Acesso-Remot-Quarentena-Indicca

Acesso remoto e quarentena: tecnologias a favor dos seus negócios

Atualizado em 31/03/2020
Por Pedro Henriques

Acesso remoto e quarentena: tecnologias a favor dos seus negócios

Atualizado em 31/03/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Acesso remoto e quarentena e home office. Essa dupla tem muito a ver com o momento pelo qual estamos passando. O mundo inteiro está em alerta devido à pandemia do Novo Corona Vírus (Covid 19). A crise, que começou na China em dezembro de 2019, se alastrou por países Europeus e chegou ao Brasil no início de março. Como o contágio do vírus se dá de forma extremamente rápida é preciso tomar medidas emergenciais a fim de desacelerar o avanço da epidemia tanto quanto for possível. A medida comprovadamente mais eficaz, além da higiene, é o isolamento social.

As pessoas devem evitar sair de suas casas, a não ser em situações de extrema necessidade como: ao sentir sintomas da doença, precisar comprar comida, itens de higiene e remédios. Pensando na saúde da população governantes de todos os estados e municípios determinaram o fechamento de shoppings centers e comércio em geral, permanecendo abertas apenas as lojas que trabalham com itens de primeira necessidade: alimentos, produtos de limpeza, higiene e remédios.

Trabalho rotineiro em casa

Dessa forma grandes, médias e pequenas empresas estão tendo que adotar o chamado home office. O ato de realizar o trabalho rotineiro estando em casa, apesar de atrativo, pode ser um tanto quanto desafiador. O líder precisa ter muita confiança em sua equipe ao mesmo tempo que a equipe precisa ser responsável e manter o foco nas tarefas. A verdade é que vivemos em um mundo conectado e que disponibiliza diversas ferramentas e tecnologias que podem auxiliar muito nesse momento.

Acesso remoto e nuvem de armazenamento

Primeiramente precisamos saber que o acesso remoto é diferente do armazenamento na nuvem. O acesso remoto te permite “entrar” e visualizar todos os arquivos e aplicativos que estão contidos em uma máquina que está em outro local. No caso do home office “forçado”, que muitas empresas estão tendo que adotar, essa solução pode ser a salvação da rotina de trabalho. A diferença da nuvem para o acesso remoto e quarentena é que na nuvem, você terá acesso apenas aos arquivos que estão armazenados em uma rede, em um servidor, específico.

A nuvem é extremamente útil para a criação, compartilhamento e armazenamento de projetos que precisam ser desenvolvidos a quatro mãos ou mais. Utilizando os recursos disponibilizados por plataformas como o Google Drive e o Office 365, por exemplo, é possível trabalhar em tempo real mesmo que cada membro da equipe esteja em sua casa. Trabalhar remotamente pode não ser tão complicado com comprometimento e com o auxílio das ferramentas corretas. O Office 365 possui um escritório virtual que funciona por meio do acesso remoto e quarentena, sem a necessidade de instalação de programas e utilizando apenas a rede de internet.

Acesso remoto, home office e contato com a equipe

Mesmo à distância o contato com a equipe continua sendo essencial para que as entregas sejam realizadas da melhor maneira. Para isso é necessário lançar mão de aplicativos que realizam chamadas de vídeo. De fato o Skype é velho conhecido para essa função. As chamadas de vídeo realizadas online são totalmente gratuitas (exceto em ligações para números de celulares convencionais). Bem como o Hangouts, do Google, é outro aplicativo que realiza chamadas de vídeo de forma fácil e rápida.

Com o aumento do trabalho por home office o Google liberou, de forma gratuita até o início de julho, recursos premiuns do Hangouts Meet para todos os usuários G Suite e G Suite For Education. Usuários dessas categorias agora conseguem realizar chamadas de vídeo reunindo até 250 pessoas e transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores. Existem muitas outras ferramentas de videochamada que podem ser úteis nesse momento.

O Zoom é uma terceira plataforma de videochamadas que funciona de forma simples. Para criar uma reunião e convidar outras pessoas para participar você precisa realizar um simples cadastro informando um e-mail e uma senha. Feito isso será gerado o link do convite e os demais usuários podem entrar na chamada mesmo sem ter conta no aplicativo. O importante é escolher uma plataforma compatível com a realidade da empresa e acessível a todos os colaboradores da equipe.

Home Office: vá à empresa sem sair de casa

A nuvem continua sendo extremamente útil e deve ser utilizada neste momento. As aplicações baseadas em cloud podem e devem ser utilizadas para criação, armazenamento e compartilhamento de novos arquivos. Entretanto utilizando o acesso remoto você terá acesso completo à máquina que está no seu local de trabalho e dessa forma não terá que se preocupar em adaptar todo o seu computador pessoal para trabalhar em casa.

Com o acesso remoto você vai conseguir utilizar todos os programas e acessar todos os seus arquivos de trabalho. Dessa forma você continuará rendendo e realizando suas tarefas específicas da mesma forma. O acesso remoto funciona a partir da instalação de um software na máquina que vai receber o acesso e no dispositivo que vai acessá-la. Desse modo o dispositivo que vai realizar o acesso passa a funcionar como uma espécie de controle remoto. O software de acesso remoto te dá controle total sobre o dispositivo que será acessado à distância (remotamente).

Dicas de produtividade durante o trabalho por acesso remoto e quarentena

Trabalhar em casa requer organização e muito foco. Para que a produtividade esteja sempre o mais próxima possível do convencional é preciso tomar alguns cuidados e planejar bem cada dia.

● Em primeiro lugar, escolha um cantinho calmo da casa para criar seu “escritório”. Uma mesa, uma cadeira e seu computador são os itens essenciais para começar.
● Em segundo lugar, defina horários para não se perder. Programe a hora de acordar, tomar café e começar a trabalhar. Como você não terá que se deslocar, pode começar a trabalhar mais cedo e terminar mais cedo. Se acaso seu horário seja ditado pelo chefe, utilize o tempo vago e faça algo por você. Pode ser um exercício físico ou aqueles minutinhos a mais de sono.
● Sem dúvida, durante o trabalho evite distrações como conversas. Avise ao restante das pessoas de casa que naquele momento você precisa estar focada no trabalho.
● Certamente, faça pausas de tempos em tempos para esticar o corpo, beber uma água e ir ao banheiro.
● Decerto anote todas as suas tarefas na agenda. Pode ser online ou de papel. O importante é manter a organização.
● Por fim, tenha um horário de almoço e de término das atividades bem definidos e respeite-os.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Acesso remoto e quarentena: tecnologias a favor dos seus negócios.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This