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Acesso remoto: 4 dicas para melhorar sua experiência

Atualizado em 28/10/2020
Por Pedro Henriques

Acesso remoto: 4 dicas para melhorar sua experiência

Atualizado em 28/10/2020
Por Pedro Henriques
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Você já conhece o acesso remoto? Uma tecnologia que permite o acesso completo a máquinas que estão distantes fisicamente. O acesso remoto certamente ficou muito mais popular com a ascensão do home office e muitas pessoas começaram a utilizar essa tecnologia no dia a dia.

Com ele é possível que os arquivos e programas, salvos e instalados, em um dispositivo x sejam acessados e utilizados por meio de um dispositivo y. Pensando no home office, por exemplo, você pode acessar seu computador empresarial mesmo estando em casa.

Dessa forma é possível realizar, à distância, atividades que exijam informações e softwares específicos e disponíveis apenas no PC da empresa. Você não precisa levar o equipamento para casa e não precisa se preocupar em instalar programas enormes no seu computador pessoal.

Recentemente falamos sobre os benefícios da utilização do acesso remoto para realização de serviços de atendimento e manutenção. A ideia é tornar a experiência do cliente ainda mais satisfatória fazendo com que ele seja atendido sem precisar se deslocar com seu equipamento.

O atendimento/suporte realizado por acesso remoto também é benéfico para o profissional já que ele consegue fazer todo o atendimento ao cliente sem se ausentar do seu local de trabalho. Dessa forma onde ele tem à disposição todo o aparato necessário para um atendimento completo.

Como realizar o acesso remoto

Para realizar o acesso remoto são necessários dois dispositivos, conexão com a internet e um software específico para a ação. O primeiro dispositivo é o que será acessado e o segundo é por onde o acesso será feito.

Vale lembrar que o acesso remoto pode ser realizado em dispositivos como smartphones, computadores de mesa, notebooks, tablets e outros. O software de acesso deve ser instalado em ambos os dispositivos que participarão da ação e a conexão com a internet é necessária para executá-lo.

“O acesso remoto é uma atividade segura?”, você deve estar se perguntando. A resposta é sim. Todos os dados acessados e compartilhados por meio do acesso remoto estão seguros contra interceptações.

Profissionais de TI costumam comparar a forma de uso das ferramentas de acesso remoto com um túnel por onde os dados passam. Esse túnel é protegido contra invasões e evita que a informação não alcance o destino.

De modo geral o acesso remoto é feito por uma ferramenta chamada VPN (Virtual Private Network ou rede privada virtual). A VPN é um serviço que transforma a webem um ambiente completamente seguro, protegendo qualquer pessoa ou serviço daqueles que tentam acessar seus dados de forma ilegal.

Acesso Remoto: Melhore sua experiência em 5 passos

Avalie sua necessidade

Por que você deseja implementar esse tipo de acesso à rotina da sua empresa? Quais problemas serão sanados com essa utilização? De que forma isso vai impactar na rotina de trabalho dos meus colaboradores? Estamos maduros para essa mudança?

Por mais facilitador que o acesso remoto possa ser, é importante entender se ele se encaixa verdadeiramente na rotina da sua empresa. Por este motivo é importante fazer o máximo de perguntas relacionadas à sua implementação e medir os prós e contras antes de se decidir.

Escolha o software que será utilizado

Depois de balancear todos os pontos necessários e decidir pela utilização desse tipo de acesso, é hora de escolher qual será o software utilizado.

Um software gratuito atende às suas necessidades ou será preciso optar por um plano pago? Já conhece a Área de Trabalho Remota do Google Chrome? Outra opção para essa experiência.

Tenha uma conexão rápida, estável e segura

Tão importante quanto os dois tópicos anteriores é ter uma conexão rápida, estável e segura para realização do acesso remoto. Isso porque o software depende da conexão para funcionar.

Saiba como manter sua rede em segurança clicando no link.

Capacite a equipe

Por fim é preciso que a equipe esteja alinhada ou nenhuma das dicas anteriores surtirá o efeito desejado. Por isso é importante que todos os colaboradores dominem os softwares de acesso remoto e, por que não, a área de trabalho remota do Chrome.

Ofereça treinamentos completos e, sempre que possível, com profissionais de TI. Dê informações sobre o trabalho no dia a dia, mas também sobre a segurança da ferramenta. Crie uma cultura sobre o esse tipo de acesso, diga quais os benefícios para o cliente, para a empresa, para a rotina de trabalho.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

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