Investir em Tecnologia Indicca

Você sabe porque deve investir em tecnologia da informação?

Atualizado em 10/12/2019
Por Pedro Henriques

Você sabe porque deve investir em tecnologia da informação?

Atualizado em 10/12/2019
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certamente uma coisa que sempre fazemos aqui no blog é atualizar vocês sobre a importância e os muitos benefícios da utilização dos recursos tecnológicos e informatizados. Isso porque vivemos em uma era onde os negócios estão sendo cada vez mais guiados por ferramentas disponibilizadas pela internet e pela tecnologia da informação (TI). Então, porque deve investir em tecnologia?

Porque são ferramentas de organização, de planejamento, de monitoramento, de execução… A saber a era da mesa abarrotada de papéis e das milhares de gavetas de arquivo com pastas e mais pastas está praticamente finada. Afinal temos a opção de digitalizar até mesmo os papéis mais antigos e guardar todos eles na nuvem, não é mesmo!? Enfim a verdade é que a tecnologia da informação tem assumido um papel de protagonismo e mesmo assim ainda há empresas que resistem ao setor.

Isso porque manter recursos informatizados a nível empresarial demanda um certo investimento que muitas pessoas vêm como gasto. É importante frisar que gasto e investimento são coisas distintas e que o dinheiro aplicado em TI configura um investimento. Muitas empresas não entendem a importância desse passo e querem investir o mínimo possível. Estamos aqui para lhe contar que essa atitude pode acabar custando mais caro que se o investimento adequado tivesse sido feito desde o início.

Você ainda não realizou investimentos nessa área? Então a hora certa de começar e se destacar no mercado é agora. Uma estrutura de TI bem organizada contribui para uma melhor organização empresarial como um todo e traz ótimos resultados. Está pronto para reduzir seus custos operacionais, aumentar a satisfação e a produtividade da equipe e obter resultados antes não imaginados? Então vamos juntos.

O que é a tecnologia da informação?

A tecnologia da informação (conhecida popularmente como TI) engloba o uso de recursos informatizados: computadores; armazenamento; dispositivos de processamento; de criação; recursos de proteção de rede; entre outros. Fácil entender que a TI faz parte da nossa rotina diária tanto a nível pessoal como profissional não é mesmo!?

A tecnologia da informação avança em uma velocidade imensurável e é indispensável que estejamos sempre bem atentos às mudanças. A atenção com as atualizações deve ser redobrada se você utiliza os recursos de TI a nível profissional/empresarial. Os recursos disponibilizados por esse setor vêm para agregar mais dinamicidade e liberdade ao nosso dia a dia.

A tecnologia da informação se tornou um setor tão importante que existem cursos específicos na área e empresas que terceirizam esses serviços relacionados à tecnologia. Como funciona? Elas oferecem suporte às pessoas mais leigas para auxiliar na escolha entre os milhares de recursos disponíveis no mercado, realizar a implementação dos mesmos na rotina e manter tudo funcionando dentro dos conformes.

Porque investir em tecnologia da informação?

Aumento na produtividade

A empresa que investe em TI investe em inovação e larga na frente da concorrência. Ou seja, a inovação por meio do uso de ferramentas de softwares mais modernas e automatizadas facilita a rotina de trabalho dos funcionários. Portanto existe uma infinidade de softwares de organização, planejamento e execução de projetos, que tornam os processos mais visuais e facilitam produção em equipe.

Quando você entrega mais recursos e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, você consegue gerar um impacto positivo satisfação e disposição da equipe.  A consequência disso é um aumento na produtividade e consequentemente nos lucros do seu negócio. Suponhamos que você atue em um escritório de engenharia. Ao utilizar a tecnologia da informação a seu favor, será possível desenvolver projetos totalmente digitais.

Existe ainda a possibilidade de que os membros da equipe compartilhem os projetos entre si permitindo a visualização e a edição dos mesmos. Recursos que facilitam a visualização do que está sendo executado e trazem uma nova dinâmica para o trabalho em grupo.

Automatiza processos

Surpreendentemente poderíamos citar aqui uma infinidade de processos rotineiros que muitas empresas ainda realizam de forma manual. Estes processos são verdadeiros vilões da produtividade. Vamos para um exemplo prático e sem enrolações: o backup. Ainda existem pessoas que realizam o backup manual. O backup manual consiste em, de tempos em tempos, separar todos os “novos” arquivos salvos no pc e colocá-los em um hd externo a fim de “mantê-los em segurança”.

Olha o trabalho que isso demanda: em primeiro lugar você precisa adquirir um HD com boa memória (gasto financeiro). Em segundo lugar você precisa de um espaço pra guardar esse HD (gasto estrutural). Em terceiro lugar você precisa demandar esse trabalho para alguém ou fazer você mesmo (mão de obra). Por fim é necessário tempo para realizar essa ação (tempo é dinheiro). Um dia seu HD enche e você precisa de um novo (mais gasto financeiro).

Já tá repensando o backup manual né!? Isso porque ainda nem falei no risco que você corre de perder esse HD, tanto por falha humana, quanto por causas naturais. Entretanto existe uma infinidade de serviços de backup na nuvem hoje em dia. Mais um ponto para a tecnologia da informação. Você economiza já que não precisa comprar nem armazenar nenhum dispositivo e também por não precisar gastar em mão de obra e tempo, já que o processo se torna automatizado. Leia mais sobre backup na nuvem.

Esteja mais seguro

Quando estamos conectados e lidando com uma série de dados e documentos importantes de grande valor, estamos totalmente vulneráveis e susceptíveis a sofrer com crimes cibernéticos. Por isso é importante que toda empresa, independente do porte, preze pela segurança da rede. A tecnologia da informação dispõe de softwares de segurança dos mais diversos tipos, aplicáveis a todo tipo de necessidade.

Estratégias como a gestão de riscos e recursos como armazenamento e backup na nuvem também colaboram para o aumento da segurança informacional.

Tecnologia da informação é o que falta na sua empresa

Inegavelmente o investimento em tecnologia da informação vai reduzir gastos desnecessários, aumentar a satisfação e a produtividade da equipe, refletir no seu lucro e manter seus dados em segurança. Contudo se esses motivos ainda não são suficientes para te fazer investir em uma boa estrutura de TI, vamos a mais alguns.

Por exemplo, a tecnologia da informação te aproxima do seu cliente por meio de ferramentas e processos como o CRM. Visto que sua empresa será muito mais bem vista no mercado e seu atendimento será muito mais ágil ao lançar mão das tecnologias mais modernas. Uma vez que ferramentas de automação e softwares de produção tornarão a administração muito mais tranquila. Você vai conseguir visualizar o todo de forma mais clara e objetiva e a tarefa de liderar equipes ficará consequentemente mais objetiva.

Sem dúvida sua equipe também estará muito mais focada e menos dispersa. Todavia os softwares interativos permitem a visualização e a colaboração de todos. Dessa forma o projeto pode ser compartilhado com todos os setores responsáveis (alguns apenas veem e outros também editam). Em resumo essa característica promove uma maior integração dentro da empresa e deixa brecha para que todos os setores estejam alinhados quanto ao andamento do projeto.

Em suma, outro ponto é a possibilidade de acesso remoto. Por meio do acesso remoto as pessoas abrem, visualizam e editam arquivos a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo. Todos os projetos vão andar de maneira muito mais ágil. Ademais manter um sistema de tecnologia da informação bem estruturado é o que falta para sua empresa se destacar de vez no mercado, vamos!?

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe porque deve investir em tecnologia da informação?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This