Importancia_-Antivirus_Indicca-

Você sabe a importância de ter um antivírus?

Atualizado em 22/06/2021
Por Pedro Henriques

Você sabe a importância de ter um antivírus?

Atualizado em 22/06/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância de ter um antivírus nos equipamentos de tecnologia hoje é essencial. O Servidor da empresa, desktops e notebooks que são de acesso quase diário nas empresas também precisam ser protegidos. E mais que nunca, os smartphones que geram conexão do mundo às nossas mãos.

Um vírus é basicamente um software malicioso, que pode gerar danos diversos, não somente ao seu computador ou notebook, mas também a sua vida enquanto pessoa física ou jurídica. É preciso ficar atento a prevenção!

Importância de ter um antivírus

Os dispositivos precisam estar sempre protegidos de ataques de vírus. Aliás eles podem ocorrer através de arquivos anexos de remetentes desconhecidos, emails, links maliciosos. Então esses links te redirecionam a sites que são muito parecidos ao site oficial e que podem ter acesso a informações valiosas. Não podemos esquecer também dos vírus que podem vir junto a arquivos e documentos baixados da internet.

Acessar um email, abrir um anexo, acessar um site e baixar um arquivo são ações rotineiras de qualquer usuário da internet hoje. É preciso deixar de fazer isso? Não, mas é preciso investir então em proteção. E aqui entra um software importante nessa luta: o antivírus.

O antivírus é um software de proteção com cada vez mais recursos e tecnologia para tornar o ambiente da internet um pouco mais seguro para o usuário. O antivírus consegue realizar varreduras em toda rede para buscar potenciais ameaças no ambiente. Ainda que o vírus (ou o arquivo infectado) esteja “inativo” e o usuário ainda nem tenha percebido qualquer alteração, o software consegue identificar, eliminar ou ainda deixar o arquivo em Quarentena para análise.

Há outras funções interessantes nos antivírus que podem apoiar o usuário que geram um alerta ao perceber um email com possível ameaça ou link malicioso. Alerta para que não abrir o email ou não acessar o link recebido. Gerar um ambiente seguro para acessos bancários e pagamentos, sinalizar que um arquivo baixado da internet pode conter vírus, impedindo assim um desastre maior na rede.

Consequências dos vírus

O vírus em si, parece algo bem simples, mas suas consequências são bem danosas:

  • Impedir o bom uso de um hardware
  • Corromper arquivos e softwares
  • Ter exposição de dados como senhas e documentos
  • Um Servidor que é invadido expõe toda a empresa e gera a perda de dinheiro, já que seus funcionários deixam de trabalhar porque estão sem acesso a arquivos e softwares importantes

Sendo assim, o investimento mínimo em segurança de rede, hoje, é o antivírus. Há boas opções no mercado atual que facilmente estarão dentro do orçamento.

Entre em contato com a Indicca e converse com nossa Equipe.

#Indicca – Geração de Conteúdo

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe a importância de ter um antivírus?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This