Nobreak_e_Estabilizador__entenda_quais_as_diferencas_entre_os_dois_Indicca

Nobreak e Estabilizador: entenda quais as diferenças entre os dois

Atualizado em 29/09/2020
Por Pedro Henriques

Nobreak e Estabilizador: entenda quais as diferenças entre os dois

Atualizado em 29/09/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe dizer quais as diferenças entre um nobreak e um estabilizador? Muitas pessoas pensam que esses dois equipamentos funcionam da mesma forma, mas a verdade é que existem diferenças entre os dois.

Ambos servem para proteger os aparelhos eletrônicos contra as variações da rede elétrica, mas é importante estar atento a alguns detalhes e nós vamos esclarecer quais são. A corrente elétrica que chega até os aparelhos eletrônicos, em casa ou em qualquer empresa, não é uma corrente contínua.

A eletricidade vive em um modo constante de oscilação,para mais e para menos, e essa é uma característica normal. Em condições normais esse não é um motivo para causar preocupações relacionadas a danos aos aparelhos eletrônicos.

O que acontece é que em determinadas regiões esses picos de energia, para mais ou para menos, são mais intensos. O mesmo acontece em época de chuvas fortes, por exemplo. Nesses casos as máquinas podem desligar repentinamente pela falta de energia ou por sobrecarga.

Essas duas situações podem acabar causando a perda de trabalhos em andamento ou até mesmo um dano permanente na máquina. Nobreaks e estabilizadores servem para manter a corrente elétrica estável e ajudam a evitar danos às máquinas.

Este texto é para te ajudar a saber escolher entre um nobreak ou um estabilizador. Qual dos dois aparelhos é ideal para atender às suas necessidades?

Diferenças entre os dois

Antes de optar entre um nobreak e um estabilizador você precisa conhecer as características de ambos e também as suas necessidades. Só assim será possível fazer uma boa escolha.

  • Estabilizador

Um estabilizador, como o próprio nome já sugere, tem a função de manter estável a linha de energia que chega até os eletrônicos que estão conectados a ele. Você pode usá-lo para ligar computadorese dispositivos periféricos como impressoras, monitores, caixas de som e outros.

Outra característica do estabilizador é a capacidade de converter a voltagem da rede elétrica para a voltagem correta utilizada pela máquina. Se sua empresa possui rede 220V, por exemplo, e seu computador é 110V o aparelho converte a voltagem para não danificar a máquina.

Apesar das vantagens de estabilidade e conversão de voltagem, os estabilizadores não mantêm seus aparelhos ligados caso haja queda total de energia. Como ele também depende de energia para funcionar, em caso de queda, ele evita danos ao aparelho mas não evita o desligamento repentino.

Dessa forma, mesmo utilizando o estabilizador, você ainda pode acabar perdendo trabalhos que não foram salvos a tempo.

  • Nobreak

Podemos dizer que o nobreak é um estabilizador com bateria própria. Além de funcionar da mesma forma que o modelo anterior, o nobreak possui uma grande vantagem: manter a máquina ligada por um período mesmo após a queda de energia.

Os modelos de nobreak possuem uma bateria interna que é alimentada enquanto o mesmo está ligado à energia. Quando ocorre uma queda repentina, ele passa a funcionar de forma independente, utilizando a própria carga.

A máquina não vai se manter ligada por horas, mas estará disponível por tempo suficiente para que você salve os trabalhos em andamento e faça o desligamento de forma segura.

Nobreak ou estabilizador, qual escolher?


Podemos dizer que os nobreaks são uma versão mais potentes dos estabilizadores, portanto uma melhor alternativa. Afinal, o nobreak oferece pelo menos quatro tipos de proteção: contra picos de eletricidade (altos e baixos), contra queda de energia (falta de luz) e contra oscilação de frequência.

Enquanto um estabilizador representa o mínimo de proteção que você precisa oferecer para sua máquina. O nobreak é dois em um, mais completo. Pense em um estabilizador como uma solução para ambientes domésticos e nobreaks para ambientes corporativos.

Para uso doméstico você pode optar também por um filtro de linha. Conhecidos popularmente como “réguas”, os filtros de linha são dispositivos equipados com fusível, varistores, capacitores e indutores.

O objetivo do filtro de linha é o mesmo do estabilizados: evitar a passagem da oscilação de energia para os aparelhos nele conectados. Quando há uma variação muito grande o fusível “queima”, cortando a energia que alimenta o filtro.

Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem e garantem filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.

Os filtros de linha são mais baratos que os estabilizadores. Preste atenção apenas se o modelo escolhido possui suporte para filtragem eletromagnética.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Nobreak e Estabilizador: entenda quais as diferenças entre os dois.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This