Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou Firewall

Atualizado em 18/03/2016
Por Pedro Henriques

Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou Firewall

Atualizado em 18/03/2016
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este “Device”, o Mikrotik, é uma solução simplificada e eficiente de Servidor de Fronteira. A fronteira entre a empresa e rede pública, local que precisa ser auditado e monitorado. A fronteira é também o ambiente que estabelece portas de entrada da rede pública, internet. As portas de entrada precisam ter regras de uso e habilitação para o controle do acesso. O servidor de fronteira ou Firewall é o serviço de segurança que vai proporcionar as funcionalidades de limitar a fronteira e auditar o acesso diante das regras pré estabelecidas.

Mikrotik, é uma solução simplificada e eficiente de Servidor de Fronteira

Sem a fronteira, o ambiente DIGITAL da empresa, está interligado à REDE PÚBLICA sem chaves, sem senhas, sem restrições, sem regras de segurança e assim de cara para o vento, vulneráveis aos ataques digitais e invasões de vírus.

Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou firewall é então uma console que permite estabelecer as regras de segurança e ainda gerenciar os acessos. Este tipo de recurso é ajustado para escritórios de porte menor, que demandam segurança e justificam investimentos de menor monta.

São duas as formas de se utilizar o Mikrotik:

  •  A primeira é através da aquisição do equipamento completo. Ele é entregue desmontado, sendo preciso instalar a placa dentro do box(caixa). Esta solução é, na verdade, um gateway com firewall simplificado, ou seja, o box possui saídas para a conexão dos cabos de rede, onde os acessos são distribuídos. O software gerenciador já vem instalado na placa, bastando configurá-lo.
  •  A outra forma é adquirir somente a aplicação ou software gerenciador (licença de uso) e instalá-la em um equipamento (desktop). Este equipamento precisar ter placas de rede para conectar tanto o link externo (internet) e também a rede da empresa (LAN).

“de cara para o vento, vulneráveis aos ataques digitais e invasões de vírus”

Comparativo entre Mikrotik.INDICCA e Firewall.INDICCA:

  • A Versão Mikrotik.INDICCA é focada em pequenos escritórios que não demandam auditoria individualizada
  • A Versão Firewall.INDICCA é uma ferramenta para ambiente corporativo e com auditoria complexa e individualizada. Solução mais complexa, que além de definir a fronteira, também monitora os usuários internos. Está solução tem muito mais funcionalidades e está detalhada no diagrama do site da INDICCA, na seção Serviços / Firewall  (link de acesso).

Com este texto sobre “Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou firewall” queremos demonstrar que estamos aptos a atender não apenas a demanda das corporações que tem links robusto, que precisam de monitoramento específico dos recursos, mas também empresas menores que podem, com uma solução bastante eficiente e ajustada, ter também a Segurança da Informação nos seus negócios.

 

Quer saber mais, faz um contato com a INDICCA, use este linkFale com a gente! ou acesse o nosso blog

Veja no site como estamos disponibilizando o Firewall, acesso pelo link

Veja também os outros SERVIÇOS Indicca, acesso pelo link

Mikrotik

Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou Firewall

O ambiente corporativo, seja um pequeno escritório, ou uma grande empresa é necessário ter uma fronteira. A fronteira é uma portaria digital. Um ambiente que monitora, libera acesso, cria o conceito de limite da Rede Pública e a Rede da Empresa. Da mesma forma que qualquer empresa tem uma separação entre a Rua e o interior. O acesso, porque é digital, não se vê, não se pode deixar aberto, liberado a qualquer usuário ou acesso.

O Mikrotik é um serviço de segurança. Um complemento IMPORTANTE a Segurança da Informação. Uma atitude que somado a Política de Conformidades e Segurança vai garantir a continuidade do negócio. A garantia significa proteger os dados da empresa.

No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.

Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog?  Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!


Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

#mikrotik #ServidordeFronteira #MikrotikFirewall

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Segredos Mikrotik: servidor de fronteira ou Firewall.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This