VM garante rápida recuperação contra desastres Ransomware

Atualizado em 12/09/2016
Por Claudia Cadinelli

VM garante rápida recuperação contra desastres Ransomware

Atualizado em 12/09/2016
Por Claudia Cadinelli

O que significa VM? Virtual Machine, nada mais é que a virtualização de um servidor ou processo de virtualização, ou seja, a instalação de um servidor virtual dentro de um servidor físico.

A recuperação de um desastre pode ser medida em:

  • Tempo de recuperação:

O tempo de interrupção da produção é um fato complicador diante de uma falha. Quanto menor o tempo de recuperação, mais eficiente será a resposta;

  • Esforço de recuperação:

O esforço pode ser avaliado em quantidade de intervenções necessárias para recompor o ambiente de produção da TI. Se a atitude for apenas recuperar uma atividade, estará sendo mais eficiente que justificar vários passos e atividades;

  • Capacidade de recuperação:

O tempo e o esforço visando a recuperação da condição completa de produção podem ser medidos no retorno à atividade de produção. A condição de trabalho restabelecido pode ser um diferencial de sucesso.

Nestes três parâmetros, a tecnologia VM tem grande valor agregado. Em uma VM temos o ambiente 100% funcionando. Uma vez recuperada a VM, os usuários, aplicativos e dados estarão em condição de uso.

A utilização de VM´s possibilita uma grande economia de recursos e tempo. Uma vez implementada, a necessidade de troca de equipamentos e reinstalação,  muitas vezes é evitada. A reinstalação levaria interrupção do trabalho. Necessidade de equipe técnica multi disciplinar para recuperação do servidor, da aplicação e dos dados. A reinstalação levaria a necessidade de criação e customização do ambiente do usuário.

Pode ser instalada tanto em cima do Sistema Operacional Windows, como no Linux, possuindo cada um deles, diversas ferramentas no mercado com esta finalidade.

Os ataques realizados através do malware Ransomware, tem causado muitos transtornos as empresas que, quando infectadas, tem seus dados criptografados, ficando assim inacessíveis. Um resgate é então solicitado para que tudo volte ao normal. Leia também.

Algumas empresas optam por não pagarem o resgate tendo que restaurarem os dados com a última versão do backup. Em muitos casos é preciso formatar o equipamento e proceder com uma nova instalação do Sistema Operacional, aplicativos e sistemas de gestão, ficando os serviços fora do ar por muito tempo. Vale uma reflexão: quanto custa a empresa parada?

ransomware

No desastre, não apenas através de Ransomware, mas de muitas outras ameaças, a VM possibilita que o sistema seja recuperado com muito mais rapidez. É claro que para isto é preciso que em seu plano de contingência, tenha programado backups diários das VM´s, uma espécie de Xerox do servidor.

Quando então ocorre o desastre, é necessário apenas fazermos a restauração do servidor virtual, onde as configurações do Sistema Operacional e demais serviços, estarão intactas e prontas para uso em apenas alguns minutos.

Você pode ter seus dados em uma VM, tanto dentro da sua empresa, como na nuvem, terceirizando os serviços de locação, suporte e monitoramento botao_leia_mais. Isto garante ainda mais os bons resultados de recuperação em caso de desastre, pois você terá uma equipe capacitada para a execução do procedimento.

Opções que podem se adequar melhor a seu contexto.

Se a solução de Virtualização for muito para o seu negócio tem a ferramenta de Backup na Nuvem ou Cloud Backup.

 

VM garante rápida recuperação contra desastres Ransomware

Ficca a Dicca: Se o seu backup é feito através de HD externo, conectado 24h por dia ao seu servidor, você corre um grande risco de também ter seus backup´s criptografados em caso de ataque de ransomware. Recomendamos que, ao termino do backup, o HD seja desconectado e guardado em local seguro.

No Blog, temos outros textos sobre este assunto e muito mais informação que pode ser de seu interesse.

Gostou? Quer receber mais informações sobre o conteúdo do Blog?  Faça sua assinatura e acompanhe o conteúdo da Indicca!

 


Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

Claudia Cadinelli, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: VM garante rápida recuperação contra desastres Ransomware.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This