Nuvem de armazenamento
Nuvem de armazenamento não é o futuro, é o presente
13/11/2018
Backup na nuvem pode mudar seu negócio
27/11/2018

Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios

Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios

Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios. A nuvem de armazenamento e seus diversos benefícios são nossos conhecidos. Se você nunca ouviu falar ou conhece apenas de maneira superficial, precisa se inteirar já sobre o assunto! Os serviços de armazenamento em nuvem são interessantes para todo tipo de negócio.

 

As empresas que utilizam a nuvem no seu dia a dia colhem os frutos da praticidade, economia e otimização de tempo e espaço. Seus colaboradores se sentem mais livres ao terem a oportunidade de produzir mesmo que por algum motivo não possam comparecer ao escritório naquele dia.

Faça backup na nuvem e garanta mais segurança para seus negócios

As equipes se sentem mais integradas mesmo não estando perto fisicamente. Os recursos de compartilhamento de dados, acesso remoto e possibilidade de edição a quatro mãos ou mais, permite que os trabalhos sejam feitos em conjunto e que todos tomem conhecimento das atividades dos companheiros em tempo real.

 

Outro excelente recurso oferecido pela nuvem e que será tratado aqui neste artigo é o backup na nuvem ou cloud backup.

 

Entenda a importância do backup periódico

 

Toda empresa ou escritório lida diariamente com diversos documentos importantes. São documentos de terceiros (clientes) e da própria empresa. Perder esses documentos por qualquer motivo que seja, gera enormes transtornos. Bem como prejuízos incalculáveis. Eventualmente muito retrabalho. Refazer é um esforço que nenhum usuário quer como atividade de recuperação. E é exatamente isso que o backup quer impedir.

 

O backup consiste na cópia de dados de um dispositivo para outro. Ou seja para quantos mais a parte interessada desejar. A intenção do backup é manter os dados copiados e em segurança. Dessa maneira, caso haja algum dano ao arquivo original, é possível recorrer às cópias de segurança. Posto que foram feitas para este fim: substitui o arquivo corrompido. Também pode ser recuperar o arquivo perdido.

backup consiste na cópia de segurança dos dados

E não se deixe levar pelo pensamento de que nada de ruim vai acontecer aos seus equipamentos. Todos estamos sujeitos a falhas, sejam elas humanas ou das próprias máquinas. A tecnologia é assim, desta forma falível. Uma simples queda de energia é capaz de danificar sua máquina. Está mesma queda de energia pode corromper o arquivo que está aberto. Assim fazer com que você perca tudo o que tinha “salvo” nela. Além de incidentes do tipo vírus. Ou seja todos estão sujeitos a ataques ransomwares e sequestro de dados.

Backup tradicional x backup na nuvem

 

Entendemos a importância do backup? Ele funciona como uma ferramenta de segurança e prevenção contra perda de dados. Ainda ajuda a evitar prejuízos maiores. O backup tradicional, antes da nuvem, era realizado por meio da cópia dos dados em dispositivos físicos. Dispositivos como hd’s externos, pen drives, cd’s e outras mídias de armazenamento.

 

A princípio pode parecer vantajoso saber que existe uma infinidade de dispositivos físicos que podem ser utilizados na realização do backup. Mas a verdade é que esse fato é justamente o que acaba desanimando muita gente. Os dispositivos físicos para backup custam caro e têm memória limitada. Logo, quando um deles está cheio, você precisa comprar um novo para continuar realizando seus backups.

dispositivos físicos para backup custam caro

Assim depois de gastar energia e dinheiro comprando quantidades de dispositivos de armazenamento. Alem disto você, usuário, ainda vai precisar arranjar um lugar para guardá-los em segurança. Com tudo isto visando ter uma cópia de todos seus documentos mais importantes estão que estão ali. É a garantia que sua empresa sobreviverá caso sua máquina principal lhe deixe na mão.

