Qual_o_tempo_de_autonomia_de_um_nobreak_Indicca

Qual o tempo de autonomia de um nobreak?

Atualizado em 13/10/2020
Por Pedro Henriques

Qual o tempo de autonomia de um nobreak?

Atualizado em 13/10/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aqui no blog já explicamos a diferença entre nobreak e estabilizador, já explicamos também quais são os tipos de nobreak existentes e agora é hora de falar sobre o tempo de autonomia de um nobreak.

O nobreak é um equipamento responsável por proteger o computador de danos causados por variações de eletricidade e mantê-lo ligado por um tempo caso haja queda de energia. A autonomia de funcionamento do nobreak é possível pois ele possui uma bateria própria.

A pergunta que vamos responder hoje é: por quanto tempo o nobreak mantém o computador funcionando de forma autônoma? Já adiantamos que não existe uma resposta exata e única.

O tempo de autonomia de um nobreak depende de fatores como suja voltagem, a porcentagem de bateria carregada no momento da queda e a quantidade de aparelhos que estão ligados a ele.

Pelos fatores citados, serão necessários alguns cálculos para determinar qual o tempo de duração autônoma de um nobreak.

Como escolher um nobreak com autonomia ideal?

O primeiro passo para escolher um nobreak com bom tempo de duração é calculando a voltagem total dos aparelhos que serão ligados a ele. A voltagem do nobreak deve ser maior que a soma de todos os aparelhos.

É importante saber que a capacidade dos nobreaks é sempre medida em VA (Voltampere), enquanto a carga dos equipamentos é medida em Watts. Dessa forma você precisa transformar VA em Watts no momento da escolha.

Para fazer a conta basta multiplicar a capacidade do nobreak em VA pelo seu fator de potência, assim você encontrará a capacidade do nobreak em Watts. Considere sempre uma margem de segurança de, no mínimo, 20% a mais de capacidade.

Agora que você já sabe calcular a voltagem ideal do nobreak é hora de saber qual será o tempo de autonomia na prática. Decerto não existe uma conta exata para indicar quanto tempo o nobreak funcionará caso falte energia.

Quanto mais carga externa o nobreak recebe menor é seu tempo de autonomia. No momento da escolha de um aparelho você deve saber qual carga de voltagem externa ele terá que suportar e quanto tempo de autonomia você deseja.

Com base nesses dados você conseguirá, juntamente com o vendedor e uma equipe especializada em TI, escolher o melhor modelo para suas necessidades.

Modelo para suas necessidades

Dependendo da sua necessidade, é importante ter em mente que o nobreak não é feito para manter equipamentos ligados por um dia inteiro. O papel do nobreak é fornecer um tempo de energia, mínimo, para que os trabalhos em andamento sejam salvos e as máquinas sejam desligadas em segurança.

Se você estiver procurando por um equipamento capaz de manter suas máquinas ligadas por horas, em caso de queda de energia, talvez a melhor opção seja utilizar um gerador em conjunto com o nobreak.

Por fim outra opção é a escolha de um nobreak que permita a ligação de módulos de bateria externo. Isso vai aumentar consideravelmente a autonomia do equipamento.

Amplie a autonomia do seu nobreak com módulos de bateria

Para ampliar a autonomia de energia de um nobreak você pode utilizar as chamadas baterias estacionárias, próprias para nobreaks, e também baterias automotivas. As automotivas são mais fáceis de adquirir, mas as estacionárias possuem melhor qualidade.

Todavia lembre-se que a autonomia das baterias costuma diminuir ao longo do tempo. Isso é normal. Bem como um celular que quando novo funciona um dia inteiro sem precisar de carga. Com o passar do tempo, vai diminuindo seu tempo de atividade autônoma.

As baterias para nobreaks têm duração média de três a cinco anos. O tempo de vida útil é baseado em fatores que vão desde a utilização (número de vezes que o nobreak passa para o modo de alimentação por bateria), até outras condições, como ambientais (temperatura), de armazenamento e de recarga.

Nesse sentido preste sempre atenção às orientações do fabricante para realização de manutenções periódicas.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual o tempo de autonomia de um nobreak?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This