Restauracao_do_sistema_e_formatacao_sao_a_mesma_coisa_Indicca

Restauração do sistema e formatação são a mesma coisa?

Atualizado em 10/11/2020
Por Pedro Henriques

Restauração do sistema e formatação são a mesma coisa?

Atualizado em 10/11/2020
Por Pedro Henriques
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é a restauração do sistema e qual a sua diferença para a formatação? Pois nós vamos te ajudar a entender essas duas formas de recuperar seu computador e fazê-lo voltar a funcionar como se estivesse novo.

A restauração, de um modo geral, consiste em um conjunto de atividades que objetivam o restabelecimento de danos causados pelo tempo. A restauração do sistema de um computador tem basicamente a mesma função. Ou seja, reverter danos e recuperar a máquina.

Dessa forma, a restauração do sistema funciona como uma cabine do tempo. Em caso de danos, panes ou qualquer tipo de falha, essa cabine permite que o sistema operacional da máquina volte à sua versão anterior à falha.

Comparando a restauração do sistema com a nossa vida é como se pudéssemos usar uma máquina do tempo para anular um acontecimento negativo do nosso passado. Muita gente tem esse desejo, mas somente as máquinas têm esse poder.

Conheça os pontos de restauração do sistema

A restauração do sistema realizada em sistemas operacionais da Microsoft utiliza um recurso de segurança chamado de “Pontos de Restauração”. O ponto de restauração é um registro e a gravação das configurações do sistema em um determinado momento. Como uma fotografia.

Os pontos de restauração funcionam como ponto de referência no momento em que você opta por realizar uma restauração do sistema. Ele garante que o sistema voltará para a versão que estava em atividade antes do dano, no momento exato em que o ponto foi criado.

Ficou confuso? Imagine que você vai utilizar uma máquina do tempo para voltar em algum momento da sua vida. Você pode escolher voltar para quando você tinha 20, 15 ou 10 anos. Cada uma dessas idades é um ponto de restauração da sua vida.

No Windows você pode criar pontos de restauração de tempos em tempos. Dessa forma você consegue garantir a integridade dos dados e demais informações quando for realizar a restauração do sistema. Você escolhe para qual ponto quer voltar.

Os pontos de restauração do sistema funcionam como um backup?

Na verdade os pontos de restauração não funcionam 100% como um backup de arquivos. Existem algumas restrições, mas de forma geral os pontos atendem bem às necessidades de manutenção de dados.

Acontece que a restauração do sistema é capaz de modificar e/ou deletar programas instalados, scripts e alguns formatos de arquivos. A saber, arquivos básicos como fotos, músicas, vídeos, documentos de texto e outros, incluídos no ponto de restauração e não deletados, se mantêm intactos após a restauração.

Por certo, caso você delete um arquivo, não existe a possibilidade de recuperá-lo com a restauração do sistema. A restauração não é um backup e o Windows possui ferramentas específicas para a realização de backups.

Só para exemplificar de forma prática, suponhamos que você crie um ponto de restauração no seu sistema em uma quarta-feira. No mesmo dia você faz o download de um vídeo e restaura o sistema três dias depois. Usando como base o ponto de restauração criado na quarta, o vídeo que você baixou estará intacto.

Acontece que se você precisou baixar um player específico para assistir a este vídeo, na mesma quarta-feira, ao realizar a restauração do sistema três dias depois você perderá a instalação desse aplicativo especificamente.

Isso vai acontecer porque a instalação do player causa interferência em dados do sistema do seu computador, por isso ele é apagado. O player é um corpo modificador do sistema. O vídeo é apenas um item guardado ali.

Restauração do sistema x Formatação

Enquanto a restauração do sistema possibilita a criação de pontos de restauração capazes de manter certa integridade do seu sistema, a formatação não funciona dessa forma. A realização de uma formatação vai apagar todos os dados e arquivos e reinstalar o sistema do zero.

Se não houver a realização prévia de um backup tudo será perdido. O sistema operacional será instalado de maneira limpa e todas as configurações terão que ser refeitas. Antes de optar por restauração do sistema ou backup pense no que é melhor para as suas necessidades: voltar no tempo ou recomeçar tudo do zero?

Pedro Henriques, aqui no Blog.
Empreendedor da área de tecnologia de segurança da informação. Atendo empresa de pequeno, médio e grande porte.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Restauração do sistema e formatação são a mesma coisa?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossas soluções nas áreas de segurança, rede de computadores e comunicação.
Share This