AFFEMAQ Ubá Mostra 2019, evento que reunirá fornecedores e seus clientes na região de Ubá/MG
AFFEMAQ e Networking Digital
29/08/2019
Entenda por que é importante utilizar o protocolo HTTPS
10/09/2019

Centralize o armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive

Armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive Office 365

Em empresas, escritórios, repartições públicas e quaisquer outros locais onde há vários núcleos de pessoas trabalhando juntas, um dos principais problemas relacionados à tecnologia da informação se refere à centralização, ao compartilhamento e ao armazenamento de dados em uma rede de computadores. Uma empresa, por exemplo, conta com vários setores diferentes, como o setor financeiro, de marketing e de vendas. Entretanto, eles não trabalham completamente separados e, comumente, profissionais de setores distintos precisam ter acesso aos mesmos arquivos e planilhas. Assim, esse acesso é facilitado pelo armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive. Cada núcleo de uma companhia é responsável por uma função, assim como o sistema digestório do corpo humano é voltado à digestão e à absorção de alimentos, e o respiratório executa as trocas gasosas, por exemplo. Mas nenhum núcleo ou sistema funciona sozinho: eles se conectam uns aos outros e são dependentes entre si.

Decerto, essa é uma associação simples para exemplificar a interdependência de diferentes setores de uma organização, empresa ou órgão público, sendo que tais setores, portanto, precisam, em grande parte das vezes, ter acesso aos mesmos dados. Mas como organizar os arquivos para que estejam disponíveis a todos que necessitam do acesso? Contudo, como otimizar o armazenamento de dados para que funcione de forma organizada e efetiva? E como restringir o acesso apenas àqueles que têm permissão para lidar com a informação? Para tirar essas e outras dúvidas, neste texto iremos falar de duas boas opções utilizadas para o armazenamento centralizado de arquivos: o FreeNAS e o Microsoft OneDrive.

FreeNAS

Primeiramente, o FreeNAS é um sistema operacional de armazenamento, voltado exclusivamente a essa função. Por isso, ele é utilizado em servidores de arquivos, que consistem em máquinas usadas para a centralização e o armazenamento compartilhado de dados, os quais podem ser acessados através da rede de computadores encabeçada pelo servidor. Dessa forma, o acesso aos arquivos se torna mais simples e fácil.

Diferentemente do OneDrive, que armazena os arquivos em um servidor externo (da Microsoft), com o acesso sendo feito através da conexão ao site ou ao aplicativo por meio da internet, com o FreeNAS um computador da própria empresa é transformado em servidor de arquivos. Sendo assim, para ter acesso aos dados do servidor, basta se conectar à rede local de computadores. Da mesma forma, o FreeNAS também oferece recursos de computação em nuvem. A implementação desse sistema permite que os arquivos sejam centralizados em um único local (o servidor) e acessados de qualquer lugar, inclusive fora do local de trabalho. Isso é ideal para quem adota o home office na rotina profissional.

Vantagem FreeNas – armazenamento de arquivos

A principal vantagem desse tipo de serviço em relação à computação em nuvem é a variedade de configurações que podem ser estabelecidas para a rede. Além do compartilhamento fácil de arquivos, o FreeNAS oferece ao servidor uma gama de opções para configurar as permissões de usuários. Assim, determinados computadores podem ter o acesso a certos arquivos bloqueados, bem como a alguns softwares ou ações, como downloads. O FreeNAS permite, ainda, um melhor gerenciamento, através do servidor, das políticas de segurança de firewalls e antivírus. Embora possa parecer complicado, todas as configurações do sistema podem ser definidas através de uma interface web. E, para evitar a perda ou corrupção de arquivos, o FreeNAS conta também com recursos de proteção de dados e backup.

Tudo isso é oferecido de forma gratuita, trazendo ainda mais benefícios ao usuário. O download do FreeNAS pode ser feito pelo site oficial do sistema. Contudo, para que a instalação seja feita sem complicações e da forma correta, conte com a ajuda de uma empresa especializada em TI.

OneDrive – armazenamento de arquivos

Posteriormente, O OneDrive é uma outra opção para quem deseja centralizar o armazenamento de dados e compartilhá-los com outras pessoas no ambiente corporativo. Mesmo que não utilize esse recurso profissionalmente, você provavelmente já deve estar familiarizado com o Microsoft OneDrive, já que a computação em nuvem também é muito utilizada no dia-a-dia, nas mais diversas situações. Mas ela pode ser especialmente útil no ambiente corporativo.

A computação em nuvem é utilizada para o armazenamento de arquivos em um servidor externo, chamado de provedor. O provedor fica em um data center especializado para a função, de propriedade da empresa que presta o serviço de armazenamento em nuvem. No caso do OneDrive, por exemplo, quem é responsável pelo armazenamento de dados dos clientes é a Microsoft. Dessa forma, o acesso a esses dados é feito através da internet, pelo site ou aplicativo do serviço. A vantagem da computação em nuvem é que os arquivos armazenados nela estão protegidos de eventuais falhas de hardware, corrupção de dados ou exclusões acidentais do computador.

Armazenamento de arquivos

Sobretudo, no contexto profissional, a nuvem pode ser utilizada para o compartilhamento de arquivos, que podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à internet e uma conta ativa. Se você possui um registro no OneDrive, por exemplo, pode criar pastas, fazer upload de arquivos e compartilhá-los através de links e e-mail, definindo quem pode ter acesso ao conteúdo. A Microsoft oferece planos do Office 365 – pacote pago do qual faz parte o OneDrive – voltados especialmente a empresas, com recursos e funcionalidades pensados para o ambiente corporativo. Esses planos não incluem apenas o OneDrive, mas diversos softwares muito conhecidos da Microsoft, como o Word, Excel e PowerPoint. É praticamente impensável não possuir no computador programas de edição de texto, planilhas e apresentações, principalmente em empresas. O pacote Office alia esses softwares à facilidade da computação em nuvem.

Além disso, o OneDrive também pode ser utilizado para armazenar arquivos de backup. Como pontuamos anteriormente, os dispositivos estão sujeitos a falhas, tanto dos hardwares quanto falhas humanas, como exclusões acidentais. Por isso, armazenar os dados de backup na nuvem pode ser ainda mais seguro do que utilizar HDs ou pen-drives, por exemplo.

Para que a melhor solução seja implantada na sua empresa, entre em contato com uma empresa especializada em TI, como a Indicca. Ela saberá avaliar as necessidades do seu ambiente pessoal ou corporativo e implementará, da forma correta, o sistema que mais se adequa ao que você precisa para o armazenamento de arquivos com FreeNAS e Microsoft OneDrive. Consulte nossos serviços.

#BackupnaNuvem #CloudBackup

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você