Planejamento TI – Servidor de Atualização!

Atualizado em 23/04/2013
Por Pedro Henriques

Planejamento TI – Servidor de Atualização!

Atualizado em 23/04/2013
Por Pedro Henriques
Planejamento TI – Servidor de Atualização. Segurança e contingência são com toda certeza a base das ações de planejamento!
Segurança com relação as questões de PRIVACIDADE dos dados e ainda sobre a contenção das falhas gerando perda dos mesmos.
A contingência reduzindo o tempo de recuperação das falhas. Em algumas, o USUÁRIO nem percebe que a falha tenha ocorrido.
Na semana passada, alguns computadores falharam ao receber a atualização referente ao Sistema Operacional Microsoft Windows 7 32 Bits. A falha ocorrida depois que a atualização era feita fazia com que o equipamento não conseguisse inicializar. A atualização configurada para ser feita de forma AUTOMÁTICA pode gerar este tipo de problema, sem acompanhamento técnico, mesmo soluções que são projetadas para consertar tem efeito colateral de PROBLEMA. As estações pararam de funcionar, os usuários pararam de trabalhar.


Alguns usuários por falta de preparo acabaram FORMATANDO o computador, e com isto, além de terem tido o problema, ainda perderam o seu contexto de produção e voltaram a ter um computador ZERADO de customização.

Onde entra a questão de PLANEJAMENTO de TI neste caso? Por certo, todas as estações precisam e devem ter a atualização processada. As atualizações além de promoverem MELHORIAS também corrigem falhas. Mas o processo não precisa ser feito na primeira hora, quando a Microsoft disponibiliza a correção. Pensando bem, quem já esteve algum tempo trabalhando sem a correção, pode com toda certeza ficar mais um dia, ou mesmo uma semana aguardando. O PLANEJAMENTO é então para ser trabalhado desta forma, tirar a condição automática e passar a ser feita de forma manual. Se o usuário tem conhecimento, ele mesmo pode disparar a atualização. Mas em grandes REDES, e podemos dizer GRANDES, quem tem mais de 10 equipamentos, o correto seria ter um servidor de atualização e um profissional AUTORIZANDO ou não o procedimento. A Microsoft tem este servidor que se chama WSUS. Este servidor além de garantir a necessidade de aprovação do gestor para implementar as correções e melhorias, também garante que não precisa ir máquina por máquina. O processo é feito a partir do ponto central, a console do servidor, que dispara para toda a rede a adição dos pacotes aprovados para ser processado.
Existem tantos outros processos de PLANEJAMENTOS para serem trabalhados, mas é um fato, que ainda existem muitos se arriscando. Arriscando ficar parado ou perder os dados/ informações, por não ter um plano de TI que promova POLÍTICAS de SEGURANÇA e/ou PLANEJAMENTO de TI. Os prejuízos são sempre grandes. Perdas de recursos, financeiras e de confiança na estrutura de TI.
A INDICCA.COM trabalha com contingência para manutenção do estado de funcionamento sempre ON LINE e ainda promove junto da carteira de clientes muito planejamento, inclusive para a condição de investimentos. O plano de TI além de incorporar o que será investido projeta o resultado para a manutenção da segurança dos dados e também da recuperação às falhas.
Para questões relativas à Atualização de Segurança recomendamos e temos homologado em laboratório e também em praticamente todos os nossos clientes o Servidor Microsoft WSUS.
Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Planejamento TI – Servidor de Atualização!.


Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This