Tecnologia da Informação Indicca

Guia rápido tecnologia da informação e seus recursos

Atualizado em 18/02/2020
Por Pedro Henriques

Guia rápido tecnologia da informação e seus recursos

Atualizado em 18/02/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É provável pensar apenas em gestão empresarial – tecnologia da informação. Isto é, a maioria das pessoas imagina que a TI é apenas aquela salinha onde ficam os técnicos de informática, sempre prontos para te salvar quando a internet cai, quando o pc trava ou quando a impressora não funciona. O que pouca gente sabe é que a TI e seus recursos vão muito além disso.

Em conclusão, a definição do termo pode-se dizer, de maneira extremamente simplificada, que a Tecnologia da Informação consiste na junção de todas as atividades e soluções provenientes dos recursos disponibilizados pela computação. São recursos que facilitam e tornam seguros processos diários de produção, armazenamento, transmissão, acesso e uso das informações. Ademais, a TI é uma área extremamente ampla e abrangente.

Gestão Empresarial – Tecnologia da Informação

Certamente, a verdade é que, seja de forma direta ou indireta, a tecnologia e seus recursos estão presentes em diversas atividades do nosso dia a dia. Celulares, computadores, softwares, redes para transmissão de dados… Lançamos mão da tecnologia diariamente para realizar e facilitar tarefas de trabalho, para nos manter informados e para estar em contato com pessoas ao redor do mundo. Portanto a tecnologia da informação é tudo isso e mais um pouco.

Dessa forma é importante saber que são diversos os tipos de profissionais que atuam na área de tecnologia da informação. Em primeiro lugar, desenvolvedores criam e atualizam sistemas. Analistas de suporte são responsáveis pela escolha e implementação de tecnologias específicas de acordo com a necessidade do usuário (empresa). Os analistas ainda supervisionam o funcionamento dessas tecnologias e dão suporte em caso de falha. Os analistas de documentação criam manuais sobre o funcionamento dos softwares.

Por fim analistas de sistemas levantam demandas de funcionamento e de negócios a fim de desenvolver novos artefatos de softwares. Os designers são responsáveis pela interface dos aplicativos e pela interação entre indivíduo e máquina. É deles a missão de deixar tudo mais intuitivo. Os gerentes de TI coordenam o uso e os desenvolvimento das tecnologias fazendo a interação entre empresa e TI. Viu como a tecnologia da informação é muito mais do que muita gente imagina!?

Tecnologia da informação na sua vida e na sua empresa

A tecnologia da informação está presente na sua rotina diária pessoal e também no seu trabalho, quer ver só? Suas redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, como o Whatsapp, são possibilitados por recursos de TI. O e-mail, um dos recursos mais antigos da internet, também é TI. Sua plataforma de séries e seu aplicativo de músicas por streaming são completamente TI. E sabe o que essas ferramentas têm em comum? A utilização da computação em nuvem.

A computação em nuvem é um recurso que se tornou extremamente popular nos últimos anos, quando as pessoas foram percebendo o quão facilitadora ela pode ser. Além das possibilidades de lazer, ela é excelente para quem trabalha utilizando o computador e ferramentas informatizadas. Vale ressaltar que, como o bom e velho e-mail pode comprovar, a nuvem sempre esteve ali. A diferença é que agora seus recursos e facilidades são muito mais explorados: armazenamento, backup e compartilhamento de dados são os mais utilizados.

Recursos da Tecnologia da Informação

Mas você já pensou na possibilidade de criar um escritório virtual?Pequenos empresários podem se beneficiar muito dessa forma de trabalho, tendo em vista que muitos negócios começam sem uma sede fixa. Grandes empresas também tiram proveito dessa facilidade uma vez que funcionários podem fazer home office em ocasiões pontuais. O home office é um grande aliado na busca pela satisfação da equipe hoje em dia. Além disso, com o escritório virtual, é possível levar a empresa até o cliente.

A tecnologia da informação, por meio da computação em nuvem, possibilita esse ambiente chamado escritório virtual levando todos os dados e recursos digitais para qualquer lugar com acesso à internet. Um recurso completamente elástico, capaz de se adaptar às necessidades específicas. Crie novos documentos, edite e/ou compartilhe por rede social ou e-mail. Disponível para acesso, publicação e compartilhamento em qualquer equipamento conectado à internet.

Tecnologia da informação e o futuro presente

Casas automatizadas e que respondem a comando de voz ou a alguns cliques no celular. O futuro já não é mais tão futuro assim. Atualmente já existem projetos de automação residencial que são um tanto quanto acessíveis e compatíveis com a realidade de muitos. É possível também escolher apenas alguns pontos específicos para automatizar. Você pode começar a automação investindo em dispositivos com aplicativos pré fabricados e que funcionam sem fio, por meio da rede wireless. Uma solução mais básica. Ponto para a tecnologia da informação.

Essa característica torna a instalação mais rápida e barata, já que os gastos com infraestrutura são praticamente zerados. Não é necessário quebra-quebra para passar e esconder fios. O sistema precisa apenas de uma boa rede Wi-Fi para funcionar e executar seus comandos. Falando em segurança, por exemplo, além de poder monitorar as câmeras da casa 24h por dia por meio de aplicativos no telefone, hoje em dia é possível investir em fechaduras smart locks.

Gestão Empresarial – Tecnologia da Informação

Assim também, com as fechaduras inteligentes, desenvolvidas utilizando os recursos possibilitados pela tecnologia da informação, você abandona completamente o uso de chaves e passa a abrir a porta de casa utilizando apenas senhas e biometria. Além disso, você ainda pode ligar e desligar as luzes pelo celular, regular a temperatura da casa, a tv e o sistema de som. Basta que tenha os dispositivos corretos à sua disposição.

NEsse sentido, na hora de decidir quais os melhores dispositivos para atender às suas necessidades, entre em contato com um profissional de tecnologia da informação. Nada melhor que contar com a ajuda de um especialista em tecnologias, desenvolvimento e aplicações de recursos informatizados.

Inteligência artificial também é tecnologia da informação

Inegavelmente, a tecnologia da informação está presente em uma simples troca de e-mails e também em sistemas ultra tecnológicos que realizam a análise, a união e a transformação de dados para os mais diversos fins. A medicina se beneficia da tecnologia da informação por meio da inteligência artificial, por exemplo.Pacientes são monitorados por máquinas 24h por dia e essa máquinas geram relatórios completos sobre o estado de saúde dos mesmos. Cirurgias são realizadas com o auxílio de robôs e remédios/suplementos são manipulados com base na composição genética das pessoas.

Entretanto a inteligência artificial também pode atuar em lojas e supermercados. Prateleiras inteligentes emitem alertas aos responsáveis quando um produto determinado está se esgotando.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Guia rápido tecnologia da informação e seus recursos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This