Virus_e_Quarentena_Indicca

Vírus e Quarentena – o que acontece nesse processo?

Atualizado em 06/07/2021
Por Pedro Henriques

Vírus e Quarentena – o que acontece nesse processo?

Atualizado em 06/07/2021
Por Pedro Henriques

Temos tratado aqui no site da Indicca alguns assuntos importantes sobre a segurança dos seus dados. Aliás, nos últimos dias conversamos um pouco sobre os vírus e os problemas que eles podem causar, a importância do antivírus e como eles funcionam. Hoje vamos falar sobre Quarentena!

Eu sei que nós brasileiros já estamos cansados de ouvir ou ler sobre essa temida palavra. Quarentena, Pandemia, Isolamento, Vírus, Vacina… são palavras que certamente estão na boca do povo. No site, já temos alguns textos sobre Vírus e quarentena, Presença Digital na Pandemia e também sobre o tão famigerado Home Office, que veio com grande força e alterando estruturas.

O que é Quarentena?

Pode parecer chover no molhado explicar o que é uma Quarentena, à esta altura do que estamos vivendo, mas na vida tecnológica acontece a mesma coisa e vamos começar do princípio.

Partindo do princípio que um usuário possui um dispositivo em que utiliza um bom antivírus, esse software estará ativado e sempre alerta a qualquer possível invasão. Este software avalia toda a estrutura procurando possíveis invasores e arquivos maliciosos por meio de rastreamento previamente agendado pelo usuário ou então pela própria autonomia do software.

Em meio a um rastreio, se o software encontra um arquivo malicioso, ele irá alertar ao usuário sobre o problema. Há casos em que o vírus já é um conhecido do antivírus, ou seja, já existe uma vacina para o problema. O problema será neutralizado e a vida segue normalmente.

Assim como aconteceu no ano de 2020 no mundo, às vezes somos surpreendidos por vírus desconhecidos ou alterados de sua forma original. Quando isso acontece em um dispositivo, seja ele o seu notebook ou smartphone, o seu antivírus entra em estado de alerta! Ele percebe algo estranho, mas não sabe bem dizer o que é aquilo e precisa de mais tempo para conhecer e resolver o problema. Aí entra a Quarentena.

Quarentena – Isolamento

Independente da área que estiver sendo tratada, medicina, religioso, comercial, economia… o sentido de Quarentena é o mesmo: isolamento. A Medicina nos dá uma explicação bem clara sobre: “Isolamento de certas pessoas, lugares e animais que podem acarretar perigo de infecção, o período de quarentena é relativo e depende do tempo necessário para proteção contra a propagação de uma doença determinada” (Dicionário Aurélio). É exatamente a ação do antivírus quando encontra algo malicioso no dispositivo.

O antivírus ao ver uma ameaça desconhecida faz o isolamento da ameaça para que ela não corrompa toda a estrutura. O malware vai ficar isolado até que o antivírus o reconheça e saiba lidar com ele. Impedir que o usuário use aquele arquivo (que pode gerar mais problemas), entender melhor se é uma ameaça real ou não e ainda há casos em que o vírus está instalado em algum lugar que não se pode deletar para não comprometer todo o sistema operacional, por exemplo. A Quarentena é uma função segura que o seu antivírus desempenha.

Manter o antivírus atualizado – Vírus e Quarentena

Para que o antivírus consiga fazer toda essa análise e proteger você das ameaças é necessário dar a ele as ferramentas.

Atualizações constantes fazem com que o antivírus conheça os mais diversos tipos de ameaças e saiba como combatê-las. Sendo mais um aliado na proteção a segurança da informação.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Indicca.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Vírus e Quarentena – o que acontece nesse processo?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This