 

O backup na nuvem vem para resolver todos os seus problemas com equipamentos físicos. Assim também com gastos completamente evitáveis. Por meio do serviço de nuvem e com o auxílio da internet, você faz o backup dos seus arquivos, fotos, vídeos. Desta forma cria uma cópia de segura e tudo mais o que for importante, em servidores remotos.

 

Você não terá mais problemas com limite de armazenamento. Isto mesmo os serviços de backup na nuvem são encontrados através de planos de armazenamentos. Você escolhe a capacidade de armazenamento. Assim também a disponibilidade de recursos que melhor atenda suas necessidades. Neste sentido paga um valor determinado por espaço armazenado e começa a usar.

Você escolhe a capacidade de armazenamento

Caso seu negócio se expanda e também suas necessidades de armazenamento. Do mesmo modo os recursos podem ser aumentados. Desta forma você entra em contato com seu fornecedor e atualiza seu plano. Simples, rápido e sem dores de cabeça.

 

Seu backup na palma das suas mãos

 

Mais uma vantagem encontrada na realização do backup na nuvem é a agilidade com a qual você pode acessar seus arquivos. Em conclusão por estarem salvos em servidores remotos. Desse modo disponíveis por meio do acesso à internet. Em resumo você consegue acessar seus arquivos a partir de qualquer computador, tablet ou celular conectado a internet.

 

Dessa maneira, se seu computador é danificado. De tal forma que o computador sofre uma pane. Ou ainda se você simplesmente precisa acessar seu arquivo original. Em outras palavras pode ser uma necessidade de estar fora do escritório. Assim está longe da máquina em que ele, ou sua cópia foram salvos. Tudo bem! Assim desta forma basta fazer o login na conta criada para acesso aos backups. Desta forma todos os seus documentos estarão disponíveis onde você estiver.

 

A funcionalidade do acesso remoto ainda te ajuda caso você precise realizar trabalhos fora do seu escritório ou sede da empresa. Você pode acessar os documentos de qualquer lugar e em qualquer máquina sem precisar carregar dispositivos de armazenamento e computadores para cima e para baixo.

Backup automático não é futuro: é realidade

 

Aderindo de vez ao backup feito por meio da nuvem de armazenamento você elimina dores de cabeça como: perda de dados por conta de máquina danificada; perda de dados por ataque ransomware; perda de dados por falha humana; gastos com equipamentos; capacidade limitada de armazenamento e dificuldade de trabalhar em trânsito.

 

Todas essas facilidades já foram explicadas, mas ainda não acabou. Com certeza realizando o backup na nuvem você pode também parar de se preocupar com backup. Isto mesmo, a preocupação deixa de existir em função da facilidade de monitorar. Muitas empresas que prestam o serviço de backup na nuvem, oferecem a possibilidade de automatização do serviço. Estas mesmas empresas disponibilizam monitoramento com notificação ON LINE.

Como funciona o backup automático? Que tipo de resposta você procura? Assim como ele vai através de um cliente fazer a programação automática. Talvez a periodicidade da cópia de segurança? Em suma durante a configuração você vai estudar e descobrir qual a periodicidade de backup é a ideal para o seu tipo de negócio. Desta forma você insere novos arquivos em seus servidores com que frequência? Uma vez por semana? Duas vezes ao mês? Todos os dias?

 

Descoberta a frequência de entrada de novos arquivos você vai configurar o sistema para que os backups sejam feitos de maneira automática  e com a frequência ideal para você. Prático né?! O backup na nuvem é isso: a eliminação de boa parte das suas dores de cabeça com os negócios.

 

Tá esperando o que para sair da era dos dispositivos físicos e com memória limitada para a era da computação em nuvem? Na nuvem tudo é mais seguro, prático e automático. Você só precisa se preocupar em produzir e colher os frutos.

#Parceria – Indicca Conteúdo – Agencia Salmão

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você