Firewall Indicca baseado em pfSense
Entenda as vantagens do Firewall gratuito PfSense
16/07/2019
Como garantir a segurança nas mídias sociais
Saiba como garantir a segurança nas mídias sociais
30/07/2019

Restauração do sistema – o que é preciso saber?

Restauração de Sistema

Existem diversos casos nos quais, por inúmeros motivos, o computador não funciona corretamente. Provavelmente você já passou por essa situação algumas – ou várias – vezes. A instalação de algum software novo, o download de arquivos infectados da internet ou até mesmo falhas pontuais do sistema operacional podem prejudicar o funcionamento da máquina. Isso pode ocorrer devido à ação de malwares, erros na instalação de aplicativos, corrupção de dados, dentre várias outras razões. Para cada caso, há uma solução específica que buscará recuperar o bom desempenho do computador. Dependendo do problema, a restauração do sistema pode ser a melhor alternativa para a recuperação. A seguir, vamos explicar melhor como funciona esse recurso.

A Restauração do Sistema

A restauração do sistema é uma funcionalidade do Windows que permite que o usuário volte a um estado anterior do dispositivo, como uma espécie de viagem no tempo. Pode parecer complicado, mas, para usufruir do recurso, são necessários passos simples. Antes de instalar um driver ou aplicativo, o usuário tem a opção de criar um ponto de restauração do sistema. Esse ponto marcará o atual estado do computador. Sendo assim, se posteriormente houver falhas no funcionamento da máquina devido a erros de instalação ou quaisquer outros motivos, é possível retornar à antiga condição do sistema a partir do ponto de restauração criado.

Ademais, no Windows 10, para criar um ponto de restauração manualmente, basta ir em “Painel de Controle”, “Sistema e Segurança” e “Sistema”. Nessa aba há “configurações avançadas do sistema”. Ao clicar nesse link, uma nova caixa será aberta. Em “Proteção do Sistema” o usuário será capaz de criar o ponto de restauração. Uma opção mais simples é pesquisar o termo “criar ponto de restauração” na aba de pesquisa do Windows. É possível, ainda, estabelecer configurações que permitem a criação automática desses pontos. Entretanto, manualmente o usuário pode definir todas as especificações que desejar, de acordo com as necessidades.

Arquivos Deletados

Contudo, é importante ficar atento aos arquivos deletados com a restauração, para que não haja exclusões acidentais. Embora possa reestabelecer um estado antigo do sistema, esse recurso não funciona como backup de arquivos. Desse modo, se uma foto é excluída completamente do computador, não é possível recuperá-la com uma restauração. Da mesma forma, a restauração não eliminará os arquivos pessoais. Portanto, se você descarregou as imagens de uma câmera em certo dia e, depois, voltou a um ponto de restauração, essas imagens continuarão no dispositivo. O recurso tem como foco dados mais internos do sistema, atuando na reversão de instalações de softwares e atualizações, por exemplo. Sendo assim, os arquivos pessoais não são alterados. Contudo, é sempre importante revisar as configurações da restauração e manter um backup atualizado dos arquivos.

Quer fazer o seu backup na NUVEM da INDICCA..COM?

Quando fazer a restauração?

Salvo a opção de retornar a um ponto de restauração, existem outras funcionalidades semelhantes do Windows que permitem a recuperação do sistema. Para determinados casos, a Microsoft recomenda medidas específicas que, provavelmente, serão capazes de resolver o problema.

Entretanto, se um software foi instalado recentemente e, a partir de então, o correto funcionamento do Windows foi comprometido, a indicação é utilizar um ponto de restauração. Dessa forma, o usuário pode retornar o sistema a um estado em que certo aplicativo, driver ou atualização ainda não tenha sido instalado. Já nos casos em que o computador tenha começado a apresentar problemas após uma atualização do Windows, é possível apenas remover a atualização instalada, sem a necessidade de retornar a um ponto de restauração. Para realizar a remoção, entre em “Configurações”, “Atualização e Segurança”, “Windows Update” e “Exibir seu histórico de atualização”, onde haverá a opção “Desinstalar atualizações”.

Mau funcionamento do sistema

No caso de mau funcionamento do sistema tempos antes de fazer qualquer atualização ou instalação de novos aplicativos, a restauração do computador é indicada. Esse tipo de restauração não requer a criação prévia de um ponto de restauração. Ela reinstala o Windows, com a opção de remover ou manter determinados arquivos. É possível, por exemplo, restaurar as configurações de fábrica, manter os arquivos pessoais e remover todos os aplicativos ou até mesmo excluir tudo. Para acessar o recurso, entre em “Configurações”, “Atualização e Segurança” e “Recuperação”, onde é possível definir todas as especificações pretendidas.

Se acaso a restauração não tenha funcionado, o computador não inicie e as demais medidas não se adequem à situação, deve-se utilizar uma mídia de instalação para reinstalar o Windows. Em todos os casos, se houver dúvidas ou dificuldades em qualquer procedimento, é recomendado que o usuário procure a ajuda de um profissional especializado. Ele irá identificar corretamente o problema do sistema e executar os procedimentos necessários para a restauração do computador, protegendo, se possível, todos os arquivos e dados do usuário. Procedimentos mal executados podem comprometer não somente os arquivos pessoais armazenados na máquina, mas o funcionamento do sistema operacional como um todo. Portanto, conte sempre com uma empresa especializada em TI, como a Indicca, para instalações, reparações e demais tipos de serviços relativos à computação.

Medidas de segurança

Embora nem sempre seja possível evitar problemas que afetem o correto funcionamento do Windows, certas medidas podem ajudar a prevenir essa dor de cabeça. Como determinados tipos de malware são capazes de comprometer o sistema, é importante possuir um antivírus de qualidade instalado no computador. Além disso, manter os aplicativos atualizados ajuda a evitar que programas maliciosos infectem a máquina, uma vez que as atualizações podem melhorar as funcionalidades e as defesas do software contra quaisquer tipos de vírus. É também essencial tomar cuidado na hora de efetuar downloads e instalar programas desconhecidos. Antes de baixar arquivos, procure saber se o site e o desenvolvedor são confiáveis.

Quer fazer o seu backup na NUVEM da INDICCA..COM?

Com o intuito de prevenção, quando for instalar drivers ou atualizações, crie previamente pontos de restauração. Dessa forma, caso a instalação gere algum problema no sistema, é possível retornar ao estado anterior. Fazer backup dos arquivos da máquina também é uma boa maneira de evitar a perda ou exclusão de documentos importantes. E lembre-se: sempre que estiver em dúvida sobre os procedimentos de restauração do sistema, contacte um profissional em TI. Ele saberá identificar quais as melhores medidas para recuperar o dispositivo.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você