Office 365 - Por que fazer backup de arquivos?
Office 365 – Por que fazer backup de arquivos?
09/07/2019
Restauração de Sistema
Restauração do sistema – o que é preciso saber?
23/07/2019

Entenda as vantagens do Firewall gratuito PfSense

Firewall Indicca baseado em pfSense

Ao buscarmos um produto ou serviço, queremos o melhor custo-benefício, certo? Além da alta qualidade, o preço é um fator importante na hora de decidirmos se iremos ou não comprar algo. Mas, quando valor e qualidade se aliam, trazendo um ótimo custo-benefício, o investimento se torna quase uma certeza. Com as mesmas funcionalidades dos principais – e mais caros – softwares comerciais do ramo, temos o Firewall gratuito PfSense.

Entenda as vantagens do Firewall gratuito PfSense

Entenda as vantagens do Firewall gratuito PfSense

Firewall

O firewall tem como objetivo monitorar o tráfego de uma rede, de modo a barrar conteúdos potencialmente perigosos e proteger o dispositivo. Entretanto, esse monitoramento deve ser feito de forma cuidadosa, já que conteúdos maliciosos precisam ser contidos sem que o fluxo de informações da rede seja prejudicado. Dessa forma, os dados continuam transitando, mas, se identificada uma ameaça, o firewall a bloqueia sem causar danos ao tráfego da rede. Esse bloqueio é feito de acordo com uma série de políticas de segurança. Os dados só passam pelo firewall se atenderem a todas as medidas de segurança estipuladas.

Medidas de Segurança

As políticas de segurança de um firewall podem ser definidas de acordo com as preferências do usuário. Por exemplo, em uma empresa, onde há muitos computadores e, portanto, maior vulnerabilidade a ameaças, pode-se determinar que apenas certo dispositivo consiga fazer downloads. Sendo assim, se um computador não autorizado tentar efetuar um download, o firewall o bloqueará. Além disso, é possível definir as permissões dos softwares instalados na máquina. Dessa forma, se assim determinado, certo programa não poderá ter acesso a funções online ou a arquivos da pasta X, por exemplo. Essa tecnologia de monitoramento e segurança é utilizada, também, em muitos roteadores, que são capazes de selecionar quais dispositivos poderão se conectar à rede WiFi.

Tipos de firewall

Como explicamos, o firewall funciona como uma barreira de segurança contra malwares e potenciais ameaças ao dispositivo, sendo essencial para qualquer máquina. Como o funcionamento de um computador é complexo, existem diversos tipos de firewall para proteger diferentes áreas do dispositivo. Vamos conhecer alguns desses tipos?

Firewall de aplicação

Firewall de aplicação (proxy services): O firewall de aplicação funciona, principalmente, regulando o fluxo de informações entre a rede interna e uma rede externa. A rede externa é, na maioria das vezes, a internet.

Filtragem de pacotes

Filtragem de pacotes: Esse tipo de firewall analisa os pacotes de entrada e saída. Se esses pacotes condizem com as medidas de segurança estipuladas, eles são liberados.

Stateful firewall

Stateful firewall (inspeção de estados): O firewall de inspeção de estados atua buscando prever as respostas legítimas do pacote de dados, comparando tais respostas com aquelas que estão sendo recebidas. Se as informações não forem condizentes, o fluxo será potencialmente bloqueado.

Acesse aqui e fale com um técnico

As vantagens do pfSense

Como existem diferentes ameaças, que podem afetar as mais variadas áreas de um dispositivo, o firewall deve possuir diversas funcionalidades, capazes de fazer dessa tecnologia de monitoramento uma medida de segurança completa. Muitos desses softwares, entretanto, possuem um custo elevado.

Custo Elevado

O pfSense é um firewall com todas as funcionalidades dos principais softwares pagos, mas com uma diferença importante: é um firewall gratuito. Dessa forma, tanto computadores pessoais quanto dispositivos de uma rede corporativa podem ter acesso a um sistema de monitoramento e segurança completo, sem pagar caro por isso. Além disso, o pfSense também funciona como roteador de redes e, também, pode ser considerado um  Unified Threat Management (UTM), ou seja, uma central unificada para gerenciamento de ameaças.

Gerenciamento de ameaças

De modo geral, o pfSense é baseado no FreeBSD, um sistema operacional livre, com kernel customizado. O kernel é um componente do sistema operacional que faz, basicamente, a ponte entre hardware e software. Sendo assim, quando é aberto um aplicativo que precisa do funcionamento da placa de vídeo, como um jogo, por exemplo, o kernel fará a interação entre as necessidades do software e a ação do hardware. Ele é um elemento imprescindível para o funcionamento do dispositivo.

Software do Firewall

Outro diferencial do Firewall gratuito PfSense é, inclusive, o fato de ele ser apenas o software do firewall. A maioria dos firewalls oferecidos no mercado já vem como um conjunto de software e hardware. Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas por que obter apenas o software é uma vantagem? Porque se você obtém apenas o software do firewall, é possível colocar o hardware que mais se adequa às necessidades específicas do ambiente, seja pessoal ou corporativo. Desse modo, o firewall pode funcionar de forma otimizada, de acordo com as especificações necessárias.

Especificações necessárias

Com tantas funcionalidades, os softwares podem se tornar complexos e difíceis de entender. Mas o Firewall gratuito PfSense possui uma interface simples, sendo fácil de manusear. Todos os componentes podem ser configurados através de uma interface web, sem necessidade de utilização de linhas de comando ou edição manual da configuração de regras. A instalação também é rápida e fácil, economizando tempo de espera e poupando o usuário de estresses.

PfSense é um software muito estável

Além de tudo isso, o pfSense é um software muito estável, ao contrário de diversos programas gratuitos disponíveis no mercado. As atualizações são feitas automaticamente e o desempenho do firewall não decepciona, mesmo em redes com vários dispositivos, como no ambiente corporativo. Essas funcionalidades não deixam, contudo, o software muito pesado. Assim, não é preciso possuir máquinas com características técnicas grandiosas para que o firewall funcione corretamente.

Segurança

Em relação à segurança, o pfSense possui filtragem de pacotes, que pode atuar através de protocolos, portas ou endereço IP, e o servidor proxy Squid, que gerencia e monitora o fluxo de dados na web. Há, ainda, um sistema de prevenção contra intrusão, que conta com pacotes opcionais gratuitos para bloqueio de aplicações, um banco de dados de ameaças emergentes e perfis com configurações pré-selecionadas, dentre diversas outras funcionalidades.

Software de fácil manuseio

Embora seja um software de fácil manuseio, é necessário conhecimento para configurar corretamente o pfSense. Se você tem interesse nesse firewall gratuito, contacte uma empresa de TI, como a Indicca, para realizar a instalação do serviço. Ela irá definir as configurações certas para as necessidades específicas do seu ambiente pessoal ou corporativo, garantindo a segurança da rede de computadores e dos dados dos dispositivos.

Comentários

comentários

Pedro Henriques
Pedro Henriques
Fundador da INDICCA / Gestor Comercial e Novas Tecnologias / Engenheiro Eletricista - UFJF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para Você