  • Sendo o usuário o ponto mais aberto desta conexão, a senha tem que ser forte e complexa;
  • Regras de compliance podem ser aplicadas como estabelecer uma VPN (Conexão Criptografada entre as pontas, Virtual Private Network);
  • Console unica e monitorada de Anti Vírus que esteja protegendo todos os pontos de acesso, inclusive os remotos;
Home Office ou Acesso Remoto estando assim conectado com o ambiente corporativo e colaborando, produzindo, sem precisar sair de casa.
Home Office – Acesso Remoto

Assim, estando em casa, é possível continuar trabalhando. A tecnologia apoiada a internet compartilha o ambiente do escritório.

Desta forma é necessário além do processo de compartilhamento estar ligado a questão de Segurança da Informação. Pensar em contingência, trabalhar resposta a falhas, planejar reações com documentação para evitar improviso e mais comprometimento.

Dicas para contingência para um contexto Home Office:

  1. Cópia de segurança do ambiente de produção – Backup;
  2. Imagem do serviço de diretório, contendo usuários, direitos, restrições;
  3. Monitoramento On Line dos serviços e recursos disponíveis para possibilitar atuar no início de uma ocorrência;
  4. Ter disponível dois ou mais links de acesso internet, com provedores e acesso físico diferente, evitando que uma falha em um dos provedores inviabilize a conexão e o trabalho;
  5. Criar contingenciamento de energia elétrica, utilizando de Nobreaks que tenham interação com os servidores, possibilitando até mesmo desligá-los e religá-los na falta continuada de energia;
Home Office ou Acesso Remoto estando assim conectado com o ambiente corporativo e colaborando, produzindo, sem precisar sair de casa. Conectado e com capacidade de trabalhar no tempo que tiver disponível. Penso que neste modelo seria o tempo todo. Então cuidado, pois há de buscar laser e esporte para ter saúde mental.

Então é assim, trabalhar em casa pode ser produtivo. Desta forma otimiza de não ter deslocamento até o trabalho. Afinal de contas o trabalho está onde você também está.

Tudo bem falta a companhia dos colegas. Falta sinergia, talvez seja por isto que não transformamos este protocolo em padrão. Precisamos de compartilhar o espaço e a presença dos colegas. Desta forma, ainda assim, em algumas situações pode ser viável e seguro. No tempo do Corona Vírus e Pandemia é mais que justificado.

Em suma nesta condição justifica mais contato por telefone. Sem dúvida também mais relatórios. Posto que é necessário relatar o trabalho, o esforço e os resultados. Mesmo em casa, no trabalho, há um chefe que precisa monitorar o que acontece.

Dicas da Tecnologia – Terminal Service

A Microsoft tem embarcado no Windows Server a tecnologia Terminal Service, ou Remote Desktop. Este serviço tem nativo duas licenças administrativas. Cria-se uma seção de um desktop no servidor. Uma console de estação com todos os recursos disponíveis para operar e produzir.

Neste contexto Microsoft o servidor fica com todas as informações do usuário. Sendo isto mais um fator positivo, pois uma vez que faça backup do servidor estará fazendo também do ambiente de trabalho de um usuário. Em outras palavras os dados do usuários são armazenados em uma seção do servidor e nada na estação que só empresa Teclado e Monitor.

Dicas da Tecnologia – VPN

Está condição da tecnologia que estabelece uma integração a distância, dando e impressão que mesmo remoto, a estação está na rede do servidor, lá no escritório.

Isto mesmo, um túnel com uma chave criptografada estabele uma conexão entre dois pontos e integra a rede. Que possibilita acesso ao Banco de Dados.

Esta funcionalidade existe tanto em contexto Linux como Microsoft. É possível estabelecer uma conexão usando clientes das duas tecnologias.

Neste caso a aplicação vai estar na estação. Neste caso precisa de um pouco mais de recursos e esforços para funcionar.

Dica da Tecnologia – Office 365

O Office 365 é uma evolução do pacote Office da Microsoft. Desta forma transformou o produto em serviço e negociado por licença em condição de locação. Em outras palavras locação em assinatura do serviço de produtividade da Microsoft.

O acesso é através de uma console, tudo no portal WEB. Entretanto há possibilidade de instalação dos aplicativos Office. Assim a cada atualização eles serão automaticamente corrigidos. De fato o pacote office com Excel e Word tem nestes dois o mais importante em termos de aplicação. Em outras palavras mais populares.

Então com a transformação veio também o Onedrive ou seja único drive. Assim com um tera de espaço na nuvem e a funcionalidade de sincronismo que permite estar onde estiver e tudo estará disponível. Os dados e as aplicações do pacote Office.

Dica para o Profissional de transformação digital

Assim sendo um profissional liberal não terá uma equipe ou uma TI. Ainda assim poderá ter toda a tecnologia de acesso remoto ou Home Office. Desta forma a experiência de estar aqui, ou lá, se estiver conectado a internet poderá desfrutar destes recursos.

O seu computador de casa terá todas os documentos, planilhas e fotos. Assim compartilhados com o seu Smartphone ou Notebook. Se acaso estiver sem nenhum destes, poderá ainda, acessando um portal WEB estar conectado com todo o seu universo corporativo.

O que estou comentando é que a Microsoft através de uma assinatura mensal possibilita acesso a tecnologia completa e de impacto na sua produção. Já preocupando com auto salvamento. Assim não dá para considerar um Backup na Nuvem mas é bem próximo. De fato até conseguir acesso a versões anteriores de um mesmo arquivo.

Se considerar que poderá estar compartilhando com um amigo um determinado projeto. Ai haverá de perceber uma explosão com o compartilhamento ON LINE e TEMPO REAL. Duas ou mais pessoas podem escrever, digitar, editar e salvar um documento. Mais ainda, poderão fazer isto sem estar fisicamente próximos.

Dica para quem precisa de reunir agora ou depois

Trabalhar e reunir são protocolos e requisitos de processo. Assim entender como operacionalizar é um conhecimento que pode otimizar o trabalho Home Office.

A tecnologia Microsoft disponibiliza através do Skype For Business está funcionalidade. Assim este APP do pacote Office 365 se torna um serviço de apoio a condição de estar remoto, mas presencial em condições virtuais. Desta forma é possível reunir com um, com vários e gravar ou não as reuniões.

De mesmo modo o Google também disponibiliza a tecnologia Hangout e assim facilita a conexão com os clientes, mesmo estando em casa e os clientes do outro lado conectados pela internet. A solução é muito eficiente e fácil de usar.

Conclusão – Home Office Acesso Remoto

A tecnologia está disponível. Eventualmente além de usar estará participando da transformação digital do mundo. No momento em que passar a utilizar e estar produzindo pelo celular no ponto de ônibus, ou sentado no restaurante domando um café. Tudo On Line e pronto para uso. Fácil até de compartilhar e colaborar.

Neste tempo de Corona Vírus e de ter que se proteger, vale pensar nas tecnologias que aproximam digitalmente e não criam riscos de infecção.

#ficadicca se proteja, continue produzindo, esteja próximo digitalmente do trabalho e da equipe. Colabore para melhorar o mundo e o seu contexto.

#LGPD #ACESSOREMOTO #HOMEOFFICE

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Home Office Acesso Remoto Fica a Dica.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This