Características e vantagens dos serviços em nuvem
Serviços em nuvem características e vantagens
21/08/2018
Como criar o seu site! Dicas preciosas de como fazer.
Como criar o seu site! Dicas preciosas de como fazer.
04/09/2018

WSUS Como utilizar – Microsoft Windows Server Update Services

WSUS Como utilizar - Microsoft Windows Server Update Services

WSUS Como utilizar – Microsoft Windows Server Update Services. Você já ouviu falar no WSUS? Sabe como funciona esse programa para computador windows? É justamente sobre ele que vamos falar no artigo de hoje: o Windows Server Update Services.

 

O WSUS é um programa de computador que foi desenvolvido pela Microsoft e inicialmente recebia o nome de Software Update Services (SUS). Esse programa permite que os administradores gerenciem as atualizações e os hotfixes lançados especificamente para os produtos da Microsoft. Ideal para computadores windows em ambientes corporativos.

WSUS Como utilizar - Microsoft Windows Server Update Services

WSUS Como utilizar – Microsoft Windows Server Update Services

Porque o  Windows Server Update Services funciona tão bem em ambientes corporativos? Porque sua função é baixar as atualizações disponíveis no site da Microsoft e distribuí-las para todos os computadores da rede. Independentemente de as máquinas estarem ou não sob um mesmo domínio, todas elas serão atualizadas por meio do WSUS.

 

Windows atualizado é questão de segurança

 

Já falamos por aqui sobre a importância de manter em dia todas as atualizações dos programas instalados nas máquinas e também do sistema operacional utilizado. E quando se fala em atualização do sistema windows, o WSUS não pode ficar de fora. Uma empresa que lida com várias máquinas windows, encontra no Windows Server Update Services uma chance de eliminar toda e qualquer dor de cabeça eventualmente causada por atualização.

 

Mas porque uma simples atualização de sistema como o windows é capaz de causar tanta dor de cabeça? Bom primeiramente porque sistemas desatualizados são um prato cheio para ataques ransomwares. Falamos sobre isso em algumas oportunidades e inclusive demos dicas preciosas de como se defender. Uma das dicas é manter os programas antivírus e sistemas operacionais sempre em sua última versão.

 

Agora imagine uma empresa com vários computadores sendo utilizados ao mesmo tempo e precisando do mesmo nível de proteção. Seria necessário um funcionário ou mais, se dedicando exclusivamente à tarefa de mantê-los com a proteção e atualização sempre em dia. É aí que o Windows Server Update Services entra em ação.

 

Porque utilizar o Windows Server Update Services

 

Cada computador windows presente em uma estação de serviço, precisando de atualização e sendo atualizado individualmente, vai demandar uma quantidade específica de MB da internet local para executar a tarefa. Imagina se essas atualizações começarem durante o expediente! Internet lenta e trabalho comprometido para toda a equipe.

Ah, tudo bem, eu atualizo fora do horário de serviço. Ok, mas aí você teria que pagar um funcionário que fizesse essa tarefa, por vezes demorada. Nem pense em deixar todos os equipamentos ligados e sozinhos na empresa durante a noite. Além da sua conta de luz vir um absurdo no final do mês, acidentes também podem acontecer. Superaquecimento do equipamento, panes elétricas e outros contratempos.

 

E não manter o sistema operacional windows atualizado não é uma opção pelo que já foi citado anteriormente: ataques ransomwares. O que mais tem atualmente são pessoas mal intencionadas esperando nosso primeiro descuido para atacar. E ataques desse tipo podem comprometer o trabalho e as conquistas de anos. Não é isso que queremos.

 

Entendemos então de uma vez por todas que a atualização, por mais trabalhosa que possa vir a ser, é sempre necessária. E é justamente para torná-la menos trabalhosa que viemos apresentar o Windows Server Update Services.

Como funciona o Windows Server Update Services

 

O WSUS resolve todos os seus problemas relacionados à atualização. O primeiro deles é poupar o consumo da sua internet durante o processo de atualização do windows e dos demais produtos Microsoft (spoiler). Isso garante que a produtividade da sua equipe não vai ser afetada durante esse processo tão essencial para a segurança de dados da sua empresa.

 

Outro benefício oferecido pelo Windows Server Update Services é a atualização de absolutamente qualquer produto Microsoft: Office, Windows, SQL e muitos outros produtos. Com o WSUS você consegue gerenciar totalmente a distribuição das atualizações lançadas pela Microsoft Update. Isso por meio de um console de gerenciamento.

 

O Windows Server Update Services pode ter implantação simples: com apenas um servidor e conectado diretamente ao Microsoft Update. Mas existe também a implantação de vários servidores WSUS. Neste caso vários servidores executam o programa, que sincroniza todas as atualizações disponíveis para o windows e para os demais produtos Microsoft.

 

Mas mesmo com vários servidores sincronizados, apenas um deles utilizará a internet. Este é o WSUS Upstream Servidor, que servirá de fonte para que os demais servidores – WSUS Downstream Servidor – sincronizem as suas atualizações

 

Pequeno glossário antes de continuarmos:  WSUS Upstream Servidor – servidor WSUS que sincroniza atualizações diretamente com a Microsoft por meio do Microsoft Update. WSUS Downstream Servidor – servidor WSUS que sincroniza suas atualizações com um servidor WSUS Upstream Servidor.

 

Modos de utilização do Windows Server Update Services

 

Vamos descobrir agora quais são os modos de utilização do WSUS para que você conheça ainda melhor essa ferramenta que auxilia na atualização do sistema operacional windows e demais programas Microsoft.

 

O Modo autônomo é a o modo padrão de instalação do WSUS. Neste modo, um servidor upstream compartilha as atualizações windows com os servidores downstream enquanto ocorre a sincronização. Neste caso os servidores são administrados separadamente, não recebem aprovação nem status de grupos de computadores.

 

O modo réplica, conhecido também como modo de administração centralizada. Desta forma compartilha as atualizações. Também compartilha status e grupos de computadores com os servidores downstream. Os servidores de réplica não são administrados separadamente. Assim acabam por herdar as aprovações de atualização dos programas e do sistema operacional windows.

 

Conheça as hierarquias do Windows Server Update Services

 

É possível criar hierarquias de servidores WSUS. Deste modo você sincroniza servidor com servidor ao invés de sincronizá-los com o Microsoft Update. Quer saber quais os benefícios de realizar esse tipo de configuração no seu programa de atualização windows? Então vamos lá.

 

Realizando a sincronização das atualizações de segurança com WSUS só tem vantagens. Com certeza você baixa as atualizações uma vez. Evita vários downloads. De fato distribui as mesmas atualizações pelas estações de trabalho. Utiliza para isto servidores downstream WSUS Microsoft. Isso economiza o gasto internet ocasionado durante as atualizações. Você pode optar também por baixar as atualizações do windows em algum servidor WSUS mais próximo aos computadores dos clientes. Em filiais, por exemplo.

 

É possível também configurar os servidores WSUS de forma separada. Desta forma assim eles podem atender estações de trabalho que usam diferentes linguagens de produtos Microsoft. Viu quantas vantagens o Windows Server Update Services pode lhe oferecer? Consulte uma empresa especializada em Tecnologia e Segurança da Informação para te auxiliar na implementação desse sistema.

#Parceria – Indicca Conteúdo – Agencia Salmão

Cadastre para receber News da Indicca

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você