Conheca_o_OneDrive__solucao_para_backup_na_nuvem_Indicca

Conheça o OneDrive: backup e armazenamento na nuvem

Atualizado em 19/01/2021
Por Pedro Henriques

Conheça o OneDrive: backup e armazenamento na nuvem

Atualizado em 19/01/2021
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você conhece o OneDrive? Essa é uma solução em nuvem, desenvolvida pela Microsoft, e perfeita para quem busca opções de backup e armazenamento. Entretanto para quem ainda não conhece, a nuvem possibilita o armazenamento de qualquer tipo de documento e arquivo online.

Você pode acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo com acesso à internet. Tudo o que é salvo na nuvem fica alocado em grandes servidores monitorados 24h por empresas especializadas em tecnologia e segurança da informação.

Portanto, no caso do OneDrive seus arquivos estarão sob responsabilidade da Microsoft. Saiba mais sobre como a nuvem funciona lendo este texto sobre computação em nuvem.

Conheça o OneDrive

Decerto o OneDrive pode ser utilizado tanto no celular (versão mobile), quanto no computador. No computador você pode utilizar a versão web, no navegador, ou pode instalar o aplicativo na área de trabalho.

Utilizando o OneDrive na web é possível realizar uploads de arquivos isolados e/ou em pastas. Aliás, a versão web é ideal para guardar aqueles documentos que não são utilizados a todo momento e economizar espaço na memória do PC.

Além do armazenamento, o OneDrive web também permite a criação de arquivos online utilizando recursos do Office 365. O Office 365 é a versão online do tradicional pacote Office da Microsoft: Word, Excel e PowerPoint.

Os documentos criados no OneDrive, utilizando o Office 365, podem ser compartilhados com amigos de trabalho ou um cliente, por exemplo. Você escolhe se eles poderão apenas visualizar, comentar e até mesmo editar o documento compartilhado.

Backup e Armazenamento OneDrive

Além do armazenamento e criação de documentos, o OneDrive oferece também uma solução prática e eficiente para backup na nuvem. O backup consiste na realização de cópias de arquivos a fim de garantir sua segurança e disponibilidade em caso de perda ou comprometimento dos originais.

Vale ressaltar que armazenamento e backup são duas coisas diferentes. Quando você armazena seus arquivos na nuvem eles não são copiados, mas sim movidos. Ao mover um arquivo para a nuvem ele deixa de existir no PC. Logo você continua tendo apenas uma única unidade daquele arquivo.

No backup você duplica o seu arquivo, então ele passa a existir tanto na máquina quanto na nuvem. Para isso é recomendada a utilização do OneDrive para desktop. Essa versão permite a realização do backup na nuvem com cópia e sincronização automática dos arquivos criados e editados offline.

Como isso é possível? Ao instalar o OneDrive para desktop uma pasta será criada no computador com todas as subpastas e arquivos do usuário existentes online. Sempre que um arquivo for criado, ou editado, e depois salvo dentro de uma dessas pastas, a sincronização com a nuvem é feita automaticamente.

Dessa forma os arquivos estarão disponíveis na nuvem e na máquina, online e offline. Logo, caso haja algum tipo de comprometimento com a máquina você consegue acessar e recuperar os arquivos rapidamente, se conectando à sua conta do OneDrive a partir de qualquer dispositivo com internet.

Como começar a usar o OneDrive

Certamente utilizar o OneDrive é muito mais simples do que você imagina. Se você já possui um e-mail da Microsoft, seja ele hotmail, live, outlook.com, ou outro, você não precisa fazer mais nenhum tipo de cadastro. O serviço já é vinculado à conta automaticamente, basta você realizar o login no OneDrive.

O OneDrive para uso doméstico possui uma versão gratuita, com 5G de memória para armazenamento. Mas é possível expandir a capacidade para 100G pagando R$9,00 por mês. Existem ainda os planos anuais com 1T de memória e inclusão dos recursos do Office 365.

Para uso empresarial é possível escolher entre quatro planos diferentes do OneDrive. As configurações vão desde planos mais básicos, apenas para armazenamento e backup, até planos mais robustos e com diversas soluções de tecnologia da informação, incluindo o Microsoft Teams.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o OneDrive: backup e armazenamento na nuvem.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This