Qual_o_melhor_tipo_de_nobreak_Indicca.

Qual o melhor tipo de nobreak? Aprenda a escolher corretamente

Atualizado em 06/10/2020
Por Pedro Henriques

Qual o melhor tipo de nobreak? Aprenda a escolher corretamente

Atualizado em 06/10/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com toda a certeza o nobreak é um dispositivo destinado à proteção elétrica dos computadores. Como resultado, sua função é garantir que os aparelhos ligados a ele não sejam danificados em decorrência das variações naturais que ocorrem na rede elétrica, e também caso ocorra uma queda brusca de energia. Qual o melhor tipo de nobreak?

Quando há uma queda de luz repentina, por exemplo, o nobreak consegue manter o computador ligado por um período de tempo. Isso garante que você consiga salvar seus trabalhos em andamento e desligar a máquina de forma segura.

O nobreak é ligado à rede de energia local e o computador é ligado no nobreak. Decerto o aparelho possui uma bateria própria que garante a energia necessária para manter o computador em funcionamento caso haja uma queda na rede local.

O nobreak é capaz de manter o computador funcionando por cerca de 15 minutos. Com o fim de ter tempo suficiente para um desligamento seguro.

Qual o melhor tipo de nobreak

Todavia se você está se perguntando se existem tipos diferentes de nobreak, a resposta é: sim. Podemos separá-los em dois grupos: nobreak online e nobreak offline. Cada um vai atender a necessidades diferentes e você deve analisar bem quais são as suas antes de realizar sua escolha.

A principal diferença entre os nobreaks online e offline está na forma como eles se comportam durante uma queda de energia. O nobreak offline stand-by atua em modo de espera e só começa a alimentar o computador a partir do momento em que há falta de energia.

O tempo de resposta leva poucos milissegundos e, nesse intervalo, a fala de energia é suprida pela fonte do computador. Apesar da ação ser muito rápida, algumas máquinas mais sensíveis podem ser prejudicadas.

Os modelos offline são simples, mas eficientes e possuem baixo custo. São os modelos mais utilizados em residências e escritórios. Os nobreaks offline são uma excelente opção para computadores, televisores, monitores, roteadores, entre outros.

Em contrapartida os nobreaks online, chamados de dupla conversão, estão sempre alimentando os equipamentos com suas próprias baterias. Dessa forma, quando há queda de energia, não existe intervalo de tempo para ativação das baterias. A bateria do nobreak online distribui energia de forma contínua.

Esse modelo de nobreak é a opção ideal para quem utiliza equipamentos mais sensíveis e menos resistentes a picos elétricos como servidores e equipamentos hospitalares, por exemplo.

O Nobreak atua somente caso haja queda de energia?

Não. O nobreak também atua como um estabilizador das variações naturais da rede elétrica. O tempo todo estamos suscetíveis aos riscos de distúrbios da rede elétrica. É importante investir em bons equipamentos de proteção a fim de evitar gastos com equipamentos danificados e perda de trabalhos importantes.

A rede pode danificar os equipamentos de diferentes formas. Quando há subtensão ou sobretensão os componentes da máquina podem sofrer desgaste prematuro e apresentar mau funcionamento. A sobretensão ainda causa superaquecimento.

O blackout, interrupção do fornecimento de energia, causa o desligamento repentino do aparelho. Isso pode levar a perda de dados e danos permanentes aos componentes. Os ruídos são interferências de cargas externas que poluem a rede elétrica e causam mau funcionamento, travamentos e até desligamentos bruscos.

Existem ainda os picos, ou transitórios, que são surtos de tensão, que podem queimar equipamentos de forma imediata. Esses problemas não são previsíveis e por isso a única forma de evitar danos é investindo na segurança do aparelho.

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual o melhor tipo de nobreak? Aprenda a escolher corretamente.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This